Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 052ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 14/06/2017
DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK (Orador) - Reconhece o trabalho realizado pelo governo do estado para amenizar os danos que as enchentes causaram aos índios e que o momento é oportuno para ouvir a população indígena e detectar o procedimento adequado para resolver os problemas, evitando que se repitam.
Assegura que o governo do estado tem cumprido a sua parte, ressaltando que 28 casas já foram concluídas e entregues ao povo indígena e que as outras casas, segundo o governo do estado, não foram concluídas porque os locais não tinham solo adequado.
Entende que é necessária a realização de uma reunião com todos os interessados e representantes dos governos federal e estadual para resolver a questão da barragem de José Boiteux, para que acabe tal disputa e os índios parem de boicotar a utilização dos equipamentos.
Destaca que a barragem é importante para toda população do Vale de Itajaí e reivindica o cumprimento das obrigações das autoridades competentes para que todos fiquem protegidos. Tem conhecimento de que se trata de uma área indígena, que os índios exigem a titularidade das terras e não vê dificuldade por parte do governo federal em fazer a legalização das mesmas.
Afirma que a Defesa Civil do estado avançou muito e que há recursos para minimizar os problemas das enchentes, e sugere ao Poder Legislativo que realize uma audiência pública para discutir o referido assunto com a associação empresarial de Blumenau e com a população atingida para que se consiga solucionar o impasse. [Taquígrafa: Elzamar]