Pronunciamento

MARLENE FENGLER - 094ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 23/09/2021
DEPUTADA MARLENE FENGLER (Oradora) - Registra que a Assembleia legislativa assinou um termo de cooperação técnica com a Câmara de Vereadores de Criciúma, Florianópolis, Tubarão, e Lages, além da Associação dos Vereadores do Vale do Itapocu, objetivando a parceria para formação técnica tanto dos Vereadores, como servidores e sociedade de modo geral. Considera o termo muito importante, pois a Escola do Legislativo tem como um dos principais objetivos promover a formação dos Vereadores. Acrescenta que aproximadamente 62% dos Vereadores de Santa Catarina estão no primeiro mandato, causando uma demanda grande por qualificação técnica do processo legislativo como um todo.
Afirma que a Alesc entende que, quanto mais capilaridade for dada as ações da Escola do Legislativo, maior será o número de qualificações e de pessoas impactadas. Cita a importância de oferecer instruções para as Câmaras e Vereadores, bem como da aproximação da sociedade com o Legislativo, com o objetivo de prestar um serviço ainda mais eficiente para o cidadão catarinense.
Expõe que a assinatura do termo representa um avanço relevante, parabeniza o deputado Mauro de Nadal, assim como a coordenadora da Escola do Legislativo e toda sua equipe técnica.
Deputado Jair Miotto (Aparteante) - Parabeniza a Deputada pela iniciativa e a Escola do Legislativo pela qualificação dos estudantes. Cita que, quando exerceu mandato de Vereador, foi autor do projeto que institui o Vereador mirim na capital. [Taquigrafia: Roberto]