Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 098ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 31/10/2011
O SR. DEPUTADO MAURICIO ESKUDLARK - Sr. presidente e srs. deputados, é uma satisfação assomar a esta tribuna e saudar a população que nos acompanha pela TVAL.
Quero registrar que participamos na última quinta-feira da assembleia dos policiais civis do estado de Santa Catarina, que foi muito representativa. Acho que foi a maior ocorrida nesses 30 anos que acompanhamos a história da instituição.
Lá estavam presentes, representando o Sinpol, - Sindicato dos Policiais Civis de Santa Catarina -, que foi o organizador, o presidente, sr. Pedro Cardoso, o Mamão, e toda sua diretoria. Também esteve presentes o Sintrasp, através do Carlos e de suas lideranças, e a Adepol - Associação dos Delegados de Polícia de Santa Catarina, representada pelos delegados. O evento transcorreu em harmonia e demonstraram uma força muito grande, porque o ambiente dava para 500 pessoas sentadas e certamente havia mais quase 200 pessoas em pé. Então, estavam presentes aproximadamente 600 pessoas, 700 pessoas, participando da mobilização que demonstra a organização, o amadurecimento da instituição Polícia Civil e a união nos pleitos da classe junto ao governo do estado.
Hoje, pela manhã, acabei conversando com o secretário César Grubba sobre as questões da Segurança Pública. E o secretário me transmitiu importantes informações. Primeiro, disse que hoje assinou a promoção, deste ano, de 800 policiais civis, porque não estavam ocorrendo as promoções semestrais que a legislação determina. Então, as primeiras promoções já foram assinadas. Isso é bom para valorizar e para reconhecer a nossa classe, a categoria dos policiais civis.
Também me informou o secretário César Grubba, que inclusive estava em visita à Central de Polícia da capital, que também despachou no dia de hoje ao delegado geral da Polícia Civil para que execute os atos de nomeação dos 420 novos policiais civis, que estão aprovados, aguardando nomeação.
Então, foi uma determinação do governador Raimundo Colombo. O grupo gestor já se havia manifestado sobre as nomeações, e hoje o secretário César Grubba assinou esses atos. Assinou os atos relativos às 800 promoções para a Polícia Civil e também despachou ao delegado geral da Polícia Civil sobre a confecção dos atos para a assinatura da nomeação de 420 novos policiais civis.
Essa é uma boa notícia para a população de Santa Catarina. Esse investimento, essa melhoria na Segurança Pública é projeto e determinação do governador Raimundo Colombo.
Nos últimos quatro anos, houve 900 nomeações de policiais civis e também de policiais militares. Já melhorou. Foi reposto quase um terço do efetivo da Polícia Civil no estado de Santa Catarina. Agora, com essa nomeação e com um próximo concurso, ainda sendo iniciado neste ano, teremos condição de efetivo. Mas além do efetivo, além das promoções, além das nomeações, há a busca de toda categoria pela questão salarial, pela reposição.
Estivemos na assembleia, colocamo-nos à disposição para ajudar, e como somos interlocutores da classe junto ao governo, vamos buscar com os nossos líderes, o deputado Elizeu Mattos, o deputado Gelson Merisio, a conversa para que o governador Raimundo Colombo, o mais rápido possível, possa atender a esses anseios.
Como eu disse, nos últimos quatro anos, no período do governador Luiz Henrique da Silveira, de Eduardo Moreira e de Leonel Pavan, foi conseguida uma reposição do quadro e a questão salarial teve abonos, que hoje a categoria pede a incorporação, além de outras vantagens.
Então, essas são algumas notícias. Vejo que o secretário César Grubba, já de volta da viagem com o governador, agilizou essas promoções. Isso é bom, demonstra a preocupação do secretário em fazer o melhor pela Segurança Pública do estado de Santa Catarina, também agilizando a nomeação desses novos policiais.
Tenho certeza de que, nesta semana, veremos os encaminhamentos daquilo que foi proposto pela assembleia dos policiais, para buscar melhores condições para a Segurança Pública do estado. É o que a população espera, é o que a população quer, é o que a categoria quer.
Nós, hoje, verificamos pelas notícias de jornais, várias ações de segurança pública no estado, o desbaratamento das quadrilhas envolvidas com o estouro de caixas eletrônicos, várias prisões foram efetuadas, enfim.
Nós, que sabemos a forma de atuar, sabíamos que esses fatos criminosos estavam acontecendo, mas sendo monitorados. A investigação policial, muitas vezes, é um tanto quanto morosa. Há demora em conseguir todas as provas, todos os mandados e todas as ações necessárias para desarticular a criminalidade. Mas Santa Catarina continua tendo o melhor policial e a melhor segurança do Brasil, continua tendo as respostas no seu dia a dia.
São muito importantes esses atos, hoje, realizados pelo secretário da Segurança César Grubba e com certeza vão fazer com que a segurança no estado de Santa Catarina seja ainda melhor.
Muito obrigado, sr. presidente.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)