Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 115ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 14/12/2011
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Sr. presidente, srs. deputados, o deputado Sargento Amauri Soares falou muito bem quando disse que essa lei é boa e justa para todas as categorias da segurança pública, apesar de não ser a ideal.
Temos hoje a demonstração de que o respeito, a admiração, o conhecimento muitas vezes valem mais até do que dinheiro, porque sei que se os praças que estão aqui tivessem que renunciar a algum aumento para que os seus colegas fossem anistiados, eles ficariam sem aumento.
Então, o que vemos hoje é uma alegria muito maior, somada a essa política salarial do governador Raimundo Colombo, que tem prazo, data e valores determinados. Não é o ideal porque não é exatamente aquilo que os policiais civis queriam. Por quê? Porque alguns não compreendem, e conversei muito sobre isso com o governador, que não fecha as portas, pois sabe que há distorções, que há funcionários ocupando funções administrativas recebendo salários de R$ 700,00 no estado, mas há um descontentamento muito grande na Polícia Civil, pois há pessoas sem qualquer construção, como nós dizemos, sem conversar com o governo, com a Fazenda, com a Administração, que entregaram um documento ao vice-governador no Hotel Majestic, sugerindo uma política salarial que eles entendem possível, ideal, e que passou a ser comentada como uma verdade absoluta. E quando tudo aquilo não se tornou verdade, o aumento concedido, que não é o ideal, mas é bom, passou a ser muito ruim.
Então, criou-se uma expectativa através de um grupo, e não se sabe exatamente com qual objetivo, talvez algum objetivo político, que entregou um documento ao vice-governador com aumentos que o estado não teria condições de suportar neste momento.
Então, gostaria de dizer aos colegas policiais civis que essa caminhada tem que prosseguir, mas nesse momento temos que entender que o possível foi feito. Tivemos a questão da aposentadoria especial que a Polícia Militar tinha, que os bombeiros tinham, mas os policiais civis demoraram quase 20 anos para conquistar.
Vejo a promoção merecida que satisfaz a tantos policiais militares. Confesso que recebi vários telefonemas e vários e-mails de tenentes-coronéis que já se aposentaram e que agora se sentem injustiçados, porque quem vai-se aposentar agora vai levar o que eles não levaram.
Tudo isso temos que construir nesta Casa e com muito equilíbrio e ponderação resolveremos todos os assuntos. Sabemos que o governador tem colocado as pessoas em primeiro lugar e por isso vamos melhorar.
Por isso voto "sim", porque sei que é bom, e é claro queremos o melhor.
Muito obrigado!
(Palmas das galerias)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)