Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 008ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 30/03/2006
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Sr. presidente, srs. deputados, público que nos acompanha, desejo saudar os delegados Luiz Vanderlei Saulo, Ricardo Lemos, Thomé, Getúlio Scherer e Claudionei Schurkin, o policial Raul, enfim, todos os que estão visitando esta Casa. É uma satisfação a presença deles nesta Casa.
Pode parecer estranho, mas faço aqui um pronunciamento de despedida com muita felicidade, por ter nesse período encaminhado aquilo que pretendia em termos de representação, em termos da nossa região, dos projetos da Segurança Pública, do projeto de aposentadoria, que era uma reivindicação de mais de 20 anos da nossa carreira, e por conseguir, junto com todos os deputados desta Casa, que isso fosse viabilizado.
Tive a oportunidade de, em vários momentos, conversar pessoalmente com o governador Luiz Henrique da Silveira, mostrar a ele a importância desse projeto de forma técnica, como também a realização dos policiais em ver esse projeto aprovado nesta Casa.
Falta ainda o plano de carreira da Polícia Civil, que está em fase de elaboração; como tantos projetos da área da segurança que foram aprovados nesta Casa e que, felizmente, vão melhorar em muito a Segurança Pública.
Hoje, nesse período que me foi concedido, quero agradecer a Deus, pois tenho uma fé muito grande de que nada nessa vida acontece por acaso, tudo tem um porquê.
Desejo agradecer, também, à minha família, que me deu muito apoio, aos meus filhos, a Andrezza, aos meus amigos e companheiros, ao Sintrasc, à Adpesc, ao Simpol, à Ampoc, enfim, a todos os sindicatos policiais que conviveram conosco discutindo o encaminhamento dos nossos projetos.
Quero agradecer ao meu partido, ao presidente Dalírio Beber, que juntamente com a bancada, deu todo apoio e acompanhamento, ao meu particular amigo e nosso grande líder, senador Leonel Pavan.
Desejo agradecer ao prefeito Dário Berger, grande líder em Florianópolis, uma pessoa empenhada, que ama esta cidade, que gosta de conversar com a população para saber dos seus anseios; uma pessoa que tem feito muitas transformações, juntamente com o nosso amigo e deputado Djalma Berger; que está com muita vontade de transformar, de melhorar, de tirar aquele estado de estagnação da nossa cidade, pois parecia que tudo estava bem na capital, mas só que estava bem para alguns e, infelizmente, não estava bem para a grande maioria da população.
E essa mudança que o povo quis foi uma mudança certeira, pois ele pôde constatar que escolheu pessoas capazes e compromissadas com o sentimento popular de sempre melhorar a qualidade de vida das pessoas e da responsabilidade que têm como homens públicos.
Quero agradecer ao deputado Jorginho Mello, que foi um maestro nessa condução, nessa transformação, nessa oportunidade de que nós, na qualidade de suplente, pudéssemos assumir esse período na Assembléia Legislativa.
Agradeço ao grande líder, deputado Francisco Küster e também ao deputado Dado Cherem, titular da cadeira, secretário da Saúde, que agora está retornando a esta Casa. O deputado Francisco Küster é um ícone na história política deste país e do estado de Santa Catarina. Grande companheiro e grande amigo, que hoje está apoiando a administração municipal de Florianópolis.
Agradeço à presidência, aos srs. deputados. Isso aqui é uma passagem, uma escola de vida, um apoio às posições de cada um. Cada um com as suas peculiaridades, mas acima de tudo são deputados que têm uma responsabilidade muito grande com Santa Catarina, deputados que orgulham o nosso país, pois todos os projetos são estudados com o maior respeito, com muito carinho e com a preocupação de atender a população interessada, de atender o servidor e também de tornar o estado um estado com governabilidade, com condições, sem tentar tirar do Executivo o impossível, o que prejudica, o que inviabiliza a administração.
Então, a Assembléia é uma escola de vida, e tenho a satisfação de ter podido, nesse tempo, conviver com todos os srs. deputados. Tivemos aqui algumas divergências ideológicas, como disse o deputado Vânio dos Santos. Mas isso é da democracia. Temos o nosso ponto de vista, entendemos que o nosso país vai melhorar ainda mais com o futuro presidente, Geraldo Alckmin.
