Pronunciamento

Marcos Vieira - 070ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 14/07/2010
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Sr. presidente, sras. deputadas e srs. deputados, assomo à tribuna na tarde de hoje para me dirigir mais uma vez aos telespectadores da TVAL e aos ouvintes da Rádio Alesc Digital sobre o assunto BR-101, trecho sul. Trata-se de um assunto importante, talvez um dos mais importantes da história recente de Santa Catarina.
O deputado Décio Góes se manifestou da tribuna hoje, bem como o deputado Jailson Lima e outros deputados da bancada do Partido dos Trabalhadores, mas estão tentando tapar o sol com a peneira.
O deputado Décio Góes vem aqui e estampa lâminas de parte da BR-101, trecho sul, que está asfaltada, mas não apresentou as fotos dos trechos ainda não duplicados, não apresentou as fotos dos locais onde devem ser construídos os túneis, as pontes, os viadutos, e não mostrou as fotos de onde já se precisa fazer a recuperação do que já foi feito.
Então, fiz questão de ir ao meu gabinete e pegar alguns recortes de jornais. O jornal Estado de S.Paulo, de terça-feira, 25 de maio de 2010, estampa: "PAC - Plano de Aceleração da Mentira cobre só 13% de custo para corrigir BRs". E o deputado Décio Góes diz que há dinheiro. Mas onde há dinheiro, deputado Décio Góes?
O jornal Diário Catarinense fez uma série de reportagens há poucos dias, e no dia 11 de julho, domingo, estampa na página 29: "BR-101 sul, todos pela duplicação".
É verdade que todos nós somos favoráveis à duplicação da BR-101 trecho sul, mas, deputado Décio Góes, vir aqui elogiar o que foi feito até agora e não cobrar uma posição do seu governo para terminar a BR-101, trecho sul, o mais rapidamente possível é ser incoerente.
Olha o que diz outra matéria: "O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) mudou pela terceira vez a data da conclusão total, prevista inicialmente para 2008 e agora será em 2013". Será mesmo? São trechos interrompidos bruscamente por longos trajetos inacabados ou sequer iniciados, viadutos que não passam de intenções, túneis que só existem na imaginação dos técnicos, trevos cuja ausência ajuda a gerar prejuízos e causar mortes e dor.
Entre tantas coisas faltou o DNIT cobrar - deputado Décio Góes, e não sou eu que estou dizendo, mas o jornal - das empresas, das empreiteiras, as execuções nos prazos previstos. Faltou cobrar e punir as empreiteiras por não estarem cumprindo com os deveres de construir a obra. E o jornal ouviu 40 lideranças políticas, empresariais e comunitárias, em Santa Catarina, dos mais diversos partidos.
O sr. Ademir Bueger, gerente da empresa Santo Anjo, diz: "O atraso da duplicação é uma situação bastante complicada. Isso se reflete na manutenção dos ônibus e na satisfação dos passageiros."
O sr. José Antônio Tiscoski da Silva, do PP, prefeito de Sombrio, diz que lá a comunidade mais prejudicada é a de Guarida.
Olha o que diz o prefeito de Imbituba, José Roberto Martins, do PSDB: "Imbituba deixa de ganhar, pois grandes investimentos foram vendidos sob a ótica de que a duplicação ficaria pronta em 2010, mas não ficou, infelizmente."
Existem cenas, deputado Manoel Mota, de agonia da população, na fila, esperando nos engarrafamentos.
Diz a deputada federal Angela Amin, do PP: "Nenhuma obra com mais complexidade está sendo feita hoje. Dificilmente será cumprido o novo prazo. É um prejuízo para Santa Catarina."
Olha o que diz o ex-deputado Hugo Biehl, também do PP: "Nós, catarinenses, somos muito tolerantes. Em outras regiões essas questões são resolvidas mais rápido."
É verdade, deputado Manoel Mota! E não sou eu nem v.exa. quem diz, é a dona Angela Amin e o sr. Hugo Biehl que estão dizendo.
Olha o que diz o sr. Eduardo Silveiro Nunes, presidente da Associação Comercial e Industrial de Tubarão: "Qualquer prazo que se dê já está ultrapassado".
Deputado Manoel Mota, lançaram esta semana aqui em Florianópolis o PAC II. E onde está o PAC I? Eu questionei hoje a deputada Ana Paula Lima para que me dissesse qual foi o dia em que assomou à tribuna desta Casa para cobrar do governo federal a duplicação da BR-470, que passa ao lado da sua cidade, Blumenau.
Quero saber qual foi o deputado do PT que veio à tribuna cobrar o apressamento de qualquer obra do governo federal em Santa Catarina. Quero ver o PT pedir para que a Infraero assuma o aeroporto de Chapecó. Qual foi o dia em que pediram isso, deputado Gelson Merísio?
O deputado Elizeu Mattos hoje falou com muita propriedade o que estão fazendo na BR-282. Fizeram obra de recuperação em 2007. Em 2008, estão recuperando o que foi feito em 2007. Em 2009, estão recuperando o que foi feito em 2008 e assim sucessivamente. É dinheiro gasto às pampas e o povo carecendo da mão estendida do governo federal.
Quanto ao Minha Casa, Minha Vida, um milhão de moradias, questionei hoje pela manhã, deputada Professora Odete de Jesus, quantas casas foram construídas em Santa Catarina, porque parece que vai ficar tudo para o governo seguinte, ou seja, as obras da BR-101, BR-280, BR-470, BR-282, o Minha Casa, Minha Vida, enfim, tudo vai ficar para o governo seguinte. Promessa feita, promessa não cumprida mais uma vez.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)