Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 099ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 11/10/2012
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Sr. presidente, srs. deputados e sras. deputadas, eu ouvi a manifestação do deputado Dirceu Dresch e quero dizer que acho que ainda tem que ocorrer algumas alterações na legislação eleitoral. É um absurdo esse impedimento ao cumprimento de mandados de prisão no período eleitoral.
Ele também falou sobre a questão dos julgamentos e gostaria de dizer que acho que o julgamento não tem que ter momento e hora. A Justiça tem que ser feita em qualquer momento. É uma afronta ao cidadão, deputado Manoel Mota, o marginal, com um mandado de prisão, no período eleitoral, poder desfilar de fronte ao Fórum de Justiça, ao promotor, ao juiz, ao policial e não poder ser preso. Isso daí é o Brasil com as suas peculiaridades, e que precisamos mudar!
Então, temos que proteger a democracia e respeitar o direito do cidadão, mas essas barbaridades não podem acontecer.
Mas faço esse comentário após ouvir as manifestações anteriores.
Eu assomo, hoje, à tribuna para homenagear a Polícia Civil não somente como instituição, mas na pessoa de cada policial, porque é ele que faz a história e é o orgulho da nossa instituição Polícia Civil.
Tivemos 52 candidatos nesse pleito eleitoral oriundos da Polícia Civil, dois candidatos a prefeitos, três candidatos a vice-prefeitos e 47 candidatos a vereadores, sendo que mais de 1/3 alcançou um resultado positivo na eleição. Muitos ficaram suplentes, com grandes perspectivas de posse, e todos tiveram uma participação muito importante.
Nós tivemos o vereador Acindino Mafra, de Ascurra, que foi eleito vereador. E os policiais que acabam entrando para a vida pública o fazem por serem pessoas com sentido muito voltado ao cidadão, buscando dar qualidade de atendimento, ser atenciosos e resolver o problema do cidadão.
Então, quanto há a participação política, isso demonstra que essas pessoas estão inseridas no meio social e participam ativamente da vida do município.
Portanto, o policial e o servidor da saúde são aqueles que atendem as pessoas num momento de dificuldade, num momento de dor. E quando essa pessoa dá um bom atendimento e é prestativa, acaba recebendo o reconhecimento da comunidade.
Tivemos em Rio do Sul a eleição de dois vereadores, o Cariso Savio Giacomini e o Mário Miguel que foi reeleito e com o slogan "Gente Nossa", slogan que usei em todas as minhas campanhas. E quando ele começou a carreira, disse que pegaria o meu slogan. É um grande amigo e um grande policial.
Tivemos o Carlos Evandro Luz, delegado de Polícia, que foi eleito vereador em Caçador. Também tivemos: Elton Aguiar Ramos, que já era vereador, eleito no município de Capivari de Baixo; Fernando Callfass, do município de Xanxerê, um jovem dinâmico, um delegado envolvido com as questões sociais. É um grande policial no combate à criminalidade, mas também é uma pessoa muito atenciosa com os problemas da comunidade. Tivemos o Francisco Moreira Lopes, reeleito no município de Joaçaba. Além da sua atividade profissional na área da segurança, ele faz vários trabalhos sociais no município. Tivemos o Gerson Manoel Matia, reeleito no município de Fraiburgo; o Gilson Manoel Rosa, nosso agente de polícia que foi eleito vereador do município de Imaruí; o José Klock, reeleito no município de Indaial, nosso delegado de polícia e voltado ao combate firme a criminalidade e também com uma participação ativa na comunidade; o Lourenço Becker, reeleito vereador no município de Videira; o Luiz Henrique Sell, o Banha, vereador eleito no município de Palhoça, uma grande revelação e surpresa. O Banha é uma pessoa muito atenciosa com a comunidade de Palhoça e teve a felicidade da eleição numa campanha muito simples, humilde, visitando seus amigos de casa em casa. Foi uma vitória merecida, e sabemos que ele fará um grande trabalho como vereador. Tivemos a Márcia Cristiane Nassif, eleita vereadora no município de Mafra; a Maria Clarise Gomes Matteucci, reeleita no município de Taió; o Nilson Frederico Probst, reeleito no município de Balneário Camboriú, e o Lenoir da Rocha, que já é prefeito e foi reeleito no município de Mondaí, pelo PMDB. Foi um grande prefeito, foi delegado de Polícia, delegado regional de São Miguel d'Oeste. É uma pessoa que também tem um grande serviço prestado naquela região. Sempre foi um delegado da área de investigação, de combate à criminalidade. É uma pessoa firme em defesa da sociedade.
Assim como todos esses tivemos na capital Juninho Mamão fazendo uma grande votação mesmo estando como suplente, mas é um policial que representa as lutas da categoria. Está sempre presente em todos os embates em defesa da classe e sociedade e fez uma grande votação.
Então, aproveito este momento para fazer esse registro, essa homenagem aos policiais que tiveram a coragem de participar desse pleito da vida democrática do nosso país.
Temos visto que a instituição tem feito um trabalho muito grande em defesa da sociedade. E quero ressaltar o trabalho do delegado Cláudio Monteiro e de toda a equipe da DEIC, nos últimos dias, mesmo com as manchetes principais relacionadas às eleições, ao momento democrático, com casos de prisões de quadrilhas desbaratadas, de apreensões de grande quantidade de drogas, enfim, um trabalho incessante.
Então, quero parabenizar a equipe do DEIC e todos os nossos policiais civis do estado. Parabéns aos eleitos, parabéns a todos que participaram desse pleito eleitoral.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)