Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 108ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 25/11/2014
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, quero saudar todos que acompanham esta sessão.
Hoje é um dia especial para a nossa Assembleia, porque teremos aqui a sessão solene de entrega da Medalha do Mérito Legislativo Catarinense.
Quero valorizar e reconhecer as pessoas que fazem, que trabalham pelo nosso estado. A gratidão, a valorização, o reconhecimento são valores fundamentais para o ser humano. E os deputados vão cada um fazer a sua homenagem, a sua entrega a algum cidadão catarinense pelos serviços prestados. Teremos várias pessoas conhecidas sendo homenageadas. Eu cito aqui o caso do ex-deputado e, hoje, conselheiro, Julio Garcia, que é homenageado do nosso colega, deputado, José Nei Ascari. O Julio Garcia que na sua trajetória de vida marcou Santa Catarina por ações, pelos seus atos e pela preocupação com o bem-estar da população do nosso estado.
O Julio Garcia, que foi funcionário do Banco do Estado de Santa Catarina e deputado, hoje conselheiro do Tribunal de Contas, é autor, dentre muitos projetos - mas esse, especialmente, marcou a sua passagem por esta Casa quando foi presidente, aliás, foi o primeiro presidente eleito por unanimidade - do projeto que destina recurso do Fundo Social, mensalmente, às Apaes do nosso estado. É uma homenagem meritória, uma escolha e uma lembrança muito feliz do nosso colega.
Nós tivemos a iniciativa de homenagear o empresário Paulo Cesar Stürmer, que é da construção civil e tem uma história de vida muito bonita.
Paulo César Stürmer é um empresário muito conhecido e que, além disso, apoia projetos filantrópicos na área da Saúde, socioeducativos e culturais, além de algumas escolinhas esportivas voltadas a crianças carentes, que ninguém sabe. É um empresário conhecido, todos conhecem as suas obras, as suas empresas, mas ele, no anonimato, faz um trabalho social também muito grande.
Assim como já tivemos a oportunidade de homenagear o padre Hélio da Cunha, da paróquia de Campinas e Kobrasol, em São José, pelo seu trabalho comunitário, social e religioso nesta oportunidade, no dia de hoje, escolhemos para essa homenagem o empresário Paulo César Stürmer.
(Passa a ler.)
"Paulo César Stürmer nasceu em 28 de setembro de 1956, na cidade de Três Passos, Rio Grande do Sul. De origem humilde, desde cedo começou a ajudar o pai nas entregas da padaria, negócio que por muitos anos sustentou sua família. Mais tarde, ao completar o ensino médio, abriu mão do convívio familiar e foi cursar Engenharia Civil na capital, Porto Alegre, onde se graduou em 1981 pela PUC.
Após isso, ele foi para município de Descanso, no extremo oeste do estado. Foi o responsável técnico da prefeitura daquele município e montou um escritório de elaboração e execução de projetos residenciais e comerciais.
Em 1987 fundou, naquela cidade, a empresa Macodesc Material de Construção Ltda. e objetivando o crescimento da empresa, em 1992, mudou a sede da mesma para a cidade de São Miguel d'Oeste, onde está estabelecida até os dias atuais.
Atualmente, a empresa é referência pela execução de diversas obras importantes no estado, destacando-se em obras de incorporação, residenciais, comerciais, industriais, escolares, hospitalares e de segurança pública. As empresas do grupo possuem 55 mil m2 de obras em andamento e empregam 300 colaboradores diretos.
Da mesma forma, como trabalha para sua exitosa trajetória profissional, sempre foi uma personalidade muito participativa na comunidade. É membro efetivo de clubes de serviços, diretorias e associações comunitárias. Destaque para a presidência do Rotary Club tendo seu trabalho reconhecido pelo prêmio Destaque Distrital e Paul Harrys. Foi presidente do Sinduscon Extremo Oeste, Sindicato Patronal da Construção Civil, onde atua hoje como delegado junto à Fiesc. Apoia projetos filantrópicos ligados à saúde, também socioeducativos e culturais, voltadas às crianças carentes."
