Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 041ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/05/2021
DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK (Orador) - Registra que recebeu do jornalista Mauro Demarchi, de Alfredo Wagner, uma revista que resgata a história do referido município desde o princípio, a formação geológica, e que terá mais duas edições dando continuidade à narração dos fatos históricos até os dias de hoje. Assim, parabeniza o citado jornalista pela iniciativa de preservar a história de Alfredo Wagner em revistas.
Comunica a visita dos Vereadores Ivair Niehues e João Alsioni Alves, do Município de Urubici, que vieram pleitear recursos e, ao mesmo tempo, comenta a respeito de viatura de Polícia Militar para o citado município via gabinete do Deputado e de outros Deputados. Afirma que é de suma importância fortalecer a segurança do Estado, pois entende que os aspectos sociais, econômicos são resguardados, e o cidadão catarinense sente-se valorizado.
Em tempo, informa que recebeu ofício assinado por dez Vereadores da Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas, demonstrando contrariedade ao projeto que está na Casa, em relação ao veto do Governador, sobre o aporte financeiro do Estado para algumas obras federais em Santa Catarina, enfatizando a importância dos recursos para a infraestrutura, bem como no desenvolvimento econômico do Estado catarinense.
Também, comunica pedido recebido por parte dos médicos legistas do Estado de Santa Catarina, no sentido que providências sejam tomadas para que os profissionais possam prestar um melhor serviço à população catarinense, e fala dos problemas de perícias no interior devido à situação precária que alguns IMLs se encontram, sendo que alguns estão fechados por falta de médico legista. Entende que o Instituto Geral de Perícias deve adotar algumas medidas, pois são 89 médicos legistas lotados, sendo que poderiam ser 185, e que muitas vezes ocorre a necessidade de transportar uma vítima duzentos quilômetros até um IML para que se faça a perícia. Assim, entende que isso não é justo para com os catarinenses, com as famílias que precisam desse atendimento e estão abaladas com a perda do ente querido. [Taquígrafa: Sílvia]