Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 015ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/03/2013
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, público que nos acompanha pela TVAL.
Queria, hoje, tratar de dois assuntos, duas preocupações. Uma relacionada à educação em Balneário Camboriú, uma das maiores cidades de nosso estado, melhor em qualidade de vida, mas que ainda precisa de alguns investimentos e o outro assunto é a questão das BRs, principalmente no oeste catarinense, a BR-282 e a BR-163 em situações precárias e que necessitam de urgente atuação do DNIT, do governo federal.
Em Balneário Camboriú participamos há poucos dias da reunião da Associação de Moradores do Bairro das Nações, presidida pela Vera, presidente muito ativa, combativa e lá presente estavam várias autoridades municipais, vereadores. Foi primeiramente discutida a questão da segurança pública, deputado Antônio Aguiar, - sei de seu empenho pela segurança pública - com a presença do delegado Jorge e do comandante, já com algumas posições no sentido de melhorar o policiamento, sendo que já determinou algumas rondas e a solicitação de mais efetivos, de 40 novos policiais militares para o município, que é o pedido de todos os municípios.
Naquela reunião falou-se também na questão da educação. Balneário Camboriú, hoje com mais de 130 mil habitantes fixos, fora a temporada quando chega a 700 mil pessoas, infelizmente possui apenas um colégio de ensino médio do estado no centro da cidade. E nós temos bairros que são verdadeiras cidades, como o bairro das Nações e o dos Municípios e a grande reivindicação da comunidade é a extensão dos cursos de ensino médio, principalmente à noite, para os bairros. Essa reivindicação já foi encabeçada pelo vereador Pedro Francez, que faz uma brilhante atuação na Câmara de Vereadores. O município já disponibilizou uma área próxima à rua Paraguai e a nossa reivindicação, como moradores do referido município, é a construção.
Temos visto, deputado Antônio Aguiar, grandes obras na área da educação com a construção de colégios em vários municípios do estado, por exemplo, em Chapecó e há poucos dias em Jaraguá do Sul, lá no extremo oeste, uma obra muito grande de um colégio estadual. Investimentos como esses nos deixam muito orgulhosos. Mas temos muitos municípios precisando dessas obras, como é o caso de Balneário Camboriú, um município forte, com arrecadação própria e uma das maiores, senão a maior, renda per capita do estado, mas o estado tem que dar a sua contribuição. Temos colégios municipais como poucos ou talvez nenhum igual no estado de Santa Catarina que é o caso do colégio Ariribá. Mas precisamos também dessas obras por parte do estado.
Então, já que nós mobilizamos, oficiamos, solicitamos ao secretário da Educação essa atenção e um investimento num colégio estadual maior e descentralizado. Temos o Colégio João Goulart, o Maria da Glória, mas queremos um no bairro das Nações ou no bairro dos Municípios. Seria muito importante no bairro das Nações.
O Sr. Deputado Antônio Aguiar - V.exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Pois não!
O Sr. Deputado Antônio Aguiar - Gostaria de parabenizá-lo, deputado Maurício Eskudlark, pelo seu trabalho realizado em todo o estado de Santa Catarina, principalmente em Camboriú. V.Exa. merece, realmente, o respeito, principalmente da comunidade de Balneário Camboriú e Camboriú, onde sua atuação se faz com muita eficiência.
Mas o motivo de eu estar pedindo um aparte a v.exa. é parabenizá-lo por ser presidente da comissão de Segurança Pública. Parabenizá-lo e dizer que a Segurança Pública está em boas mãos.
Parabéns deputado Maurício Eskudlark.
O SR. DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Muito obrigado deputado Antônio Aguiar, de quem temos o orgulho e a satisfação de participar da nossa comissão, era previsto até para ser o vice-presidente. E acho que com todo o mérito, com todo o reconhecimento que abriu mão do espaço. Temos de vice-presidente o nobre deputado Carlos Chiodini, que também é um grande conhecedor da área e muito empenhado nesta questão.
Considero muito importante o governo do estado fazer esse investimento na área da educação em muitos municípios do estado. Como disse, eu não sabia da obra em Guarujá do Sul, que orgulha a população, que orgulha os catarinenses.
Estivemos em Chapecó, Nova Trento, juntamente com o governador Raimundo Colombo na reinauguração, após a reforma, do colégio estadual. E muitos investimentos estão ocorrendo no nosso estado nesta área. Até quero parabenizar o secretário da Educação pelo seu trabalho dinâmico. Vi o contato dele com os professores, com os alunos, o empenho, a dedicação e a confiança que recebe, porque muito mais do que querer comandar tem que ter essa sensibilidade e o respeito das pessoas. E o secretário tem e muitas obras estão encaminhadas.
Queremos ver nosso Balneário Camboriú com o novo colégio estadual no bairro das Nações ou no bairro dos municípios, mas principalmente no bairro das Nações.
E enquanto não se constrói, que o estado viabilize a possibilidade nos colégios já existentes da implantação do 2°Grau. Claro que queremos que construam, que tenhamos um espaço adequado para os nossos alunos, mas enquanto não se constrói uma obra própria, vamos utilizar os colégios existentes, deputado Dóia Guglielmi, e racionalizarmos o tempo. O pior que podemos ver é um colégio à noite com as luzes apagadas e alunos querendo utilizar o colégio.
Temos como racionalizar o espaço físico disponível e fazermos a implantação do 2° Grau em mais colégios no município de Balneário Camboriú, que é uma reivindicação nossa e de todos, e foi motivo da indicação do vereador Pedro Francez. Esperamos que a secretaria do Desenvolvimento Regional e a secretaria da Educação deem a atenção necessária.
Meu segundo tema seria sobre as BRs, e se houver a possibilidade, eu retorno para falar desse assunto no horário dos Partidos Políticos, no horário do nosso partido.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)