Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 063ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 11/08/2015
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Quero complementar o tempo do nosso partido e parabenizar o deputado Gabriel Ribeiro pela forma como vem atuando, pela participação junto à comunidade, estando mais próximo do povo, discutindo nos bairros e nos municípios os pleitos.
Já fiz o registro anteriormente da presença do Carlos Roderlei Pinto, vereador Bifão, do Marcelo Storck, do Duarte, enfim, de todos os nossos amigos de Porto União que visitam esta Casa.
Ontem também, sr. presidente, tivemos uma reunião no Bairro das Nações, em Balneário Camboriú, para debater questões da saúde. E a associação dos moradores do Bairro das Nações, que é muito atuante, desde o tempo da Vera, que era presidente e hoje faz parte da diretoria, e não é mais a presidente, mas participa ativamente; do Rafael, que é o atual presidente, uma jovem liderança. E é importante ver a juventude participando desses debates, dessas discussões comunitárias. Organizaram uma reunião com a presença expressiva de moradores, inclusive de outros bairros para debater a questão da marcação de consultas, dos horários dos médicos, das necessidades de especialistas, com a presença do secretário municipal da Saúde de Balneário Camboriú, dr. Élcio Rogério Kuhnen, que demonstrou atenção, preocupação, conhecimento da área. Conhecemos a vida do dr. Élcio e sabemos que é um homem que olha muito para o social, conhece as dificuldades da Saúde como um todo e acatou muitas sugestões.
A associação deve fazer uma próxima reunião num prazo de sessenta dias, pelo que foi ali conversado, para ver o que foi possível melhorar. Recebemos dos moradores algumas pautas, pedidos, e uma das pautas que eu vejo que a gente usa em alguns locais, e acho que isso é até motivo para regulamentar, é aquele sistema de marcar consultas de madrugada, quer dizer, as pessoas precisam ir às 2, 3, 5h da manhã para marcar uma consulta. É inadmissível que no tempo que vivemos não se tenha ainda uma solução, um sistema de agendamento eletrônico, deputado Natalino Lázare, para que a pessoa, no computador, no próprio telefone, agende, deixe telefone, deixe e-mail para contato, CPF. Como disse o secretário de Saúde de Balneário Camboriú: "Mesmo indo, às vezes, às 3h para a fila, tem gente que durante o dia falta na consulta."
Mas isso, temos que entender, não deveria ser normal porque tira a vaga da consulta de outro paciente. Por isso, quem agendar e não comparecer tem que ser colocado lá numa lista onde apenas vai conseguir agendar nova consulta quando justificar o motivo da falta. Então, tem que se buscar a solução. Nas clínicas particulares, pelos convênios, como a Unimed e outros, as pessoas não conseguem consultar no dia e, às vezes, o SUS oferece a oportunidade mais rápida e mais acessível até do que o convênio. Mas a pessoa agenda, não tem vaga para hoje, tem para amanhã, tem para daqui a três dias e não custa nada ter um sistema de agendamento em que a pessoa vai entrar em contato avisando sobre o horário e confirmando se a pessoa ainda tem a necessidade da consulta, pois assim, caso a pessoa desista, há a possibilidade de buscar na lista dos agendamentos outro paciente que queira, sim, utilizar aquele horário e queira fazer a consulta.
Então, ontem, entendo, foi uma reunião positiva, a comunidade participou. Eu moro no bairro Pioneiros, vizinho do Bairro das Nações, sempre participo ali na escola Presidente Médici, quando possível, das reuniões da associação dos moradores.
Quero, novamente, fazer esse registro. Estava lá presente na reunião a Zélia Zanella, diretora do colégio; a Vera, que já foi presidente da associação; o Rafael, que é o atual presidente; o Élcio Kuhnen, secretário da Saúde de Balneário Camboriú; os vereadores Roberto Souza e o Marcelo Achutti; o deputado Federal Fabrício de Oliveira. Então, essa é uma preocupação de todos. Não temos que buscar culpados, mas achar solução.
Ontem, citei o exemplo de que as filas de banco, nas agências lotéricas, há anos, funcionava da seguinte forma: cada um pegava uma fila e, se levasse um azar de ter na mesma fila uma pessoa com vários boletos para pagar, a fila não andava nunca. Até que alguém criou a fila única. Será que nós não conseguimos encontrar uma forma de agendar consulta para os usuários do SUS no estado, no Brasil, sem que as pessoas tenham que ir 2, 3 horas da manhã para a fila? Temos que encontrar solução, pois esse problema prejudica muito o cidadão, que já está doente, com problemas de saúde, e tem que ir para a fila para marcar uma consulta sem ter certeza, muitas vezes, que vai conseguir a ficha. Muitas vezes vai debaixo de chuva, às 3 horas, 4horas da manhã, no frio, no inverno, para pegar uma ficha para a consulta e depois, no meio da tarde, às vezes, nem consegue marcação para aquela semana.
Isso aí tem que mudar! Nós temos que encontrar uma solução para o cidadão fazer um agendamento por telefone, pela internet. É um agendamento prático para que o cidadão com problemas de saúde não tenha que ir para os postos de saúde, para os locais de marcação para pegar ficha às 3 horas, 4 horas da manhã, enfrentando frio e chuva.
Foi uma reunião muito boa. O secretário da Saúde expôs o que está sendo feito, colheu as sugestões. Esse problema da ficha não é apenas de Balneário Camboriú, é geral, e o secretário está buscando fazer o melhor possível com boa vontade e determinação e o apoio lá da administração municipal.
Gostaria também de cumprimentar o vereador Bicudo, de Trombudo Central, que está presente nesta sessão; também os colegas da segurança pública, da Aprasc, que se fazem presentes. Também vejo o nosso colega da Polícia Civil, do Sinpol, que estão atentos à medida provisória da Segurança Pública.
Muito obrigado, sr. presidente!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)