Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 042ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 26/04/2012
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Sr. presidente e srs. deputados, inicialmente, quero fazer uma saudação especial ao vice-prefeito de Cunha Porã, Vilson Kempfer, e ao sr. Adércio José Velter, que conduziu o Deap por um longo período.
Ontem, srs. deputados, estivemos no município de Penha acompanhando uma solenidade da Associação Pró-Judô daquele município. O professor Carlos Henrique Régis está fazendo um trabalho exemplar, juntamente com uma equipe de professores, reunindo mais de 100 alunos e repassando-lhes, além da prática do esporte, valores como hierarquia, disciplina e respeito.
Neste momento em que quase se perde o conceito do que é certo, do que é errado, como já dizia Rui Barbosa, sentimos que a sociedade precisa dessas iniciativas.
Então, quero aqui parabenizar o prefeito Evandro Eredes, de Penha, que investe muito na área social; o vereador Rogério Pedro Gomes, que é um dos incentivadores da Associação Pró-Judô; os srs. Fernando Ferrão e Fernando Vailati, que lá estavam com as famílias no Bailão do Silva, aquele tradicional local de diversão do município de Penha, que ficou totalmente lotado de pais, professores e alunos.
Foi uma solenidade muito bonita que, inclusive, deu exemplo de disciplina, pois começou exatamente no horário marcado, 20h.
É isso que precisamos resgatar em nosso país, pois não há mais respeito pelos valores, pelos símbolos, a própria sociedade está desacreditando do que é certo e do que é errado.
Estivemos também acompanhando os Bombeiros Voluntários da União, da cidade de Ascurra, que além do trabalho de prevenção de incêndios, de proteção do ser humano, nas horas de folga, através do comandante Júnior Moser e de toda a sua equipe, implantaram uma escola de judô que já está com mais de 100 alunos, jovens e crianças que recebem orientação e ensinamentos para a vida, visando à formação de um caráter reto.
Srs. deputados, hoje pela manhã acompanhei a reportagem do Bom Dia Brasil sobre o grande número de caminhoneiros que consomem drogas, estimulantes e até crack, o que é um absurdo, porque deforma totalmente a personalidade da pessoa. Eles fazem isso para conseguir manter-se acordados, cumprir suas metas ou por outro motivo, o que é lamentável.
Precisamos fazer um trabalho ainda maior de combate às drogas. E digo isso, deputada Dirce Heiderscheidt, porque aprovamos nesta Casa projeto de minha autoria que determina a colocação, nos veículos credenciados do governo do estado e nos veículos do transporte coletivo, de adesivo com o número do Disque Denúncia e da Emergência da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Infelizmente, esse projeto foi vetado pelo Poder Executivo.
Então, espero que assim como derrubamos o veto oposto ao projeto de autoria do deputado Nilson Gonçalves que estabelecia que nos ingressos de eventos deve constar propaganda contra o uso de drogas, alertando a juventude para o perigo que elas representam, derrubemos também o veto oposto ao nosso projeto.
A droga mata! Eu sempre digo nas palestras, nas reuniões, nos eventos de que participo, principalmente na condição de delegado de polícia, que quando o envolvido com drogas consegue ir bem, ele vai pra cadeia. Porque o que normalmente acontece é o usuário causar a desestruturação da família e até morrer.
Então, projetos como o nosso e o do deputado Nilson Gonçalves são muito importantes e ajudam na prevenção do uso de drogas. Nós acompanhamos o deputado Ismael dos Santos, que preside o Fórum de Combate e Prevenção ao Uso de Drogas, e passamos o estado inteiro fazendo reuniões, avaliando os trabalhos que existem e incentivando aqueles que atuam na área. O que verificamos é que precisamos, acima de tudo, do envolvimento de todos - sociedade, união, estados e municípios - no combate às drogas, pois a cada dia a nossa preocupação é maior com relação a esse grande mal do mundo moderno.
Uma iniciativa que tem que ser valorizada é a do Proerd, um trabalho realizado pela Polícia Militar de prevenção e orientação, que atua junto à criança no início de suas atividades escolares. É importante fazer esse tipo de trabalho de prevenção, quase que colocando medo nas crianças a respeito das drogas, porque efetivamente o mal que causa é muito grande.
Também esperamos que a Academia da Polícia Civil treine, prepare e incentive os delegados, os agentes e todos os policiais a participar e realizar projetos de prevenção ao uso de drogas. Isso aproxima a polícia da sociedade e atua na prevenção, que é a melhor forma de agir.
Por isso é que registro a importância do trabalho dessas escolas de judô e de outras atividades esportivas, como a do município de Penha, coordenado pelo professor Régis, com o apoio da municipalidade e da Câmara de Vereadores, que este ano, inclusive, destacou vários atletas para integrar a Associação Brasileira de Judô, que conquistaram medalhas em nível estadual e nacional.
Tenho falado muito também dos CTGs, que são locais onde vejo que se cultiva a tradição, o respeito ao ser humano, ao idoso, à mulher, à criança, onde se preserva a hierarquia e onde o respeito familiar se mantém intacto.
Então, parabéns à Associação Pró-Judô de Penha por esse trabalho e a todos que desenvolvem ações em prol da sociedade, especialmente com o intuito de preparar os jovens para o caminho do bem, longe das drogas.
Muito obrigado, sr. presidente.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)