Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 011ª SESSÃO 1ª CONV. EXTRAORDINÁ

Em 07/02/2006
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Sr. presidente, srs. deputados, aproveito este tempo para solidarizar-me com o deputado José Carlos Vieira. Acho que temos que ter cuidado quando utilizarmos a palavra, principalmente desta tribuna, a tribuna maior do povo catarinense, para falar sobre a questão da segurança pública e das promoções.
Apresentei, hoje, uma alteração com referência ao sistema de promoções, pois temos policiais há 12 anos na carreira esperando uma promoção e ainda não a conseguiram. Infelizmente, a nossa Lei Complementar nº 98, que é a lei das promoções, com seus 72 artigos, só cria dificuldades para o reconhecimento, por parte da instituição, daqueles que fazem jus ao processo de seleção.
Felizmente, foi publicado no Diário Oficial, na semana que passou, essas promoções por remoção a pedido. E houve a promoção do delegado Giancarlo, de Barra Velha, que há seis meses iria para Itá, não por promoção, mas por remoção horizontal, para atender a uma necessidade daquela região.
Agora ele foi premiado e conseguiu ir para São Carlos, no oeste catarinense. É uma região muito boa para trabalhar e, inclusive, esse delegado vai reforçar o efetivo do oeste, já que é casado com uma policial, uma escrivã de polícia.
Então, São Carlos, onde temos tantas dificuldades de pessoal, ganha um delegado e uma escrivã que vão atender aquela região. E, melhor ainda, indo de boa vontade, porque está ascendendo na carreira, sendo prestigiado e valorizado. E Barra Velha recebe um outro colega, dentro dessa mudança saudável, porque é uma promoção por merecimento, como é o caso dos dois colegas.
O Sr. Deputado José Carlos Vieira - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Ouço o sr. deputado José Carlos Vieira.
O Sr. Deputado José Carlos Vieira - Quero agradecer a v.exa. por ter reposto a verdade, com relação a esse caso em que fui injustamente acusado de estar movimentando os delegados para lá e para cá.
Isso, na verdade, é uma obra muito mais sua em prestigiar a sua classe, pois v.exa. tem lutado realmente pelos policiais e parabenizo-o por isso. Os policiais civis hão de ser gratos a v.exa., renovando seus votos para que possa continuar nesta Casa, defendendo, como tão bem faz, sua classe.
Parabéns e muito obrigado, deputado!
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Agradeço o aparte de v.exa., deputado.
Quero, neste momento, reiterar as minhas colocações no sentido de valorizar o que tem sido feito pelo esforço de muitas lideranças dentro da segurança pública para melhorar o atendimento à população.
Quero falar também sobre o Detran, sobre o nosso Departamento Estadual de Trânsito, muito bem dirigido pelo delegado Paulo Roberto Dias Neves. Esse departamento possui uma estrutura muito complexa, com muitos serviços, como o dos despachantes, o Centro de Formadores de Condutores, os CFCs, as antigas auto-escolas, as fábricas de placas, enfim, o Detran engloba uma série de atividades atinentes à segurança pública e ao serviço público que têm uma complexidade muito grande.
Estão procurando transformar essa estrutura, que foi montada com os delegados, com os policiais, com todos os servidores, da forma mais transparente possível, através de licitação para a escolha desses serviços terceirizados, serviços delegados, visando abrir o máximo possível para que a população tenha conhecimento e para que todo cidadão possa, efetivamente, participar, quando interessado, daquilo que o Detran deve proporcionar aos cidadãos catarinenses.
A equipe do Detran tem sido competente, tem-se reunido com as entidades representativas do Centro de Formação de Condutores, dos despachantes e buscado a melhor solução para que a população catarinense seja atendida.
Queria registrar a presença dos delegados Sílvio e Marlus, que acompanham e prestigiam a nossa reunião. Eles são grandes homens da segurança pública de Santa Catarina.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)