Pronunciamento

Marcos Vieira - 033ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 08/05/2008
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Sra. presidente, deputada Ana Paula Lima, srs. deputados, quero também aproveitar a oportunidade e cumprimentar todos os que nos visitam nesta data.
(Passa a ler.)
"Santa Catarina é um estado privilegiado. De Dionísio Cerqueira a Itapiranga, de Itapoá a Pedras Grandes são realizadas, a cada dia, a cada semana, a cada mês, festas em homenagem a cada uma das comunidades em que vivemos. Sempre vem à mente o congraçamento da família catarinense participando dessas festas, é o estado da solidariedade. Mas especialmente na Grande Florianópolis, eu queria falar um pouquinho sobre uma tradição que vem de geração em geração, que são as festas do Divino Espírito Santo. Que festas bonitas ocorrem na Grande Florianópolis, as festas do Divino Espírito Santo! É uma época muito especial para os moradores das cidades que estão em torno da nossa Florianópolis e que preservam as tradições culturais luso-açorianas.
É, portanto, tempo de Festa do Divino Espírito Santo. Segundo conta a história, a Festa do Divino comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos. Em nosso estado essa tradição remonta a meados do século XVIII, coincidindo com a chegada dos açorianos. Desde então a festa nos remete aos mais diversos municípios catarinenses em data móvel, principalmente nos meses de maio e junho.
Este ano as festividades já tiveram início na semana passada, na nossa bela e querida cidade de São José. Neste final de semana que se aproxima, nós teremos as belas Festas do Divino Espírito Santo em Florianópolis, na praça dos Bombeiros, a praça Getúlio Vargas, e também na nossa querida e bela Santo Amaro da Imperatriz. Na semana que vem, nos dias 17 e 18 de maio, teremos a Festa do Divino na praça da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Estreito, na Igreja Nossa Senhora da Lapa, do Ribeirão da Ilha, e na Igreja Matriz de Palhoça. Teremos ainda, nos meses de maio e junho, as festas nas igrejas da Lagoa da Conceição, de Santo Antônio de Lisboa, de Enseada do Brito, enfim, Festas do Divino acontecendo em toda a região da Grande Florianópolis.
A Festa do Divino, trazida ao Brasil pelos jesuítas portugueses, destaca-se pela abundância de simbolismos, pela riqueza cultural e estética sem precedentes. Sem dúvida, uma das mais bonitas celebrações da Igreja Católica, na qual a fé e o folclore se confundem. Nesses locais, a mobilização em torno do Divino começa muito antes da própria realização da festa em si, cujos eventos principais são a Santa Missa e o Cortejo Imperial.
A comunidade promove, nas semanas e, talvez, nos meses que antecedem a Festa do Divino, novenas e bingos para levantar fundos, além de escolher um casal para representar o imperador e sua esposa no ano seguinte. A seguir começa a elaboração dos figurinos, reproduzindo as vestes nobres do século XVIII com toda a pompa e circunstância possível. Moradores locais formam o grupo de cantadores que visitam as casas anunciando o evento e recolhendo donativos, até que finalmente, num final de semana de outono, acontece a grande festa, com procissões, almoços comunitários, quermesses, fogos de artifício, danças folclóricas e, é claro, o tão esperado cortejo do imperador.
Todos na comunidade têm sua contribuição a dar, realizando um trabalho voluntário em torno de um objetivo comum: celebrar a fé."
(Manifestações das galerias)
Sra. presidente, deputada Ana Paula Lima, a maioria das pessoas que estão aqui são agricultores, que estão em silêncio observando e escutando este deputado. Em respeito a todos, eu gostaria que fosse mantida a minha palavra.
A SRA. PRESIDENTE (Deputada Ana Paula Lima) - Está mantida a sua palavra, sr. deputado.
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - (Continua lendo.)
"Quem mantém a fé participa das Festas do Divino. Diz um antigo ditado popular que 'na cozinha se encontra Deus'. Para entendê-lo basta espiar as cozinhas onde se preparam os almoços comunitários da Festa do Divino."
Jovens e velhos, homens e mulheres trabalham igualmente e vocês, agricultores que aqui estão, contribuem muito para o desenvolvimento de Santa Catarina, vocês trabalham de sol a sol e nos finais de semana participam das festas comunitárias em cada uma das suas cidades, das suas localidades.
É por isso que Santa Catarina é considerado um estado solidário, de gente que trabalha muito e de gente que respeita muito o próximo. Vocês todos estão de parabéns e são bem acolhidos no Parlamento catarinense.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)