Pronunciamento

Marcos Vieira - 019ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/03/2007
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Sra. presidente, sras. deputadas, srs. deputados, pela segunda vez, no dia de hoje, ocupo esta tribuna. Se na primeira vez fiz referência à administração exitosa de Dário Elias Berger e de seu vice-prefeito Rubens Carlos Pereira Filho, que junto com os seus secretários vêm transformando Florianópolis, depois de uma também exitosa administração em São José, permito-me agora falar acerca do aniversário das duas cidades coirmãs, que nesta semana comemoram, respectivamente, 257 anos, que é São José, e Florianópolis, 281 anos.
Florianópolis, que amanhã, dia 23 de março, completará 281 anos, e São José, que completou, no dia 19 de março, 250 anos, merecem respeito e aplauso de todos os catarinenses. Primeiro, porque Florianópolis é a capital de Santa Catarina, aqui abriga o Poder Legislativo, aqui hospeda o Poder Judiciário e aqui se faz presente também o Poder Executivo.
Os seus habitantes, pelo que se tem conhecimento, datam de cerca de 4800 a.C., que são os índios tupis-guaranis. Porém, de lá para cá, Florianópolis se transformou extraordinariamente. Já ao final do século XIX, dando início à fase republicana, Florianópolis viveu momentos de tensão, como os ocorridos no massacre na Ilha de Anhatomirim, época em que algumas dezenas de catarinenses lá faleceram em razão da chamada saga de Floriano Peixoto. É por causa dele que Florianópolis tem este nome, cidade de Floriano, porque serviu de acordo para que se acabasse com a chacina que estava ocorrendo na Ilha de Anhatomirim.
Uma outra fase de sua transformação surgiu com a ponte Hercílio Luz, construção idealizada e realizada pelo grande catarinense Hercílio Luz, à época, governador do nosso estado. Florianópolis também passou por transformações com a Revolução de 1930. Ela começou a se transformar quando o saudoso governador Celso Ramos aqui criou uma estrutura para dar suporte a toda Santa Catarina. Foi ele o idealizador de um grande momento de desenvolvimento para o nosso estado, especialmente para Florianópolis, com a criação do Besc, com a criação da Celesc e com a criação da Udesc. Mas, sobretudo, ele foi o grande incentivador da criação da Universidade Federal de Santa Catarina, pois com a sua instalação em Florianópolis ela passou a ser uma cidade culturalmente elevada. Mas ainda veio a Revolução de 1964, vieram os movimentos estudantis de 1970 e veio ainda, por último, a chamada Novembrada de 1979.
Para quem nasceu, para quem viveu e vive ainda em Florianópolis, quero dizer que é um orgulho para mim estar, hoje, aqui neste Parlamento, representando a capital de todos os catarinenses, junto com outros deputados. E estão aqui representando a nossa Grande Florianópolis o deputado José Natal, colega parlamentar de partido, o deputado Renato Hinnig, o deputado João Henrique Blasi e tantos outros deputados que se fazem presentes.
O Sr. Deputado João Henrique Blasi - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Pois não!
O Sr. Deputado João Henrique Blasi - Agradeço a deferência, deputado Marcos Vieira, e queria associar-me à manifestação de v.exa. no sentido de cumprimentar os nossos municípios de Florianópolis e de São José, que completam, nesses dias, mais um aniversário. Especialmente a respeito da nossa capital, onde ambos nascemos e moramos, fazer o registro do nosso regozijo por mais um aniversário. Há quem diga, e o registro oficial é de que sejam 281 anos, mas poder-se-ia, também, computar 322 anos por um episódio anterior.
De todo modo, isso quero crer que seja irrelevante. O relevante é mostrarmos a nossa satisfação de ser ilhéu e aqui haver nascido, na capital que hospeda, com tanta generosidade, tantos quantos a procuram e que é a sede administrativa do governo do estado.
