Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 038ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/05/2015
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Sr. presidente, srs. deputados, público que nos acompanha pela TVAL, autoridades aqui presentes, agentes de trânsitos, equipe do Detran.
Gostaria de saudar a dra. Graziela Maria Casas Blanco, diretora de convênios do Detran, mestre em Políticas Públicas, especialista em trânsito e que faz um trabalho muito dedicado e que está ajudando toda equipe nessa campanha do Maio Amarelo. O deputado Jean Kuhlmann disse que era o autor da Lei do Maio Amarelo.

Então, fico feliz porque sabemos que o trânsito é o local onde, infelizmente, nós mais temos vítimas neste país, o número é muito grande. Nós temos vários problemas sociais e problemas com vítimas, como a questão do homicídio e do suicídio, mas, infelizmente, onde nós mais perdemos famílias, jovens, é na questão dos acidentes de trânsito.
Então, todo o trabalho que é feito, nesse sentido, traz um resultado muito grande, traz vida, traz alegria, traz paz para as famílias.
O Sr. Deputado Jean Kuhlmann - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Ouço o colega deputado Jean Kuhlmann.
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Apenas para colaborar com o seu pronunciamento, deputado Maurício Eskudlark, esta lei foi aprovada nesta Casa, de minha autoria, por unanimidade, é a Lei n. 16.548, que institui o Maio Amarelo no estado de Santa Catarina.
Por isso, gostaria de parabenizar v.exa. por este assunto, que é tão importante para todos nós, é tão importante para os catarinenses, e esta Casa já fez, inclusive, a instituição de uma data específica para esse assunto.
Então, é importante, realmente, referendar e trabalhar esta questão da prevenção. É a prevenção que tem que ser trabalhada para evitar que se corra atrás de problemas maiores depois.
Mas parabenizo v.exa. pela observação, e, só para reafirmar, trata-se da Lei n. 16.548.
Muito obrigado!
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Muito obrigado, deputado Jean Kuhlmann.
Nós vamos ter, depois, um período de dez minutos, aprovado pela Casa, para que os representantes do programa Maio Amarelo possam fazer o seu pronunciamento, dizer os objetivos desse movimento, dessas ações, inclusive com eventos.
Nós vemos que há um calendário pelo estado de Santa Catarina, vários eventos importantes com distribuição de material com as regras básicas de respeito no trânsito. Vejo que a questão da faixa de segurança, do pedestre, é uma questão que tem que ser levada adiante.
Aqui temos a Guarda Municipal de Blumenau presente, confesso que fiquei frustrado em Blumenau, porque a cidade tinha a imagem, em nível de Brasil, de exemplo no trânsito. E eu fui lá, não sei se deu uma mudada, mas havia dificuldade de o motorista respeitar a faixa de trânsito.
E eu acho que tem que fazer campanha, tanto para o motorista quanto para o pedestre, para utilizar a faixa de trânsito. Tive uma ideia e acho que funcionaria, de colocar um agente, ou uma jovem, um jovem, vestido de palhaço, com um apito, e todo aquele que fosse cruzar a rua, não sendo na faixa de trânsito, o palhaço, na brincadeira, fizesse um escândalo.
Se o agente vai chamar a atenção da pessoa que ela está errada, ela ainda fica brava, acha que está cheia de razão, cada um quer uma faixa de segurança na frente do seu prédio, na frente do seu estabelecimento comercial. Se tiver que andar 10 ou 20m até a faixa de segurança, deputada Ana Paula Lima, às vezes, a pessoa não quer, e ficamos tristes com isso.
Vejo, na cidade onde moro, Balneário Camboriú, onde agora fizeram a faixa de segurança com a travessia elevada, o que já ajuda, porque o motorista se obriga a reduzir a velocidade, respeitando o pedestre que está ali.
Mas eu vejo que em Balneário Camboriú já há uma consciência maior, mas mesmo assim vejo motoristas, talvez com pressa, não respeitando a pessoa que já ingressou na faixa de segurança, e o motorista não para. E o pedestre, em alguns casos, também não cruza na faixa.
Então, entendo que a melhor maneira de fazer uma conscientização é através da brincadeira. Temos que fazer isso. É importante esse trabalho que os agentes de trânsito, que as guardas municipais, que os municípios fazem nesse sentido. Nós temos, sim, que humanizar o trânsito. Eu vejo que quando um motorista se altera em alguma ação, a melhor resposta que a gente tem para dar é fazer um positivo e dar um sorriso. Você desarma a pessoa que está com aquele espírito de achar que tem razão, de que a prioridade é dele.
Ouvi, há poucos dias, algumas palestras a respeito. Em Itajaí tem muitas que, por exemplo, orientam os ciclistas a cruzar a faixa, descendo e empurrando a bicicleta, tornando-se um pedestre. Então, esse trabalho é muito importante, tem que fazer blitz de trânsito, pois ainda temos a questão do álcool, que realmente é um veneno na condução de veículos. Temos que ter todas essas orientações e regras básicas que vocês estão fazendo.
A dra. Graziela, inclusive, me entregou um material relativo a todo esse trabalho de conscientização que vem a ser feito pelas secretarias municipais de trânsito, pelos agentes e por todos, que é importante, pois pode salvar muitas vidas.
Participamos na semana passada da abertura dos Parajasc, e vimos ali a superação de muitos atletas. E muitos deles estão naquela situação em virtude de acidente de trânsito. Então, infelizmente, além da morte, os acidentes de trânsito trazem muitas vítimas, e causam um custo financeiro elevadíssimo ao país e aos estados. Na emergência dos hospitais, a grande maioria dos pacientes são vítimas de acidentes de trânsito, principalmente com motociclistas.
Hoje já não se cumpre a lei. Ficou oficializado informalmente que o espaço entre os veículos é a faixa dos motociclistas e eles abusam da velocidade quando passam entre os veículos, colocando em risco sua própria vida e a de terceiros.
O Sr. Deputado Darci de Matos - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Pois não!
O SR. DEPUTADO DARCI DE MATOS - Deputado, parabenizo a nova direção da Associação dos Delegados. E, daqui a alguns minutos, os representantes do Detran de Santa Catarina, a presidente da Associação de Trânsito de Santa Catarina e o Silvio, presidente do Sindicado dos Agentes de Trânsito, irão fazer um pronunciamento, falando da campanha Maio Amarelo.
Essa campanha surgiu no Brasil por uma entidade não governamental. É a sociedade mobilizando-se em prol da vida. Sabemos que aproximadamente 40 mil pessoas perdem suas vidas no trânsito neste país. O Brasil é o país que mais tem acidentes de trânsito, sem considerar os mutilados, os acidentados que ficam com sequelas, sem considerar o gasto para o SUS, para a União. Lamentavelmente, perdi dois irmãos em acidentes de trânsito. É muito difícil quando somos atingidos por esse problema. Então essa campanha feita por voluntários é de fundamental importância neste país e estado. Nada tem um retorno tão eficaz quanto uma campanha educativa. Parabéns a todos!
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Obrigada, deputado Darci de Matos. Quero parabenizar novamente a todos envolvidos nesse trabalho e vamos ouvir o que têm a dizer.
Ontem participamos da posse festiva da nova diretoria da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil, seção de Santa Catarina. Quero parabenizar o delegado Ulisses Gabriel e toda a diretoria que assumiu. Foi um dos maiores eventos da história dos delegados de polícia. Foi uma demonstração de fortalecimento da categoria e da importância de que a Polícia Civil tem para a segurança no estado. E isso demonstrado na investigação realizada em Criciúma, quando da prisão do autor de vários homicídios. Parabéns à Adepol e à nova direção.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)