Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 015ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/03/2012
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Sr. presidente, srs. deputados, população que nos assiste pela TVAL e pela Rádio Alesc Digital, vou falar sobre dois assuntos no dia de hoje. Um diz respeito à questão da segurança pública e outro à questão da divulgação do estado de Santa Catarina. O da Segurança Pública diz respeito à inauguração por parte do governo do estado, hoje, da penitenciária do vale do Itajaí. E o outro seria a realização, em São Miguel d'Oeste, do 14° Motocão.
Na semana passada, o deputado Manoel Mota falou muito no Arrancadão e do seu orgulho daquele grande evento. Eu também tenho muito orgulho, deputado, de São Miguel d'Oeste, por relizar o Motocão, pois é o maior evento motociclístico do sul do Brasil, um dos cinco maiores do Brasil, reunindo em torno de 1.500 motociclistas. E solicito, neste momento, que seja apresentado um vídeo sobre as imagens desse evento.
(Procede-se à apresentação de vídeo.)
São mais de 50 mil pessoas que passam por São Miguel d'Oeste nesses três dias.
O deputado Nilson Gonçalves, que é motociclista, está convidado para participar, não sei se já participou, desse evento. São motos dos mais diferentes modelos e tipos lá expostos, mais de 1.500 motociclistas com as motos mais diferentes que v.exas. possam imaginar.
Não sou motociclista, mas fico encantado com o evento que lá ocorre, convidando todos para participar, no próximo ano, dessa grande festa.
O evento é organizado pelo Moto Clube Cães do Asfalto de São Miguel d'Oeste, em que empresários e profissionais liberais motociclistas aproveitam para viajar durante o ano para participar dos eventos que ocorrem no Brasil, na América do Sul, convidando depois os motociclistas que participaram daquele evento para participar desses três dias da festa realizada em nosso estado. O último evento ocorreu neste final de semana, ou seja, na sexta, no sábado e no domingo.
Além de todas as motos que lá são apresentadas, há também shows de equipes, shows radicais, em que várias ruas estão com toda a infraestrutura adequada, com arquibancadas, para a realização desse evento que realmente engrandece o estado de Santa Catarina pela sua divulgação.
Quero parabenizar o João Carlos Felipe, o Lírio Dalmina, enfim, toda a comissão organizadora do Motocão, porque como há o Carnaval de Joaçaba, o Carnaval de Florianópolis para Santa Catarina, há também, em termos de oeste, em termos de um evento esportivo, de confraternização, esse evento em São Miguel d'Oeste. E não existe nenhum na área do motociclismo no estado que se compare a essa grande festa que completou este ano a sua 14ª edição.
Assim sendo, quero registrar e parabenizar a organização do evento, o município, enfim, todos que lá colocaram a sua cota de participação para que esse evento fosse realizado.
O governo do estado participou também através da secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, a prefeitura municipal, pois é um evento que efetivamente orgulha o estado de Santa Catarina.
Então, fica o meu registro, a minha homenagem aos organizadores, a São Miguel d'Oeste e região pela realização desse grande evento.
O Sr. Deputado Nilson Gonçalves - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Pois não!
O Sr. Deputado Nilson Gonçalves - Deputado, corroborando todas as suas palavras, gostaria que v.exa. transmitisse aos organizadores do evento o meu sentimento de tristeza por não ter podido estar nesse evento. Em outras oportunidades, estive lá presente.
Então, quero transmitir, em meu nome, em nome de todos os motociclistas da região norte, que comumente frequentam esses encontros, o nosso abraço a eles, dando parabéns a todos pelo bonito evento realizado. E quero aproveitar o momento também para convidá-los para ir comigo - no ano que vem vou pedir licença a esta Casa para ficar afastado durante dois meses - até o Alasca, de moto. Quem sabe alguns deles queiram me acompanhar nessa empreitada.
Obrigado, deputado.
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Obrigado, deputado Nilson Gonçalves, e pode ficar tranquilo que transmitirei o seu convite.
No ano que passou, num período de 60 dias, os motociclistas de São Miguel d'Oeste, do Moto Grupo Cães do Asfalto, visitaram toda a América Latina e depois fizeram o registro da viagem e o convite a todos os países da América Latina.
Eu quero registrar, hoje, com alegria, como disse no início do pronunciamento, a inauguração do presídio regional do vale do Itajaí, no Canhanduba, município de Itajaí, divisa com Balneário Camboriú.
Quero também dar os parabéns ao deputado Volnei Morastoni, porque na época em que foi prefeito de Itajaí aceitou a construção de uma unidade prisional em seu município. Enquanto isso, muitos prefeitos, preocupando-se mais com a popularidade do que com a responsabilidade, até se algemaram em ponte para não deixar os caminhões passarem, a fim de evitar a construção de um estabelecimento prisional na sua cidade. Mas o prefeito Rubens Spernau e o prefeito Edson Piriquito, de Balneário Camboriú, reuniram-se, definiram uma área e fizeram uma desapropriação coletiva.
Hoje, inclusive, foram registrados os agradecimentos àquela comunidade que aceitou esse empreendimento, que é seguro. Lá tem o presídio - e agora terá a penitenciária - e o albergue. E aquela comunidade merece receber toda a infraestrutura que a região precisa, inclusive o asfaltamento de todas as áreas, por ser uma comunidade que, junto com as administrações municipais, definiu essa importante obra.
O Complexo Prisional do Vale do Itajaí tem capacidade para 860 vagas. O governador Raimundo Colombo, a secretária Ada De Luca, nossa colega, e o diretor-geral do Depen - Departamento Penitenciário Nacional -, Augusto Eduardo de Souza Rossini, lá estiveram presentes e, portanto, tivemos a felicidade, junto com o deputado Dado Cherem, de participar dessa solenidade.
Quando era delegado regional, na época, em Balneário Camboriú, acompanhei a luta da comunidade e dos Consegs para a construção desse complexo e, principalmente, para a desativação do presídio de Balneário Camboriú, que fica na rua Inglaterra, uma área central.
O maior presente que Balneário Camboriú poderia receber nesse momento em ternos de segurança pública recebeu hoje, quando, numa proposta da secretária de Justiça, o governador Raimundo Colombo assinou o de acordo para a desativação do presídio da rua Inglaterra, um presídio no centro do município de Balneário Camboriú.
Então, uma grande obra está sendo inaugurada, e necessária.
Gostei do discurso do diretor do Departamento Penitenciário Nacional, porque percebi que ele tem a preocupação com o sistema prisional e a consciência de que é preciso investir em presídios para conter a criminalidade.
Nesse momento, temos que agir firmes no combate à criminalidade. A lei tem que ser rigorosa e temos que ter onde manter presos esses que nesse momento não têm a possibilidade de estar no convívio social.
Nós queremos, daqui a alguns anos, que tudo isso seja transformado em escola, em área de lazer, em educação. Mas, infelizmente, nesse momento, para conter a criminalidade, é necessário rigor na lei e que haja um local para onde se possa mandar esses que afrontam a legislação.
Muito obrigado, sr. presidente!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)