Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 004ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 10/02/2011
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Sr. presidente, sras. deputadas e srs. deputados, quero fazer o meu agradecimento à bancada do meu partido, que mesmo com a nossa pouca experiência na Casa nos indicou para ser vice-líder do partido. Agradeço ao meu líder que tem unido a bancada e o partido, deputado Dado Cherem. Agradeço aos deputados Dóia Guglielmi, Marcos Vieira, Gilmar Knaesel, Nilson Gonçalves e Serafim Venzon pela confiança e pela acolhida que nos tem dado.
Quero parabenizar o deputado Antônio Aguiar, meu conterrâneo de Canoinhas, pelo projeto e pela iniciativa. Também quero parabenizar o deputado José Milton Schaffer pela sua posição. Tenho alguns amigos e uma cota de compromisso com o sul, mas meus amigos diziam que no sul era difícil fazer voto, porque havia um candidato muito bom do qual eles eram admiradores.
Então, vejo a admiração da comunidade por v.exa. e parabéns pela expressiva votação. porque Deus nos dá o retorno. Essa sua forma de agir, sempre alegre, disposto, querendo resolver, é muito importante.
Também gostaria de dizer, inclusive, o deputado Darci de Matos falou sobre a questão dos acidentes de trânsito, que está havendo uma carnificina entre a juventude do nosso país. Aqueles que acabam se envolvendo com as drogas e com a criminalidade não chegam aos 25 anos. Muitos jovens perdem a vida por estarem ligados à criminalidade.
Eu sempre disse nas reuniões em que participava, nas palestras nas escolas, que o jovem que se envolve com drogas quando vai bem, vai para a cadeia, que é um triste fim para ele e para a família. O normal é acabar se envolvendo e sendo vítima de homicídio. Mas os jovens estudantes, trabalhadores, infelizmente, não têm o cuidado necessário no nosso transito. Muitos jovens estão morrendo em virtude dessa carnificina que ocorre no trânsito brasileiro e catarinense.
Então, programas têm que ser feitos, e temos levar às escolas, deputado Mauro de Nadal, esse trabalho de conscientização do nosso jovem, tanto com as drogas quanto no trânsito, que são as maiores causas de mortes em nosso país da juventude.
Quero registrar e agradecer a presença do vereador Rui Mendonça, do vereador Valdecir Casagrande, do Ilmar Dalla Costa da direção da Uvesc, dos vereadores que são do município de Descanso e que estão na capital com muitos pleitos do município, parabenizando-os pelo brilhante trabalho que fazem na Câmara de Vereadores. O vereador Rui Mendonça, presidente da Uvesc por um longo período, foi muito competente na direção.
Quanto à Uvesc, já estamos elaborando um projeto de reconhecimento como entidade pública, pelos relevantes serviços que a União dos Vereadores de Santa Catarina presta à população do nosso estado. Entidade que eu tive a felicidade de também ter sido presidente.
Quero registrar que estamos nesta semana comemorando os festejos de aniversário de São Miguel d'Oeste, dia 15 de fevereiro, com muitos eventos organizados pela administração municipal e pelas entidades organizadas, CTGs, que é um evento tradicional já, tradicionalista e tradicional em São Miguel d'Oeste. Nós estaremos participando de todos esses eventos. E a comunidade tem muitos motivos para vibrar.
São Miguel d'Oeste, uma cidade muito acolhedora, muito boa, inclusive o prefeito municipal, Nelson Foss da Silva, já solicitou e estaremos acompanhando-o na próxima semana em algumas audiências na capital do estado, procurando levar e aproximar a nossa capital do oeste catarinense.
Quero também aproveitar e parabenizar o governador Raimundo Colombo que anunciou em 30 dias a unidade prisional construída em Itajaí, que atende a Balneário Camboriú e a toda aquela região, que foi inaugurada em dezembro.
Alega-se no Deap, que é bem conduzido ali pelo Adércio José Velter diretor do Deap, que há falta de efetivo. E nós temos aqui, deputado Sargento Amauri Soares, bons exemplos da terceirização no caso do presídio de Joinville, onde o estado tem o controle, mas é servido por uma empresa que ganhou uma licitação e administra o presídio.
Parece-me que essa foi a alternativa encontrada, pelo que o noticiário diz, e o governo determinou que em 30 dias aquela unidade prisional estivesse funcionando. Foi o objeto de manifestação do nosso colega, deputado Volnei Morastoni, e é muito importante para a segurança da região. Não podemos ter a permanência de presos nas delegacias da região. Isso engessa o trabalho policial, o trabalho de investigação. Temos que investir no sistema prisional, que é muito importante.
Quero também registrar aqui que a delegada regional de Rio do Sul, Patrícia Zimmermann D'Ávila, fez agradecimentos ao Saer, Serviço de Helicópteros da Polícia Civil, pelo trabalho que prestou em Mirim Doce, Rio do Campo, quando da última enchente. E o Saer, que tem apoiado no trabalho de cobertura de ações policiais, tem ajudado muito na questão de atendimento. E lá atendeu a muitos casos de doentes, de grávidas, de levar alimentação para as famílias que estavam ilhadas, assim como sei que se dividem com o trabalho do serviço aerotático da Polícia Militar.
O Saer fez um grande trabalho e quero registrar o agradecimento que eu li da delegada Patrícia Zimmerman. Também quero aproveitar para parabenizar o delegado Ênio Mattos, da delegacia de homicídios, que prendeu os responsáveis pela morte do argentino Raúl Alberto Baldo, aquele crime ocorrido no norte da ilha.
Quero parabenizar a brilhante equipe do delegado Ênio, pois dos doze homicídios ocorridos neste ano, na capital, sete já têm autoria identificada. Então é uma equipe que tem funcionado, tem trabalhado, é dedicada e tem profissionais valorosos que devem ser valorizados.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)