Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 029ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/04/2021
DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK (Orador) - Informa que, no dia anterior houve uma reunião, de forma virtual, com o Vereador de Navegantes, Jonas, junto ao presidente da Celesc, a quem agradece, para tratar sobre algumas dificuldades do município de Navegantes. Lamenta o crime que ocorreu no município, onde uma senhora de 35 anos foi violentamente assassinada. Expressa sua revolta em ver pessoas sendo liberadas de presídios, inclusive com crimes violentos, e também com o grande número de feminicídios que vêm ocorrendo. Mostra-se contrário à soltura de bandidos, mesmo com as medidas protetivas, pois acredita que é uma ilusão acreditar que irão se apresentar, conseguir emprego e reabilitar-se socialmente.
Demonstra preocupação em combater a violência contra a mulher, e relata que recebeu o prefeito Jorge Kruger e a vereadora Gilmara Giotti, para acompanhá-los em uma reunião na Delegacia Geral da Polícia Civil, onde foram recebidos pelo Delegado Geral Paulo Koerich e pelo Delegado Fernando Kalfas. Conta que a reunião abordou sobre a criação de uma delegacia especializada em proteção à mulher, em Timbó, onde ocorrerá a mudança do Fórum, e o prédio antigo ficará à disposição da Prefeitura do município, que cederá parte desse imóvel para a criação da delegacia especializada em proteção à mulher. Cita que a delegacia deve contar com uma delegada, escrivã, agentes, psicólogos, assistente social e todos os profissionais necessários para prestar o auxílio às vítimas. Entende a dificuldade de uma mulher vítima de crime chegar em uma delegacia, até mesmo para relatar o fato ocorrido. Lembra que, como Delegado Geral, incentivou a criação de delegacias de proteção à mulher. Relata que, em Curitibanos, a delegacia da mulher foi montada junto a delegacia regional, inclusive com uma área de descontração para as crianças, para que seja possível tirar um pouco da carga negativa que a família sofre, fazendo com que seja possível conversar com a vítima e apurar os fatos, evitando que esses crimes continuem acontecendo.
Registra que recebeu em seu gabinete, o prefeito de Bom Jesus do Oeste, Airton Reinehr, acompanhado de secretários, onde foram entregues cópias da emenda de R$ 120 mil, que atende uma reivindicação do município, através do Vereador Vilmar e do Sargento Eliseu da Polícia Militar. Comunica que essa emenda será usada para aquisição do kit que a polícia militar tem comprado, com viaturas e outros equipamentos para cada Município. Comenta também sobre emendas de mais R$ 3 milhões, que atenderam mais de 27 municípios, que receberam viaturas, sistemas de monitoramento e outras necessidades que melhoram a segurança pública. Parabeniza o Sargento Vilmar pelo trabalho realizado em Bom Jesus do Oeste. Agradece a reunião que teve com o presidente da Câmara de Balneário Camboriú, vereador Marcos Augusto Kurtz, destacando um pedido de emenda parlamentar para o campo da Barra, solicitando que seja colocada grama sintética no local, no qual a prefeitura já está tratando da iluminação do espaço.
Explica que, todos os dias, recebe informações estatísticas sobre a Covid-19 no Estado de Santa Catarina, que o preocupam, pois tem ciência que houve a volta da lotação total, e quase todas as regiões, exceto Florianópolis, apresentaram crescimento no número de casos. Teme uma terceira onda da pandemia, relembrando que a situação ainda não está controlada, e reforça a necessidade de vacinas e de cuidados, pois a pandemia pode voltar a atingir o Estado.
Deputado Ricardo Alba (Aparteante) - Parabeniza o Deputado pelo tema abordado, ressaltando que também falou no plenário sobre a criminalidade em Santa Catarina, sobretudo em relação ao feminicídio. Diz que, como oficial de justiça, trabalhou muito na defesa e proteção da mulher catarinense, em medidas que assegurem a proteção da mulher, através da aplicação da Lei Maria da Penha. Concorda com o Deputado sobre a lei criminal no Brasil ser branda com o criminoso. Acredita que a Assembleia, dando visibilidade a essa temática, será possível sensibilizar a sociedade e o poder público para proteger as mulheres de forma efetiva.[Taquigrafia: Northon]