Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 086ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/09/2014
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Obrigado, sr. presidente, srs. deputados, público que nos acompanha, nossos amigos. Quero agradecer à minha mãe, d. Juventina, juntamente com o meu irmão Mauro que hoje pela manhã vieram fazer uma visita a esta Casa, para nos dar um abraço.
A minha mãe Juventina é ministra da igreja de Campinas, em São José, onde no próximo domingo o padre Hélio faz a tradicional missa. Assim, quero convidar todos os josefenses e a população da Grande Florianópolis para participarem.
O padre Hélio faz um trabalho espiritual e social muito bonito. Ele consegue reunir cerca de três a cinco mil pessoas nas missas, em função de seu trabalho, pelo carisma, pela fé que transmite a todas as pessoas.
Então, a minha homenagem ao padre Hélio, à minha mãe, d. Juventina, que é ministra, e a todos os ministros e ministras. Eu fui convidado pelo padre Hélio para participar, pois domingo eu sou festeiro na igreja de Campinas.
Estava verificando alguns temas para abordar e, no último final de semana, no sábado, infelizmente tivemos o falecimento do vereador Carlos Ely Castro, de Itajaí.
O vereador Carlos Ely Castro foi policial federal. Hoje é aposentado, uma pessoa de conduta ilibada, que lutou muito pelo projeto de implantação da Guarda Municipal, da Guarda Armada, no município de Itajaí.
É um projeto que já teve debates, audiências públicas. E sabemos que muitas vezes há resistência por parte da administração pública. Nessa implantação tudo é custo. O prefeito quer que a segurança fique com o estado, que a segurança fique com a união. Há algumas declarações, e agora ainda mais fortes, do prefeito Jandir Bellini, no sentido da efetiva implantação desse projeto que é importante para a segurança pública.
É importante ter a guarda municipal armada, é importante ter agentes de trânsito. É importante deixar o combate à criminalidade para a Polícia Militar e a investigação e a apuração para a Polícia Civil. Então, deixar as Polícias cuidarem da criminalidade, fazendo a proteção do patrimônio e do cidadão, e o agente de trânsito cuidar do trânsito. Com essa divisão de esforços melhora muito o trabalho.
Vi uma proposta, em nível nacional, da Presidência da República, no sentido de integrar as forças de segurança. Na verdade, já tem alguma integração, e ela dá certo, porque quando se fala em força nacional não existe um órgão específico que seja a força nacional, pois ela é composta por agentes de todos os estados, que são treinados de forma conjunta, que fazem esse trabalho. Por isso é muito importante essa integração, que se mostrou eficaz quando tivemos a Copa do Mundo, que integrou os organismos de segurança, com maior troca de informações, maior agilidade e resposta mais rápida para o cidadão.
Então, quero referenciar o cidadão Carlos Ely Castro que criou a Guarda Municipal que ajuda muito na segurança em todos os municípios. Isso traz qualidade de vida, pois a segurança, assim como a saúde, são fatores fundamentais para a qualidade de vida, até porque não adianta ter qualquer tipo de estrutura, se você não pode exercer seu direito. E para você exercer o direito à liberdade de praticar todos os seus atos, precisa de segurança.
O governo do estado incluiu milhares de novos policiais nesses últimos anos. Teve um concurso agora, que aprovou oito mil, em condições de serem aproveitados na Polícia Civil, para a segurança pública. E agora, com a implantação da promoção automática, vai abrir vagas no início da carreira, que permitirá o estado de fazer novas contratações. Sabemos que isso vai ocorrer, pois sabemos que o governador Raimundo Colombo tem essa preocupação de aproveitar todos os aprovados nesse concurso, pelo menos aqueles que estiverem dentro do prazo do concurso, que é de quatro anos.
Quero fazer o registro da visita do meu amigo Sérgio e agradecer pela presença.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)