Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 072ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/07/2014
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Obrigado, sr. presidente, pela deferência.
Quero saudar todos que nos acompanham e, de forma especial, a nossa amiga e vereadora Leisi Wandscheer, do município de Bom Jesus do Oeste, uma atuante vereadora que faz um grande trabalho naquela Câmara e que hoje está na Assembleia Legislativa. Nós sempre acompanhamos na região o trabalho desenvolvido por ela.
V.Exa., sr. presidente, falou do resultado de 7x1 do Brasil na Copa, mas este resultado traz grandes lições para todos nós. Primeiramente, que se ficássemos campeões com um time medíocre, parece que o medíocre está bom, seria premiar a incompetência, seria premiar pessoas que não merecem.
Sem demérito a este ou àquele atleta, mas hoje a nossa Seleção não é campeã mundial, e o nosso treinador ia parecer que era o senhor dos senhores, porque ontem ele cometeu um grande erro: nossa seleção jogou com uma seleção preparada, que está há muitos anos jogando junto, que é o caso da Alemanha, e sai com quatro atacantes, como se tudo fosse festa. E o time alemão, que entrou certinho, que está focado no objetivo, deu a resposta, quando nós nem sabíamos mais se era gol ou era replay, que foi muito rápido aquele resultado. Mas vejo que este resultado trouxe lições.
O Brasil mostrou a nós mesmos o que já sabíamos, e ao mundo que pode fazer uma Copa do Mundo. É um país que tem condições na educação, na saúde, em todas as áreas de desenvolvimento, destacando-se na agricultura. Santa Catarina com 1,5 de território nacional está entre os primeiros estados em tudo que é tipo de produção agrícola, agropecuária, em produção de leite, na produção de eletrônicos, enfim, em todas as áreas. Então, o que temos que fazer? Mostrar que como nós conseguimos organizar uma Copa do Mundo, vamos conseguir fazer também muito mais ainda pela educação, pela saúde, pelo sistema de transporte, pela implementação dos metrôs e ferrovias.
Acho que o resultado de ontem até o torcedor levou na brincadeira, e no Facebook, nas redes sociais, vimos até muita criatividade do brasileiro nas brincadeiras, nas piadas. Por quê? Porque o brasileiro sabe que é possível ganhar, mas sabia que com aquele time não merecia, pois quando se ganha com incompetência está-se premiando pessoas que não fazem jus para receber aquele título, aquele benefício.
Entendo que foi bom para mostrarmos que o técnico, que o líder, que quem comanda as coisas tem que ter prudência, tem que respeitar, tem que saber que sempre pode ter alguém melhor, que pode fazer melhor. Eu acho que tudo isso aconteceu de forma que nós repensemos o país. Então, não foi uma catástrofe social, foi uma catástrofe esportiva e que servirá de lição para que efetivamente o nosso país possa buscar no caminho, na forma correta, melhoras na educação, no transporte, enfim, em todos os setores.
Por isso não podia deixar de fazer este registro. Mas quero aproveitar, ao mesmo tempo em que saudei a vereadora Laisi, para saudar também os deputados Daniel Tozzo e Carlos Stüpp, deputados que estão reassumindo e assumindo a Assembleia Legislativa, e dizer que venham para somar neste esforço conjunto para que esta Casa Legislativa ajude a fazer uma Santa Catarina cada vez melhor.
Então, quero saudar os deputados que estão assumindo, todos os brasileiros pela forma com que receberam e com que acompanharam o desenrolar de toda esta Copa do Mundo, exemplo de civismo, de civilidade, de respeito e, acima de tudo, de competência.
Obrigado, sr. presidente, pela oportunidade!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)