Por isso também, como bem disse v.exa. há pouco, na condição de um dos deputados que procura representar Florianópolis e a nossa região metropolitana nesta Assembléia, quero associar-me e transmitir a todos os florianopolitanos os meus cumprimentos pelo aniversário da cidade, a transcorrer no dia de amanhã, 23 de março.
Muito obrigado!
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Muito obrigado, deputado João Henrique Blasi.
O Sr. Deputado José Natal - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Pois não!
O Sr. Deputado José Natal - Muito obrigado, meu grande líder, deputado Marcos Vieira.
Quero congratular-me com v.exa., já que fiz, ontem, um pronunciamento sobre o aniversário da nossa querida capital, pois teria um compromisso e talvez não viesse a esta Casa hoje, mas consegui sanar a tempo.
Nós vivemos, realmente, momentos felizes na região da Grande Florianópolis porque temos administrando as suas cidades pessoas de grande responsabilidade, pessoas de visão política voltada para a sociedade. Então, temos, realmente, motivos para comemorar.
Não vou falar do prefeito Dário Berger. Se falar do prefeito, serei suspeito, porque o que ele fez por São José, com muita competência, está fazendo por Florianópolis e vai deixar a sua marca.
Mas neste momento v.exa. nos deixa saudoso, quando comenta algumas das coisas do passado, e parabenizo-o pelo pronunciamento.
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Muito obrigado, deputado José Natal.
Mas faço questão, sr. presidente, de convidar para me apartear, um homem público que fez história em nossa capital, que há muito conheço, que muito fez pela nossa cidade, o vereador mais votado, o ex-prefeito, hoje deputado estadual Sérgio Grando.
O Sr. Deputado Sérgio Grando - Humildemente, muito obrigado, deputado Marcos Vieira.
Fiquei muito emocionado quando soube que v.exa. é filho da professora Hilda Teodoro Vieira. Conheço a tradição da sua família, a história da sua família, além de ser amigo do seu irmão, Mauro Vieira, que foi dirigente da Alisc.
Gostaria de parabenizar todos os cidadãos de Florianópolis e os cidadãos de todas as partes do mundo que aqui moram.
Quando se fala que o aniversário de Florianópolis é no dia 23 de março, muito me emociona, porque 23 é o número do nosso partido, o PPS. Portanto, falo em nome da família do PPS, desejando um grande futuro a Florianópolis, desejando que cuide um pouco mais do saneamento, das obras enterradas, para que melhore a qualidade de vida da população. Porque a função dos homens públicos quando administram, seja a nível de município, de estado ou de país, é melhorar a qualidade de vida, é dar uma melhor saúde, é cuidar da natureza, é gerar emprego de forma transparente, democrática e participativa.
Nós fizemos o Orçamento Participativo, fizemos o Cestão do Povo, que hoje é chamado Direto do Campo, para melhorar a alimentação; colocamos ônibus nos morros. Acho que a nossa administração fez escola, porque hoje se está discutindo o Plano Diretor da cidade de forma democrática.
Portanto, meus parabéns a esta administração e parabéns a Florianópolis pelo seu aniversário, pois a cidade merece nos seus 281 anos.
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Muito obrigado, deputado Sérgio Grando.
Da mesma forma que homenageio Florianópolis, quero, também, neste tempo que me resta, homenagear a querida cidade de São José, terra natal do nosso deputado José Natal, e cumprimentar todas as pessoas que de forma direta ou indireta contribuíram e estão contribuindo para o desenvolvimento daquele município.
São José, que nasceu em 1750, tem hoje um prefeito dinâmico, que junto com seus secretários está a administrar aquela cidade no sentido de fazer com que cresça cada vez mais no mapa de Santa Catarina.
Hoje, São José é a quarta maior cidade de Santa Catarina, com uma economia pujante e um povo trabalhador; é uma cidade que orgulha a todos nós, catarinenses.
Parabéns às Câmaras Municipais de São José e de Florianópolis!
Parabéns às populações florianopolitana e josefense pelos respectivos aniversários!
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)