Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 101ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 30/10/2018
DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK (Orador) - Refere-se ao encerramento das eleições, destacando que foram permeadas por um clima pesado, de muitas fake news, que marcaram uma acirrada disputa. Declara-se aliviado com o fim desse impasse, cumprimentando os eleitos, e conclama a todos que os apoiem, tanto o Presidente da República como o novo governador, desejando que façam um bom trabalho, para o bem do povo catarinense e brasileiro. Ressalta, entretanto que a oposição e fiscalização são saudáveis para a democracia.
Comenta a situação das rodovias do estado, que encontram-se em situação caótica, e apresenta imagens da BR-282, trecho de Chapecó a São Miguel do Oeste, onde se formam filas pela necessidade de contornar os buracos. Registra que o Ministério dos Transportes já concedeu autorização para a revitalização e a 3ª faixa, entretanto critica o DNIT que não tem dado resposta em algumas questões. Da mesma maneira, cita a SC-163, que apresenta-se em pior situação, causando transtornos para o escoamento da produção e prejuízo para os usuários.
Fala ainda sobre as duas pontes na BR-101 em Balneário Camboriú, próximo ao Centro de Eventos, que é uma questão da empresa concessionária, mas precisa de cobrança e acompanhamento do Ministério dos Transportes e do DNIT, pois há muito tempo aguardam providências.
Também, traz o assunto dos pedágios que estão em estudo para implantação no sul do estado, assunto que já foi trazido pelo deputado José Milton Scheffer e outros. Neste aspecto, considera que mais praças de pedágio, com valores mais baixos, tornam-se mais acessíveis financeiramente para os usuários, uma vez que não há como fugir da concessão para manutenção das rodovias, entendendo que é a maneira mais efetiva para a conservação das mesmas. [Taquígrafa: Sara]