Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 027ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/05/2020
DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK (Orador) - Discorre sobre a votação de um veto muito importante, que trata da questão dos pequenos hospitais, que estão impedidos de fazer cirurgias eletivas devido à previsão por parte do Governo de que estes ficariam superlotados por conta da Pandemia de Covid-19. Considera coerente a derrubada do veto.
Demonstra preocupação com a estiagem em Santa Catarina. Diz que 20 municípios do Estado estão sofrendo com a carência de água necessária para atender minimamente a demanda humana, situação muito difícil também para os municípios ligados à agricultura.
Comenta que recebeu reclamações sobre a condição das rodovias estaduais, principalmente no extremo oeste, onde a situação é bem grave e pede o auxilio do Secretario Thiago Vieira, que tem se demonstrado atencioso diante das demandas enviadas.
Também, quanto à questão da Iresa, diz que não é justo perder a gratificação que já está praticamente incorporada ao salário dos servidores da Segurança Pública.
Manifesta apoio às empresas de transporte coletivo pela volta às atividades, considerando a necessidade de locomoção de trabalhadores que estão tendo gastos maiores devido à necessidade de utilizar outras formas de deslocamento. Salienta que devem ser respeitadas as condições necessárias de higiene e distância de segurança.
Finalizando, considera injusto que órgãos públicos não relacionados à Saúde tenham o direito de fazer compras com dispensa de licitação devido ao estado de calamidade pública. [Taquigrafia: Roberto]