Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 002ª SESSÃO 1ª CONV. EXTRAORDINÁ

Em 30/12/2008
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO PEIXER - Sr. presidente, sras. deputadas e srs. deputados, quero saudar também todos os funcionários desta Casa e dizer da alegria de poder estar aqui, nesta convocação extraordinária sem remuneração - temos que deixar bem claro -, para debater e conhecer um pouco dos meios da Assembléia Legislativa.
No último pleito obtive 22.403 votos, ficando na terceira suplência do PSDB. Com a eleição do deputado Clésio Salvaro para a prefeitura de Criciúma, tive a oportunidade, com a sua renúncia um pouco mais cedo, de vir a esta Casa atendendo a convocação. Não sei ainda se vou retornar no próximo ano, vou ter que decidir isso, porque fui eleito vereador em Joinville com 5.368 votos e vou assumir o meu posto no dia 1º de janeiro. Então, teremos que tomar uma decisão importante na vida com relação a virmos para esta Casa ou permanecermos como vereador em Joinville, na nossa grande cidade, a maior cidade de Santa Catarina. Mas, de qualquer forma, valeu a experiência.
Sr. presidente, não poderia sair daqui sem falar do nosso trabalho, principalmente quando vi que esta convocação extraordinária analisaria matéria referente à liberação de recursos para as famílias que sofreram com a tragédia das enchentes de Santa Catarina.
Quando aqui cheguei, vi a grande discussão acerca da questão da Polícia Militar, dos salários. Nós estamos atentos a isso, assim como todos os cidadãos catarinenses estão acompanhando o desenrolar do assunto. Deputado Sargento Amauri Soares, acompanhamos toda a discussão e o povo está acompanhando: ele sabe tudo o que se passa nesta Casa, o que está sendo debatido.
Acho que toda luta é importante, toda luta tem que representar crescimento, desde que haja organização e seriedade de trabalho. Então, com tudo isso nós crescemos e tenho certeza de que, quando terminar essa fase, essa etapa, todos nós vamos ganhar. E ganha a população porque ela clama por mais segurança, clama pelo controle da criminalidade, pois a todo o momento estamos sujeitos a ter nossa vida ceifada.
Parabéns pela sua luta, deputado!
Também não poderia deixar de falar da medida provisória que destina recursos, sim, para aquelas pessoas que estão sofrendo em virtude das enchentes. E eu gostaria de contar a experiência de Joinville, onde fui um dos representantes da Câmara de Vereadores na Central Solidária que instalamos junto com a Associação Joinvillense de Obras Sociais, com várias ONGs, com o empresariado. Toda a coordenação foi feita pelo jovem Adriano, diretor do Laboratório Catarinense.
Srs. deputados, a Central Solidária, em dez dias de trabalho, presidente, arrecadou 600 toneladas de alimentos, que foram armazenadas no Centreventos, cedido pelo prefeito Marco Tebaldi! Em dez dias, o povo de Joinville doou 600 toneladas de alimentos, 400 toneladas de roupas, um sem-número de utensílios domésticos e também 18 mil litros de leite!
Dessa forma, Joinville mostrou que é uma cidade solidária. Todos os que foram afetados pela enchente receberam donativos em casa. Estava, inclusive, aqui acompanhando o sr. Cláudio Aragão, que é gerente da secretaria de Assistência Social, da qual eu fui o titular durante a gestão do prefeito Marco Tebaldi. Foi feito um cadastro de todas as famílias e o que foi arrecadado foi destinado para cada família atingida. Aqueles que não foram atendidos naquele momento, foram-no agora, nos últimos dias.
É bom ressaltar que do que foi arrecadado, muita coisa foi destinada a outros municípios atingidos. Levamos mantimentos e roupas para Itajaí, para Blumenau, para Itapoá, um balneário que foi muito atingido. Enfim, foi um trabalho maravilhoso!
Recentemente, aprovamos na Câmara de Vereadores um projeto que concede às famílias que ainda estão desabrigadas o pagamento do aluguel. Não vão ser dados recursos, mas vai ser pago o aluguel para cada família que ainda está em abrigo ou que teve a casa destruída ou interditada pela Defesa Civil. Por um período de seis meses, as famílias vão dispor de um imóvel alugado. Além disso, a secretaria de Assistência Social vai disponibilizar os mantimentos necessários.
Esse, sim, é um trabalho bem feito, bem organizado e por isso Joinville está de parabéns!
Gostaria, presidente, de agradecer toda a atenção que recebi. Parabéns aos funcionários desta Casa pelo atendimento que dão aos deputados estreantes.
O Sr. Deputado José Natal - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO PEIXER - Pois não!
O Sr. Deputado José Natal - Deputado Maurício Peixer, obrigado pelo aparte.
Eu quero dizer que é uma satisfação ter um amigo nesta Casa. O PSDB, com certeza, está mais fortalecido, pois a sua experiência como legislador na Câmara Municipal de Joinville irá contribuir aqui no Legislativo de Santa Catarina nas ações que devemos implementar na manhã e tarde de hoje. Porque as matérias que serão votadas aqui são, sim, de interesse da sociedade de Santa Catarina, são de interesse do governo do estado de Santa Catarina.
Quero dizer que ele está cumprindo a sua função em favor das pessoas, porque o governador não faz para ele, não faz para um grupo, como tentou passar a deputada Ana Paula Lima ao se pronunciar da tribuna. Isso não é verdade. Temos que ter transparência. Ouvi algumas asneiras, no meu entendimento, por parte da deputada Ana Paula Lima.
Levando para o lado político, sim, qual é a forma melhor do governo colocar a questão? É através de uma medida provisória neste momento. Ele poderia estar gastando esses investimentos através da Defesa Civil, que é o órgão oficial que recebeu da sociedade os donativos, mas o governador mandou uma medida provisória para que a sociedade e os parlamentares saibam o destino desse dinheiro, e a Oposição não quer aceitar. Se não tivesse feito dessa forma para dar mais transparência, também estariam reclamando.
E há tantas outras coisas a colocar, mas complementarei, se o deputado Elizeu Mattos depois conceder-me um aparte.
Mas fico feliz por ter o amigo aqui nesta Casa e, com certeza, Joinville está bem representada.
Muito obrigado!
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO PEIXER - Só para complementar, gostaria de dizer que fico feliz porque fui secretário quando Luiz Henrique da Silveira foi prefeito de Joinville e conheço muito bem as suas ações, como age, como faz. Ele é um empreendedor e realmente está fazendo, porque a população agora está precisando.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)