Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 047ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/05/2014
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Sr. presidente e srs. deputados, quero saudar o prefeito Evandro, do município de Penha, e seus vereadores que hoje estiveram visitando o presidente do Tribunal de Justiça, pleiteando uma comarca para o município de Penha, que hoje depende da comarca de Piçarras, eis que mais de 70% do volume de processos da comarca de Piçarras é do município de Penha.
Então, o município de Penha tem um número duas vezes maior do que o município de Piçarras em movimentação de processos e automaticamente isso demonstra um número maior de pessoas e também um maior desenvolvimento econômico. Então, há várias peculiaridades no município de Penha. Acompanho muito as manifestações da, também presente, vereadora Adriani Tibeco, que sempre posta no facebook os eventos e as necessidades do município.
Fomos muito bem recebidos pelo dr. Nelson, presidente do Tribunal de Justiça, pelo dr. Silvio Franco, o juiz que assessora a Presidência, e sabemos desses estudos para a colocação no PPA e do planejamento para as primeiras ações através da Casa da Cidadania, através de audiências, para culminar depois com a comarca de Penha. Essa é uma necessidade, pois se trata do terceiro destino turístico de Santa Catarina, além de Camboriú e Florianópolis, e um dos mais procurados do sul do Brasil, com o Parque Beto Carreiro.
A administração municipal se colocou no apoio no que se refere à infraestrutura. Esteve presente o vereador Juju, presidente da Câmara de vereadores. A própria Câmara se dispôs a ajudar. Isso vem a ser uma solução para o Judiciário e para aquela sociedade que precisa da garantia da Justiça, do acesso fácil, de uma resposta rápida. Então, essa reivindicação atende a população de Penha.
Temos certeza de que o Tribunal de Justiça, dentro do planejamento para o estado de Santa Catarina, vai começar a praticar ações de atendimento à população, que já são preparativos para a implantação da comarca de Penha.
Foi muito importante essa reunião. E, na próxima quinta-feira, também teremos na secretaria da Segurança uma audiência com vereadores e lideranças de Navegantes sobre questões de segurança pública, pois houve um crescimento no número de roubos em estabelecimentos comerciais. Isso é cíclico. E a Segurança Pública precisa dar a sua resposta.
No oeste catarinense está sendo realizada mais uma Operação Ágata e lá pudemos ver carros do exército, da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária Federal. Foi um trabalho conjunto, de presença. Essa sintonia é importante.
O pessoal do Exército é preparado no sentido de que quem está do outro lado é inimigo, já a Polícia é preparada para identificar pessoas problema muitas vezes no meio de uma multidão. Mas o Exército é uma instituição de respeito e pode ajudar, e muito, na segurança pública, até pela força que representa e o respeito que tem perante a sociedade.
Quero falar também aqui, deputado Silvio Dreveck que foi presidente da nossa CPI da Telefonia Móvel, sobre o que está acontecendo com a TIM. Acho que nos últimos dias, não sei das outras operadoras, mas tenho verificado que a TIM está um caos, seja no município de Itapema, no município de Balneário Camboriú, aqui mesmo em Florianópolis, nas grandes cidades, porque às vezes achamos que estão melhorando a qualidade de comunicação, a tecnologia 3G, do sinal de celular das grandes cidades, mas que no interior fica meio abandonado. Mas em Balneário Camboriú a telefonia, principalmente, da TIM, está um caos. No centro de Balneário de Camboriú, na Avenida Brasil, em qualquer lugar da cidade, você não consegue ligar e quando consegue cai a ligação. É um problema grave. Então, acho que daqui a alguns dias o deputado Silvio Dreveck vai ter que reativar, deputado Ismael dos Santos, a CPI da Telefonia, para vermos o que efetivamente está acontecendo.
Quero mandar um abraço ao meu amigo Tigrão, da Rádio Menina, da TV Mocinha, do canal 100. Lá a programação sempre inicia a partir das 18h, e ele tem falado sobre esse problema. Ele é um crítico muito justo. Quando é para reconhecer e elogiar ele sabe fazer e quando é para criticar ele critica.
Quero registrar o trabalho do Tigrão e dizer que ou a imprensa começa a cobrar, a se manifestar, ou precisamos adotar outras medidas através, inclusive, da própria Assembleia Legislativa para melhorar a questão da telefonia. É um caos também aqui nos municípios da Grande Florianópolis, São José, Palhoça e no nosso litoral norte, onde eu resido, em Balneário Camboriú.
Então, acompanhamos, conversamos com as pessoas, vimos as pessoas ligando, enviando mensagem que chega somente dois dias depois, vimos a dificuldade de completar uma chamada. E isso que é uma atividade altamente lucrativa para as empresas de telefonia. Então, quero deixar o nosso protesto, principalmente sobre a TIM, eis que nós somos testemunhas do descaso para com o tratamento com o cidadão.
Acredito que todas as companhias possuem as suas dificuldades, mas a TIM é um caos e um descaso a parte de desrespeito com o cidadão. Investem muito em propaganda, muito naqueles homens de azul, mas falar que é bom não se consegue. Acho que precisa mudar um pouco o foco e termos uma resposta nesse sentido.
Era essa a nossa manifestação.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)