Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 079ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 31/08/2011
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Sr. presidente, srs. deputados presentes, primeiramente, gostaria de voltar a saudar a presidente da Câmara de Vereadores de Caçador, Sirley Ceccatto, que juntamente com outros vereadores, Itacir Fiorese, José Carlos e Adalberto, está nesta Casa. Inclusive, já haviam sido citados pela sua presença e pelo trabalho que desenvolvem.
Gostaria, também, de parabenizar o deputado Mauro de Nadal por ter acolhido os nossos colegas da região, o prefeito de Iporã do Oeste, a rainha e as princesas, que estão distribuindo o material referente à festa que lá será realizada demonstrando a potencialidade da região.
Iporã do Oeste é um município que se tem destacado muito. Hoje, ainda, falamos sobre a região com o secretário João Rodrigues, sobre o crescimento dos municípios daquela região oeste, principalmente Pinhalzinho, que desponta com um crescimento muito grande, assim como Maravilha, Itapiranga e Iporã do Oeste. Naquela região temos uma ótima qualidade de vida, mas temos que fazer um planejamento para 2030, 2050, e alguns projetos de infraestrutura precisam ser implementados.
Na quinta-feira passada, em duas oportunidades, sobrevoamos Chapecó e tivemos dificuldades para aterrissar. Houve um pouco de turbulência, deputado Daniel Tozzo, e ainda brinquei que, pelo menos, não deveria ter sido cobrada a passagem de retorno de Chapecó a Florianópolis, porque estava todo mundo tenso pela turbulência.
O grande oeste precisa de um grande aeroporto. Entendemos que a região de São Miguel d'Oeste, por ser fronteira e estar próxima da Argentina, pela questão comercial, já que muito que entra e sai hoje é pela Foz do Iguaçu, e nos próximos anos deve passar a trifronteira em Dionísio Cerqueira, entendemos que deve existir um projeto de um novo aeroporto para levar parte ou toda Base Área de Florianópolis para a região da fronteira, para São Miguel d'Oeste ou para Dionísio Cerqueira, porque hoje o grande apoio que a força aérea pode prestar, é o combate ao contrabando e, especialmente, ao tráfico de drogas. Hoje, a Base Aérea está sediada na capital do estado para um conflito internacional e proteção do nosso estado, mas pode dar uma colaboração muito grande no combate ao tráfico de drogas.
Então, entendemos que aquela região merece um aeroporto maior, com mais infraestrutura e, especialmente, um projeto para levar parte ou a Base Aérea de Florianópolis para a nossa fronteira. O objetivo é proteger as fronteiras, que estão num local estratégico e poder dar cobertura a toda a fronteira que atinge o extremo no estado do Paraná, do Mato Grosso, enfim, em toda fronteira. A parte técnica compete aos entendidos e técnicos da Aeronáutica, mas vejo que é um projeto que Santa Catarina pode buscar.
Vejo que é importante esse planejamento e há de se pensar em utilizar as nossas Forças Armadas, parte dela ou toda, no combate ao tráfico de drogas, que com certeza é a maior guerra que estamos enfrentando no dia de hoje. Não é nenhuma guerra internacional, não corremos o risco de nenhuma invasão e podemos, sim, utilizar essas forças nesse combate.
O Exército Nacional tem feito várias operações de fronteira em nosso estado, ajudando no combate ao contrabando e ao tráfico de drogas, e deve-se pensar, sim, em utilizar a Força Aérea e a nossa Base Aérea nesse trabalho e nesse combate.
O Sr. Deputado Daniel Tozzo - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Pois não!
O Sr. Deputado Daniel Tozzo - Deputado, no início do seu pronunciamento v.exa. falou sobre o crescimento dos aeroportos de Santa Catarina. Somente para ressaltar que neste mês o aeroporto de Chapecó começou com mais uma companhia, agora com voos para Porto Alegre. E hoje a Avianca também estará fazendo o primeiro voo de uma airbus que começa a fazer essa rota até Chapecó. Então, hoje à noite vai descer um airbus naquele município. Enfim, realmente, o setor do oeste inteiro de Santa Catarina merece investimentos, e essa questão da segurança na fronteira reforça ainda mais o quanto o oeste necessita. E certamente estaremos juntos para reivindicar e lutar para conseguir esses investimentos, porque quem vai ganhar com isso é a população, não tenho dúvida.
Parabéns pelo tema, deputado!
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Muito obrigado, deputado.
Temos que ter a preocupação com as condições de infraestrutura do estado, pela localização geográfica e pelo que verificamos, quanto às questões climáticas, muitas vezes, que o aeroporto de Chapecó não tem condições de visibilidade, e no extremo oeste existe as condições. E há uma possibilidade da mudança, inclusive, do aeroporto de São Miguel d'Oeste, que hoje não tem condições de receber essas aeronaves comerciais. E há proposta de que deve ser discutida até a nossa Força Aérea ter parte das suas instalações levada para o oeste catarinense.
Recebemos também um relatório anual da União dos Escoteiros do Brasil. E queremos parabenizar pelo trabalho que vem realizando. Tudo isso que é feito com a nossa juventude, um envolvimento nessas questões saudáveis, na questão da educação, dos esportes, merece o nosso respeito. E a União dos Escoteiros do Brasil de Santa Catarina relata ali uma série de atividades, dos municípios que são atendidos. São cerca de 90 grupos de escoteiros, perfazendo um total de 5.363 escoteiros no estado de Santa Catarina. Até tenho acompanhado em alguns municípios atividades desses grupos, a importância histórica e a importância em vários aspectos: das drogas, ambiental, enfim, tudo aquilo que pode proporcionar uma vida mais saudável.
Quero parabenizar os escoteiros do Brasil pelo belo trabalho que vem sendo feito e que vem sendo aprimorado.
Muito obrigado.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)