Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 025ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/04/2021
DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK (Orador) - Destaca o Dia Mundial da Saúde, na presente data, e presta uma homenagem a todos os profissionais da Saúde, em especial ao dr. Caio Treml, Prefeito de Rio Negrinho, e a seu vice, o enfermeiro Pablo. Saúda também o Prefeito Rabicó, de São José do Cedro.
Relata que, hoje pela manhã, houve a reunião da Bancada do Oeste, e falaram dos quatro hospitais que lá existem que são administrados pelo Instituto Santé, cujo contrato está finalizando, mas torce para que continue essa gestão.
Ressalta que a região lutou, juntamente com as lideranças, pela construção do Hospital Regional, e depois houve outra luta para implantar lá a Oncologia, porque os pacientes de câncer tinham que ir a Chapecó e a Florianópolis. Coloca que, em 2018, foi implantada a Oncologia, e até agora já houve 58 mil atendimentos. Cita que o Hospital Regional de São Miguel junto com o Hospital Regional de Chapecó evitam muitas ambulâncias na estrada, trazendo pacientes para atendimento.
Registra a visita do Presidente Jair Bolsonaro a Chapecó, pois o que foi feito lá deve ser estudado e aplicado em outros municípios, isto é, a Covid tem que ter atendimento imediato. Menciona que o Prefeito João Rodrigues adotou providências em Chapecó, fez um investimento no Centro de Eventos, com a ampliação de números de leitos de UTI e enfermaria, e o exame rápido de detecção da Covid, isolando as pessoas atingidas pelo vírus. Assinala que, de quase três mil casos em Chapecó, hoje está perto de 300 casos. Enfatiza que o Presidente Bolsonaro elogiou João Rodrigues pela forma como atuou, elogiou o Senador Jorginho Mello pelo Pronampe, que ajudou a salvar muitas empresas.
No Dia Mundial da Saúde, refere-se aos médicos e profissionais da Saúde, parabenizando a todos que estão nessa guerra contra um inimigo invisível, colocando sua vida em risco, e tendo a saúde afetada por tantas horas a mais de trabalho na UTI. [Taquígrafa: Eliana]