Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 013ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/03/2022
DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK (Orador) - Conta que, no dia anterior, ocorreu mais uma reunião junto ao Governo do Estado com o intuito de acelerar alternativas para combater as consequências da estiagem em Santa Catarina. Cita que estudos passados apontaram a diminuição de chuvas no sul do país, situação que tem se evidenciado nos últimos três anos.
Afirma que a escassez de água tem trazido muita preocupação, inclusive para o consumo humano. Faz menção também à dificuldade enfrentada pelos pequenos agricultores para conseguir armazenar as quantidades de água que seus animais necessitam. Exibe imagem de capa do jornal NSCDC, contendo retrato da estiagem em Santa Catarina.
Cita que os Governos estaduais, municipais e Federal estão buscando alternativas para fornecer o mínimo de água para as propriedades rurais. Registra reunião da Bancada do Oeste, no dia anterior, coordenada pelo Deputado Valdir Cobalchini, com a presença do Governador do Estado e os Secretários da Agricultura, da Defesa Civil e da Casa Civil, e a Presidente da Casan, com o intuito de encontrar soluções para este problema. Cita exemplo da Espanha que, com menor índice de chuvas, possui um sistema onde consegue armazenar água para a agricultura durante o ano todo.
Informa que Santa Catarina tem mais de 180 mil propriedades rurais e, no momento, não existe recurso suficiente para prestar apoio a todas estas propriedades. Fala da necessidade da participação das grandes cooperativas e sistemas frigoríficos neste processo. Afirma que para combater a escassez de água é necessário a junção das iniciativas públicas e privadas em prol do mesmo objetivo. Acrescenta que, infelizmente, a estiagem tem se espalhado por toda Santa Catarina, com exceção do sul do Estado.
Deputado Ricardo Alba (Aparteante) - Parabeniza o Parlamentar pelo tema mencionado. Conta que teve a oportunidade de rodar por alguns municípios do oeste catarinense, onde viu de perto a questão da estiagem. Cita que os produtores rurais procuram as autoridades municipais, que não sabem o que fazer diante da falta de água. Afirma que o Governo do Estado, assim como o Governo Federal, precisam implementar uma política eficiente de recursos hídricos no oeste de Santa Catarina e também no Planalto Norte.
Deputado Kennedy Nunes (Aparteante) - Cita que está na Casa há mais de 15 anos, e tem ouvido durante todo esse tempo a mesma história com relação à estiagem. Afirma que a escassez de água, infelizmente, é um problema cíclico onde o agricultor precisa do apoio do Governo do Estado. Cita também a necessidade de uma cultura de preservação e armazenamento da água. [Taquigrafia: Roberto]