Então, por essa razão, faço essa homenagem, assim como já tive a oportunidade, nesta Casa, de homenagear o padre Hélio da Cunha, da paróquia da Campinas, onde a minha mãe, dona Joventina também é ministra e participo de vários eventos, acompanho e sou testemunha do empenho do referido padre pelo bem estar social. E essa também é a nossa homenagem ao engenheiro Paulo César Stürmer, à sua família, aos grupos colaboradores, enfim a todos que acompanham e conhecem o trabalho que o Paulo desenvolve.
O Sr. Deputado Darci de Matos - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Pois não!
O Sr. Deputado Darci de Matos - Sr. presidente, rapidamente eu gostaria de citar as presenças das vereadoras Carla do PTB e Renilse, do município de Três Barras.
Sejam bem-vindas!
Deputado Maurício Eskudlark, sei que v.exa. foi bem votado nesses municípios, nasceu no município de Canoinhas e ajuda todo o estado de Santa Catarina, mas sobretudo, o planalto.
Quero também fazer um elogio ao técnico-advogado dr. Alexandre Waltrick, que é o presidente da Fatma, que tem feito uma gestão, deputado Padre Pedro Baldissera, com inteligência e dedicação, mesmo com dificuldade e carência de técnicos, e tem dado celeridade aos projetos de licenciamento que são fundamentais para Santa Catarina.
Portanto, aos técnicos da Fatma, ao presidente Alexandre Waltrick, os nossos elogios, os nossos parabéns pela eficiência e pela dedicação, pela transparência e acessibilidade aos cidadãos catarinenses que procuram a instituição, que é muito importante para o nosso estado.
Quero dizer que a presidente Dilma Rousseff venceu as eleições e está no momento da formação do seu ministério, Padre Pedro Baldissera, e a nossa preocupação com a nova política econômica da presidente Dilma é exatamente com todo o contexto econômico do Brasil, sobretudo com a questão da nossa indústria, que muito contribui para o PIB de Santa Catarina, do Brasil, e que se encontra num momento muito difícil em virtude da alta carga tributária, da falta de infraestrutura. Enfim, esperamos que a nossa presidente Dilma Rousseff possa, neste seu mandato, deputado Mauro de Nadal, consagrar-se como presidente que dá competitividade, e que ela possa preparar o Brasil para ser um país competitivo. Por quê? Porque o presidente Fernando Henrique Cardoso deu estabilidade econômica para o Brasil, Deputado Maurício Eskudlark, isso é inegável, foi fundamental, e o presidente Lula também é inegável que foi o presidente do social, dos grandes programas sociais para o Brasil. E a presidente Dilma Rousseff, no meu entendimento, deverá ou deveria ser a presidente da competitividade. Por isso e para isso ela precisa preparar o Brasil, em termos de energia, de infraestrutura, de portos, de ferrovias, dando uma atenção especial à nossa indústria que vive momentos difíceis. E dessa forma, o Brasil poderá voltar a crescer, a exemplo dos países aqui dos arredores que estão crescendo e que cresceram muito nos últimos anos passando o Brasil, inclusive. Muitas empresas foram embora para o Paraguai, para outros países; e muitas, compraram produtos da China e não estão produzindo mais aqui.
Isso desemprega e trás prejuízos para o nosso país.
Muito obrigado, deputado Maurício Eskudlark.
Muito obrigado, presidente Padre Pedro Baldissera.
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Muito obrigado, deputado Darci de Matos. Eu acho que são muito pertinentes as afirmações de v.exa., principalmente a preocupação dos brasileiros com os rumos da economia. E fico na torcida para que o mais rápido possível a presidente eleita, a presidente Dilma, escolha o caminho, as melhores pessoas para a condução da política econômica e para que realmente os empresários, os cidadãos sintam-se seguros com os rumos que o nosso país vai seguir.
Esperamos que seja melhor possível essa expectativa. Estamos na torcida e juntos nessa caminhada.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)