Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 026ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/04/2011
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Sra. presidente, sras. deputadas e srs. deputados, hoje é um dia, assim como todos os outros, que temos que agradecer a Deus, mas algumas pessoas e algumas categorias, em especial, têm motivos para comemorar.
Em nome da bancada do PSDB, deputado Marcos Vieira, quero parabenizar os corretores pelo seu dia, uma categoria tão importante. Está ocorrendo um crescimento imobiliário muito grande em todo o estado de Santa Catarina, especialmente em Balneário Camboriú, Florianópolis e São José.
Enfim, queremos parabenizar todos os corretores, que concretizam o sonho de muitos cidadãos. Muitas vezes eles têm que convencer a pessoa que depois acaba vendo que fez um grande negócio, realizando, muitas vezes, o sonho da família.
Quero parabenizar, da mesma forma, a Saúde pela comemoração do seu dia. Sempre digo que recebi um bom atendimento no hospital dos enfermeiros e dos médicos. Eu, em 30 anos de atividade policial, muitas vezes acompanhei pessoas feridas, famílias desesperadas e o atendimento dos profissionais da Saúde a essas pessoas é muito bom, pois é feito com muito carinho. Na hora da insegurança e na hora da doença é que a pessoa precisa de mais atenção.
Quero parabenizar os enfermeiros, os médicos, porque mesmo com dificuldades técnicas, com toda a questão salarial, eles fazem o seu trabalho com amor.
Os professores estão lutando há muito tempo pela conquista do piso salarial. Por isso temos que valorizar essa categoria tão importante, que realiza uma missão tão difícil. Antigamente se aprendia tudo em casa e na escola. Hoje, com a internet, o professor não é, muitas vezes, tão considerado, tão respeitado. Até alguns anos atrás nenhum aluno se insurgia contra o professor, criando problemas na sala de aula. Hoje a realidade é outra e por essa razão a categoria precisa estar muito preparada.
O Sr. Deputado Marcos Vieira - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Antes de dar um aparte a v.exa., deputado Marcos Vieira, quero parabenizar os jornalistas, categoria tão importante. Quero parabenizar também todos os jornalistas da TVAL e da Rádio Alesc Digital, além do pessoal que trabalha conosco com tanta dedicação e com tanto carinho, o Melo e o Léo, no gabinete. Enfim, quero cumprimentar toda a imprensa catarinense.
Nos meu 30 anos de serviço na área policial, aprendi a importância do trabalho dos jornalistas. O relógio marcava 7h e os jornalistas já ligavam para ver se havia alguma ocorrência e o que eles poderiam informar para o cidadão. Então, sabemos da sua luta diária e conhecemos aquela disputa para dar a notícia em primeira mão.
O Sr. Deputado Marcos Vieira - Deputado Maurício Eskudlark, gostaria de parabenizá-lo porque de fato hoje é o Dia Mundial da Saúde, o Dia do Corretor, o Dia do Médico Legista e o Dia do Jornalista. É interessante lembrarmos todos os deputados sobre o dia de hoje, pois todos esses segmentos são importantes e prestam relevantes serviços à sociedade.
Quero aproveitar a oportunidade também para registrar o aniversário dos municípios de Galvão, São Domingos, Ipumirim e Ouro, que estão completando, coincidentemente, 48 anos de emancipação político-administrativa. Além desses, Ascurra completa mais um ano de emancipação político-administrativa.
São cinco municípios importantes, que engrandecem Santa Catarina e por isso temos que parabenizá-los nesta Casa.
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Obrigado, deputado Marcos Vieira.
Quero cumprimentar os estudantes de Direito, que já são quase doutores, pois estão no 9º período do curso de Direito da UnC, de Concórdia. Eles estão visitando a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça para conhecer o funcionamento da máquina jurídica e legislativa de Santa Catarina.
Eu quero dizer ainda, srs. deputados, que concordo em parte com a deputada Luciane Carminatti com relação à viagem que fizemos a Brasília. Realmente, verificamos que a Secretaria Nacional Antidrogas disponibiliza cursos e recursos para os municípios fazerem o atendimento. No entanto, está faltando sintonia, está faltando informar aos prefeitos, aos municípios e aos vereadores a existência desses recursos. É inadmissível que um curso seja oferecido para todos os municípios do país e somente um tenha se habilitado para receber. Alguma coisa está errada, deputado Kennedy Nunes. Alguém não está fazendo a lição de casa.
Em Santa Catarina temos a Fecam - Federação Catarinense dos Municípios -, que é muito atuante, que congrega, que orienta, que informa os prefeitos de todos os municípios. Então, sugiro que seja realizado, juntamente com a Uvesc - União dos Vereadores de Santa Catarina -, um seminário que reúna prefeitos, vereadores, a secretária Nacional Antidrogas, os técnicos das secretarias e do ministério da Justiça, a fim de exporem quais são os recursos e os cursos disponíveis. Por exemplo, o governo federal quer repassar recursos para os CAPs, para as Casas de Atendimento Transitório, treinar os médicos, a área da saúde, que não está preparada para o atendimento a pessoas dependentes de drogas, no sentido de fazer um primeiro atendimento médico de desintoxicação. Depois temos que ter nos municípios, sob sua responsabilidade, as Casas de Atendimento Transitório. Passada essa fase, é preciso oferecer oportunidade de estudo a esses jovens, a essas crianças, com acompanhamento psicológico. Então, essa rede tem que ser formada.
Eu ouvi um comentário de que vivemos quase que num império, porque tudo fica centralizado em Brasília e há dificuldade de chegar aos municípios, onde está o problema.
Hoje, pela manhã, fui interpelado pela Rádio Peperi sobre a questão das drogas. Na ocasião, a secretária municipal da Saúde admitiu que há mais de 15 crianças com menos de 11 anos utilizando crack. O problema é muito mais grave do que estamos imaginando, pois está nos municípios. Então, temos que dar condições ao município, à secretaria da Saúde para fazer o atendimento.
Assim sendo, conclamo a Fecam e a União dos Vereadores de Santa Catarina a realizarem um seminário com a presença de técnicos da área e representantes de todos os municípios, para que possamos saber o que pode ser feito para ajudar a combater essa verdadeira epidemia que são as drogas, especialmente o crack.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)