Pronunciamento

MAURÍCIO PEIXER - 021ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 25/03/2025
DEPUTADO MAURÍCIO PEIXER (Orador) - Afirma que o crescimento do Norte de Santa Catarina supera as expectativas e destaca a importância econômica da região. Explica que a Associação Comercial e Industrial de Joinville reuniu cerca de 200 lideranças empresariais e políticas para debater o desenvolvimento regional, apresentar cases de sucesso e discutir iniciativas governamentais.
Lembra que o evento contou com a presença de diversos deputados da região, além do Governador Jorginho Mello, e ressalta a participação de oito prefeituras, que demonstraram exemplos de gestão eficiente e seus impactos positivos para a comunidade. Pondera que, entre os destaques, está o Porto de Itapoá, que apresenta um dos maiores crescimentos na região, e menciona a relevância dos cinco portos de Santa Catarina, responsáveis por aproximadamente 50% do volume de cargas do Brasil.
Ratifica a importância dos investimentos no Porto de Itapoá, citando a assinatura de um termo para início das obras de dragagem, com um aporte de R$ 300 milhões, que permitirá a recepção de navios de grande porte e contribuirá para a engorda da praia. Além disso, menciona um acordo com o governo do Paraná para a duplicação da rodovia de acesso ao porto, essencial para o escoamento da carga, dado o alto fluxo de caminhões na região.
Enfatiza que diversas cidades, como São Bento do Sul, Jaraguá do Sul, Araquari e São Francisco do Sul, apresentam exemplos de crescimento sustentável e administração eficiente. Destaca, por exemplo, o sucesso da gestão de São Bento do Sul, que alcançou alto índice de aprovação, especialmente na educação, considerada a melhor do Brasil entre cidades de porte semelhante.
Salienta que o empresariado local confia na economia catarinense e no planejamento do governo, o que tem atraído investimentos e mão de obra de outras regiões do Brasil e até do exterior. No entanto, refuta a ideia de que o cenário seja apenas positivo, apontando sérias deficiências na infraestrutura, como a falta de duplicação de vias em Joinville, maior cidade do Estado.
Critica a morosidade do Governo federal na duplicação da BR-280, mencionando promessas não cumpridas e a falta de repasse de recursos. Lembra que o projeto já sofreu sucessivos adiamentos e que a necessidade de uma nova licitação pode prolongar ainda mais a conclusão da obra. Diante disso, anuncia que, dia 25 de abril, será realizada uma audiência pública seguida de uma grande manifestação para pressionar as autoridades e garantir avanços na infraestrutura da região. [Taquigrafia: Mirela]