Pronunciamento

MATHEUS CADORIN - 007ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 21/02/2024
DEPUTADO MATHEUS CADORIN (Orador) - Relata que na presente data comemora-se 150 anos da colonização italiana no Brasil, que se iniciou em 1874, com a vinda de quase 400 pioneiros, entre os quais estava Giuseppe Cadorin, seu antepassado que veio da região de Trento. Registra que a viagem desses imigrantes era muito longa e difícil, com doenças, mortes, e quando aqui chegavam tinham que enfrentar a selva, desbravando a terra que lhes fora designada. Após instalarem os primeiros barracões, também construíam uma igreja, pois traziam de forma muito forte a questão da religiosidade.
Menciona que, atualmente, 70% dos catarinenses têm algum laço consanguíneo e mais de 100 mil têm a dupla cidadania, e fala que foi recebida com alegria a instalação do Escritório Consular da Itália, no Estado, para dar vazão aos pedidos de mais de 50 mil catarinenses que ainda estão em busca da cidadania italiana. Presta homenagem a todos os pioneiros, que trouxeram consigo sonhos, vontade e fé para transformar Santa Catarina num dos Estados mais desenvolvidos do Brasil e, com certeza, o melhor para se viver.
Na sequência, comenta sobre a dengue, alertando sobre a necessidade de conscientização da população. Registra que participou do Dia D, em Joinville, quando a prefeitura e colaboradores organizaram mutirões junto aos moradores, visitando as casas para levar informação quanto à importância da limpeza de recipientes que possam conter água, pois é nesse ambiente que o mosquito se prolifera. Nesse sentido, fala que a Alesc e os 40 deputados tem a capacidade de informar aos municípios, bem como aos quase três mil vereadores espalhados pelo Estado que podem, de forma conjunta, transmitir conhecimento à população, não só quanto à dengue, mas também quanto às demais campanhas que visam prevenir outras enfermidades, como o câncer. [Taquígrafa: Sara]