Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 014ª SESSÃO 1ª CONV. EXTRAORDINÁ

Em 08/02/2006
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Sr. presidente, sras. deputadas e srs. deputados, público que nos acompanha, assistentes da TVAL, quero saudar o presidente do Sintrasp, João Batista; o delegado Maurício Noronha, presidente da Adpesc; policiais presentes; delegado Schmidt; delegado Adriano; também as delegadas Cláudia Regina e Sonéa que, junto com tantos outros policiais, têm acompanhado o encaminhamento das reivindicações da classe policial.
A classe policial, hoje, tem mais um direito constitucional conquistado, eis que chegou a esta Casa, encaminhado pelo sr. governador Luiz Henrique da Silveira, o projeto de lei que concede aposentadoria especial aos policiais civis. Essa é mais uma conquista da classe policial, que tanto tem feito pelo estado de Santa Catarina. E queremos compartilhar essa alegria com todos os policiais e dizer da luta que tem sido desenvolvida, principalmente pelos deputados João Henrique Blasi e Jorginho Mello, que têm sido batalhadores nas questões da segurança pública, para melhorar a qualidade do nosso policial.
Quero saudar também os dois líderes do extremo oeste aqui presentes, srs. Olímpio Mallmann e Olimpierre Mallmann, oriundos de família tradicional de São Miguel d’Oeste.
No dia de ontem, tomei a iniciativa de sugerir à presidência da Casa que fosse feita uma homenagem especial à Rede Peperi de Comunicação, um grupo de seis rádios fundadas e com base em São Miguel d’Oeste, um município que conta, hoje, com 50 anos de história. E a Rede Peperi de Comunicação tem 45 anos, desde a sua fundação. Portanto, é uma história que se confunde com a de São Miguel d’Oeste.
Essa emissora tem contado, junto com outros órgãos de comunicação, a história do extremo oeste para toda a população, para todo o estado de Santa Catarina e também para o Brasil, eis que Rede Peperi, através da Rádio Peperi, foi pioneira no estado de Santa Catarina na questão da transmissão via internet. Foi ela que começou o primeiro sistema de transmissão de rádio via internet, possuindo um sinal de cobertura, hoje, para mais de um milhão de ouvintes, nos seus 45 anos de história, construídos com seriedade, com ética e com profissionalismo. E respeitando, consolidou-se como um dos mais importantes empreendimentos do rádio catarinense.
A Rede Peperi conta com a Rádio Peperi AM em São Miguel d’Oeste e a Rádio Peperi FM, conhecida como a Top 104 de São Miguel d’Oeste; a Rádio Cidade, também uma rádio AM com uma audiência muito grande; a Rádio Cedro, que está em sistema experimental e em implantação; a Rádio Itapiranga, atendendo toda a fronteira com o Rio Grande do Sul; e a Rádio Atalaia, de Campo Erê, que pega todo o noroeste de Santa Catarina e todo o oeste do Paraná.
Então, trata-se de um grupo que começou com o pioneiro Leolino João Baldissera, depois contou com a administração do jornalista Ademar Baldissera, e hoje está sob a brilhante condução do jornalista e diretor responsável pela rede Adilson Baldissera.
Entendo que todo o oeste catarinense e todo estado de Santa Catarina têm que reconhecer aqueles que fazem a nossa história. Pretendemos, com o requerimento que foi apresentado à presidência, ainda no mês de março, já que no dia 15 São Miguel d’Oeste completa mais um ano da sua história, realizar uma sessão solene em homenagem a todos esses órgãos de comunicação - jornal regional, outros jornais e outras rádios - que têm dado a sua contribuição para a história de Santa Catarina, especialmente para a história do extremo oeste catarinense.
Também quero parabenizar aqui o deputado Sérgio Godinho pelas suas colocações na questão da conclusão da BR-282. No último domingo estive na fronteira, no município de Paraíso, e um dos maiores reclamos daquela população é a ligação asfáltica, através da BR-282, São Miguel d’Oeste/Paraíso/fronteira com a Argentina. Trata-se de uma ligação importantíssima para aquela comunidade e por isso o reclamo de todo o oeste catarinense. Esperamos que o mesmo encaminhamento que foi dado para a conclusão da BR-282, trecho Lages/São José do Cerrito, seja dispensado para a conclusão do trecho São Miguel d’Oeste/Paraíso/fronteira com a Argentina. Já temos até uma ponte internacional construída e estamos aguardando que aquela ligação seja implementada, dando maior vitalidade às relações comerciais entre Brasil e Argentina.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)