Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 079ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/09/2019
DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK (Orador) - Parabeniza a deputada Paulinha pelo posicionamento, bem como a deputada Ada De Luca, que manifestou-se a favor da orientação sexual em idade adequada.
Ressalta que as diferenças precisam ser respeitadas, entretanto não concorda que a criança em tenra idade seja orientada a escolher o que ela quer ser. Também concorda que a educação tem que vir da família, com orientação quanto a doenças transmissíveis e gravidez precoce.
Registra que recebeu a visita de Bruno Ambrósio, Diretor de Relações Governamentais da Souza Cruz. Ele veio explicar o fechamento da Souza Cruz em Blumenau, que é uma questão estratégica da empresa. Também citou que 57% do cigarro consumido no país é contrabandeado, e aqui o imposto é quase 80% do seu valor, enquanto no Paraguai é 18%, ficando impossível competir nesta situação.
Esclareceu que Santa Catarina perde R$ 150 milhões de imposto por ano, pela mercadoria contrabandeada. Também as campanhas antitabagismo reduziram os fumantes, desta forma não conseguem mais manter a estrutura de Blumenau. Destacou que os funcionários desta unidade estão saindo com todos os direitos e algo a mais, como reconhecimento pelo tempo de trabalho, e também houve a proposta para alguns continuarem em outra unidade.
Também diz que no estado são oito mil famílias que vivem da produção de fumo, que é o melhor do Brasil e do mundo, até, a esta produção continuará a ser recebida pela empresa, e também a exportação continuará sendo feita por Santa Catarina.
Esclarece que tal cultura, mesmo em área menor, dá um excelente ganho para o produtor, que tem um padrão de vida mais elevado do que os demais produtores, entretanto a fase é de dificuldade para a empresa, não havendo neste fato responsabilidades do governo municipal ou estadual.

Deputada Ada De Luca - Esclarece que orientação sexual na escola envolve também se a criança é gay ou não, e é preciso saber lidar com isso sem discriminação. [Taquígrafa: Sara]