Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 038ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 24/04/2012
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Sr. presidente, quero, inicialmente, agradecer ao deputado Ismael dos Santos pela generosidade ao compartilhar conosco o tempo destinado ao nosso partido.
Prezados colegas, saúdo os que acompanham esta sessão, saúdo todos os vereadores e lideranças que estão nesta Casa no dia de hoje, e faço-o na pessoa de Valdir Zenatti, vereador de Modelo e pré-candidato a prefeito daquele município, onde é um grande líder. Saúdo também o Evandro, que o acompanha, o Ademir Detofol e o Reni Buffon, vereadores de Santa Terezinha do Progresso.
Registro, sr. presidente, dois importantes momentos que vive o município de Xanxerê. O primeiro momento é de alegria, com a passagem dos 60 anos do Center Hotel. A Câmara Municipal está fazendo uma homenagem aos proprietários de um estabelecimento que tem uma bonita história.
(Passa a ler.)
"Em 1952, Casemiro Arcari e Ângelo Albino Ferronato, com a ajuda de suas esposas Dileta Maria Arcari e Linda Locatelli Ferronato, entravam no ramo da hotelaria. As famílias compraram um casarão de dois andares. Porém, um dia antes de iniciarem as atividades, um incêndio destruiu o hotel.
O incidente não foi motivo de desânimo para os dois casais. Em 23 de abril de 1953, foi inaugurado um novo hotel, o Hotel Central, que passou a ser parada obrigatória de agricultores e motoristas que passavam pela cidade.
Na época, a infraestrutura precária de Xanxerê exigia serviços especiais dos hoteleiros. Em períodos de chuva, a estrada que dava acesso ao estado do Paraná tornava-se intransitável devido ao transbordamento de uma vala que atravessava o caminho. Ilhados, tanto os viajantes que iam para o Paraná, quanto os que vinham, eram socorridos pelo caminhão do Hotel Central. Ficavam lá hospedados até as chuvas pararem e a estrada voltar ao normal.
Em 22 de abril de 1979, iniciou uma nova etapa para o Hotel Central quando aconteceu a inauguração de um novo prédio e a mudança de nome para Center Hotel. Então, em abril de 2000 foi inaugurada uma nova ala de sete andares com elevador, sala de TV, restaurante e recepção ampla, moderna e informatizada."
Hoje, então, quando estou em Xanxerê, fico sempre hospedado no Center Hotel, meu amigo Pancho, e toda a minha família. Por isso quero aqui registrar a nossa homenagem.
Em Xanxerê, que tem esse momento de história do Center Hotel, também vive uma perda lamentável que foi o falecimento do sr. Atílio Bortoluzzi, pai do nosso prefeito Bruno Bortoluzzi. Então, o os sentimentos, as condolências de todos os deputados desta Casa a toda a família do referido prefeito, ao Bruno e à sua esposa Carla.
O município de Xanxerê me acolheu muito bem, que é a terra do nosso presidente Gelson Merisio, através da família Calffas, do sr. Udo, da d. Iara, do Fernando, do Paulo, enfim, do Lauri, do Timão e do Lucio Jaques, que fazem com que a cidade seja uma família com uma acolhida muito grande.
Repetindo, então, o nosso sentimento à família Bortoluzzi pelo falecimento do sr. Atílio Bortoluzzi, pai do prefeito daquele município.
Também iria falar aqui sobre a questão abordada pelo deputado Sargento Amauri Soares, do cuidado psicológico com os agentes de segurança pública, mas deixarei essa matéria para a próxima oportunidade.
Era esse o registro, sr. presidente.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)