Aos servidores da Casa também quero deixar o meu agradecimento. Aqui se convive, há uma união. Acima de tudo há o trabalho profissional, a admiração, o respeito, a convivência, e tudo isso nos deu uma grande alegria por ter feito parte da Assembléia Legislativa.
Quero pedir a compreensão de todos, pois se não pudemos fazer o que todos esperavam, tenho a consciência tranqüila por ter feito tudo o que pude nesse período em que aqui estive. Esforcei-me ao máximo, procurei participar de todas as comissões, estar presente em todas as sessões.
Enfim, procurei corresponder ao mandato representando a classe da Segurança Pública, a nossa Polícia Civil e também a região do extremo oeste, onde por mais de 20 anos estivemos exercendo a função como delegado de polícia e onde temos a nossa base eleitoral, e também a nossa querida Balneário Camboriú, onde estamos exercendo atividade profissional.
Não somos políticos de profissão, temos a nossa atividade, fazemos da política um ato de devoção, fazemos uma proposição porque gostamos e quando incumbidos pela população, pelos nossos amigos, de representá-los. Quero sempre estar representando o povo com muita dignidade, com muito respeito e principalmente com a consciência tranqüila.
Sempre digo que o servidor público, o político, não deve ter satisfação ao assumir um cargo, ele deve ter satisfação quando ele deixa o cargo. Ele precisa ter a consciência tranqüila por ter feito tudo o que era possível naquele período.
O Sr. Deputado Djalma Berger - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Pois não!
O Sr. Deputado Djalma Berger - Deputado Maurício Eskudlark, quero parabenizar v.exa. por esse período aqui na Assembléia Legislativa. Não estive presente nas sessões porque estive afastado, licenciado do Parlamento, mas tive a oportunidade de acompanhar por várias e várias vezes na TVAL a sua participação aqui na Assembléia Legislativa.
Quero só dizer que a sua participação muito orgulhou o nosso partido, muito orgulhou os seus amigos, dos quais considero que faço parte, não só eu como o meu irmão que tem em v.exa. um dos amigos de primeira hora.
Meus parabéns pela sua participação na Assembléia Legislativa. E acima de tudo desejo a v.exa. todo sucesso, toda sorte nas suas próximas caminhadas, nas suas próximas empreitadas, que seguramente farão bem não só a v.exa. como a todos aqueles que representa.
Meus parabéns! Um forte abraço e conte sempre com este deputado.
O Sr. Deputado Joares Ponticelli - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Pois não!
O Sr. Deputado Joares Ponticelli - Também quero me associar à manifestação aqui proferida pelo deputado Djalma Berger. V.Exa. ficou pouco tempo aqui, mas foi um tempo de muita produtividade. Tive a oportunidade de acompanhá-lo no dia-a-dia. Um deputado sempre presente, sempre atuante, brigador pelas suas causas. Foi um período de conquista para a sua categoria em especial, para todo o setor que v.exa. bem representa. E com toda a certeza aconteceram graças à sua intervenção, ao seu trabalho incansável. Já o conhecia, mas não tinha tido a oportunidade ainda de conviver com v.exa.
Foi um grande prazer conhecê-lo melhor, como um deputado dedicado, um profissional responsável, um cidadão catarinense que tem muito a dar para o nosso estado. Sucesso na sua jornada, e espero que v.exa. possa contribuir ainda para o crescimento de nosso estado.
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Agradeço, deputado Joares Ponticelli, grande amigo e grande tribuno nesta Assembléia.
Então, quero agradecer a toda população de Santa Catarina e dizer que fizemos aquilo que estava ao nosso alcance. Vamos continuar a nossa atividade profissional e política. Tivemos ontem a reunião da bancada. Há a possibilidade de um revezamento. E se isso ocorrer, estaremos aí para prestar o relevante e mais esforçado serviço para o estado de Santa Catarina e para o nosso partido. Mas de qualquer maneira, sentimos hoje, com grande satisfação, a honra de poder ter participado.
Quero dizer a todos da Udesc que acabamos de assinar uma proposição com outros deputados também para uma audiência pública, para a discussão dos assuntos de interesse da Udesc. Somos parceiros nesta discussão e se estivermos aqui, estaremos solidários, e se não estivermos, estaremos fazendo o nosso pronunciamento favorável.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)