Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 001ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/02/2011
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Sra. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, é uma honra e uma satisfação voltar a esta tribuna. E quero aproveitar para, apesar do registro que fiz ontem no ato de posse, agradecer de coração a cada deputado pela forma carinhosa e respeitosa como fui recebido nesta Casa. Já passei por este Parlamento, ocasião em que me espelhei em grandes deputados, como Manoel Mota, que sempre chamo de meu líder, como Padre Pedro Baldissera, Ismael dos Santos e outros.
Eu acredito muito em Deus e sei que nada acontece por acaso nesta vida. Um dia estava lendo o livro do senador Neuto De Conto, que tem como título algo que se aplica à minha pessoa: Muito além do meu sonho. Deus me levou muito além do meu sonho, pois sou nascido em Canoinhas, de pai sapateiro, humilde, que faleceu com 41 anos em razão de um câncer ocasionado pela bebida. Por isso, sei como é o sofrimento de quem tem pessoas com problemas de dependência química na família. Ele foi um grande pai, carinhoso, amigo, mas quando bebia, transformava-se.
De qualquer forma, ele sonhava que, talvez, um dia eu me formasse em Direito e fosse, não sei por que, vereador e advogado em Canoinhas. Deus mudou a minha vida! Vim cursar a faculdade, passei num concurso e, na época, não havia vaga na minha região nas cidades de Canoinhas, Mafra e Porto União. Estava recém-casado e por isso escolhi a terra da então companheira, São Miguel d'Oeste. Foi lá, inclusive, que conheci o deputado Padre Pedro Baldissera. Todos esses fatos completam quase 30 anos e agora estou na Assembleia.
Então, tenho que agradecer a Deus, trabalhar muito pelo povo de Santa Catarina, trabalhar muito pelo nosso estado, para corresponder a tudo aquilo que tenho recebido. Comecei na comarca de São Miguel d'Oeste como delegado, tive a oportunidade de ser delegado regional, diretor de polícia do interior, diretor de polícia do litoral, diretor de combate ao crime organizado do nosso estado. Depois assumi a Assembleia Legislativa, assumi a delegacia regional de Balneário Camboriú, a chefia de polícia do estado e agora a Assembleia Legislativa.
Não sei se é um sonho ou se tinha sonhado muito em trabalhar, em defender e lutar pelo nosso povo, e Deus me deu essa chance. Agia sempre com muita energia e era conhecido como delegado "caxias", duro no trabalho, mas também aquele que sabia receber as pessoas com respeito e admiração, sem perder a ternura, como disse um dia para a delegada Lúcia Stefanovich, firme nos seus posicionamentos e uma pessoa querida por todos os colegas. Sempre digo isso porque o cidadão merece muito respeito. E em dois locais, acima de tudo, o cidadão tem que ser bem tratado e ser respeitado: quando ele procura a saúde e quando procura a segurança, porque é um momento em que o cidadão está fragilizado.
Quando o cidadão está com um familiar doente, seja no posto de saúde ou no hospital, ele tem que ter um atendimento da melhor qualidade. E não é diferente quando ele procura a Polícia Militar ou a Polícia Civil, pois foi vítima de uma agressão ou está para ser, está com algum temor e precisa ser bem atendido. Então, qualidade no atendimento é fundamental!
Quando assumimos a chefia da Polícia do estado diminuímos a carga horária de algumas áreas para aumentar a qualidade do atendimento, a fim de que o cidadão efetivamente, naquele momento de tristeza, de agonia, recebesse o melhor atendimento, o melhor encaminhamento possível.
Quero, em nome do PSDB, apresentar a todos os colegas a nossa disposição de realizar um trabalho conjunto como sempre fizemos. Agradeço aos amigos, aos meus colegas da Segurança Pública, aos prefeitos, aos vereadores.
Ouvi o deputado Ismael dos Santos falando dos 284 municípios. Também tive a felicidade, deputado, de fazer votos em 290 municípios do estado de Santa Catarina, mas tenho que destacar São Miguel d'Oeste, Xanxerê, Abelardo Luz, Chapecó, Florianópolis, São José, Palhoça, Porto União e Canoinhas.
Saúdo os companheiros da Segurança e tenho que registrar e lamentar um acidente de trânsito em Itapema, onde a vítima fatal foi um delegado Ethan Lawrence Millen Coelho, novo na carreira.
Quero dizer que no período do último governo, com o apoio dos governadores Luiz Henrique da Silveira e Leonel Pavan, a Segurança Pública avançou muito, pois foi realizado o maior concurso da história da Polícia Civil, da Polícia Militar e dos Bombeiros.
Juntamente com todos os srs. deputados e deputadas, especialmente com o deputado Sargento Amauri Soares, muito lutaremos pela implantação do piso nacional, que é uma luta de todas as categorias.
Também no último governo foram construídas e instaladas delegacias de Proteção à Mulher, à Criança, ao Idoso e ao Adolescente; em Chapecó foi implantada uma delegacia no bairro Efapi, uma reivindicação muito grande do deputado Pedro Uczai.
Tenho certeza de que no decorrer deste ano ainda terei oportunidade de, muitas vezes, ocupar esta tribuna...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)