Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 039ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 12/05/2021
DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK (Orador) - Entende que esse assunto das máscaras deva ser encaminhado à Perícia Técnica, fazer um inquérito e apurar se, realmente, preenche as necessidades, ou se não está colocando em risco professores e alunos da rede estadual. Defende que, para as aulas retornarem plenamente, é necessário que se tenha a vacinação de todos os profissionais da Educação. Fala de uma entrevista do Secretário da Saúde, preocupado com uma possível terceira onda da Covid em Santa Catarina, e considera a necessidade de adiantar a vacinação o máximo possível para que todas as atividades voltem ao normal.
Aborda a questão dos recursos estaduais para as obras federais, e ressalta a importância da cobrança junto ao Governo federal, pois Santa Catarina não tem o retorno da credibilidade, da confiança que deu ao Presidente da República, porque as obras do Estado não estão recebendo os recursos que mereciam.
Menciona, também, a operação policial ocorrida no Rio de Janeiro, discorrendo sobre a gravidade do problema naquela cidade, e desejando que não chegue a Santa Catarina, mas para isso é preciso fortalecer e valorizar as instituições policiais pelo trabalho que fazem. Cita as 186 viaturas entregues para a Polícia Militar, os equipamentos de proteção, e fala do estudo da reposição salarial para os servidores da Segurança Pública, alguns com mais tempo sem reposição, tanto da Polícia Militar, como da Polícia Civil, do IGP, bombeiros e do sistema prisional, que precisam desse reconhecimento.
Refere-se à moção encaminhada à família e aos colegas do policial André Leonardo de Mello Frias, que foi assassinado naquela operação, lá no Rio de Janeiro, quando a polícia tentou cumprir mandado de prisão e não conseguiu.
Coloca que os mandados de prisão deveriam ser entregues àqueles que defendem os bandidos, para que fizessem as prisões e entregassem os mesmos nas as Delegacias de Polícia. Também às universidades que fazem estudos sobre a violência policial, para que prendessem os bandidos pacificamente. [Taquígrafa: Eliana]