Pronunciamento

Marcos Vieira - 079ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/08/2010
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Sr. presidente, sra. deputada e srs. deputados, os grandes estadistas vão para a história de cada estado e de cada país quando fazem de suas administrações o reconhecimento das gerações futuras.
Foi assim que ocorreu com um grande visionário catarinense, o então governador Celso Ramos, que no início da década de 60 criou as Centrais Elétricas de Santa Catarina, para levar a energia ao interior do estado. Aconteceu com a criação do Banco do Estado de Santa Catarina, o Besc, para levar para o interior do estado o fomento à economia catarinense.
Foi assim também que Celso Ramos criou a secretaria do Oeste de Santa Catarina na cidade de Chapecó, para fazer a integração do território catarinense. Foi assim também que Celso Ramos procedeu quando criou a Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - Udesc -, para implementar o desenvolvimento no estado.
A Udesc, ao longo dos seus mais de 45 anos, vem, na verdade, expandindo-se em todo o território catarinense. Mas queria Celso Ramos naquela oportunidade fazer com que cada um desses órgãos que eu citei, principalmente a Udesc, fosse implantado nas regiões do estado mais carentes, mais necessitadas, com um índice de IDH baixo.
Foi exatamente na região do Contestado, no meio-oeste de Santa Catarina, que se viveu o maior conflito social da história do país, que foi a Guerra do Contestado. Em razão dessa guerra a região do meio-oeste foi a última de Santa Catarina a ter o seu processo de industrialização retardado, diferentemente do sul, como Criciúma, uma cidade pujante, diferentemente do norte, tendo Joinville, outra cidade pujante, da foz do rio Itajaí, adentrando para o alto vale, do oeste, com o firmamento das agroindústrias, transformando o nosso estado no principal polo produtor e exportador de suíno e avicultura de todo o país.
Parabéns, Udesc, por hoje estar em praticamente todas as regiões do estado. Mas a Udesc está devendo para a região do Contestado, a Udesc está devendo para a região com o menor índice de IDH, o meio-oeste de Santa Catarina, região de Curitibanos, região de Campos Novos, região de Videira, região de Caçador, região de Joaçaba, região de Concórdia, região de Seara, região de Xanxerê. Essas regiões que fazem parte do Contestado têm crédito com a Universidade de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina, a Udesc.
No ano passado, deputado Moacir Sopelsa, v.exa. participou, juntamente comigo e com outros deputados, de um grande debate sobre a fixação de um campus da Udesc na região do Contestado. E esse grande debate, acontecido em dezembro do ano passado, só foi possível porque eu e outros deputados, a partir do instante em que assumimos o mandato nesta Casa, em fevereiro de 2007, começamos a fazer essa cobrança pública de contemplação da região do meio-oeste para a instalação de um campus da nossa universidade, da universidade criada pelo grande visionário Celso Ramos.
Lá se vão quase quatro anos de pleito, lá se vão quase quatro anos de promessa, lá se vão quase quatro anos de compromissos, infelizmente compromissos não cumpridos.
Reitor Sebastião, o senhor acordou que a partir de 2011 a Udesc definitivamente será instalada no meio-oeste de Santa Catarina, na região do Contestado. Mas o que se viu no transcorrer deste ano, depois de longos debates, incluindo todas as regionais, secretários regionais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças acadêmicas, nós, infelizmente, vimos a Udesc virar as costas para o meio-oeste de Santa Catarina. Enquanto deveria a reitoria da Udesc trabalhar incessantemente para a instalação do campus do meio-oeste, mais uma vez, deu uma demonstração de que está privilegiando as regiões com alto índice de IDH.
Não sou contra Criciúma, não sou contra Joinville, não sou contra Balneário Camboriú, que recebeu o campus da Udesc, sou a favor, mas sou a favor, sobretudo, das regiões com menor índice de IDH em Santa Catarina.
Eu gostaria, deputado Moacir Sopelsa, de mostrar o mapa que a própria Udesc ostenta no seu site, na sua página, onde mostra o mapa do estado de Santa Catarina com as suas bandeiras fixadas em quase todos os pontos do território catarinense. Mas as câmeras da TVAL estão mostrando a lacuna que temos no meio-oeste do nosso estado. Faço questão de solicitar às câmeras da TVAL que mostrem principalmente a região do Contestado, a lacuna que há no meio-oeste, com a falta da bandeira da Udesc naquela região, a região que mais precisa, a região com menores IDHs.
Mas se o reitor Sebastião, se a reitoria da Udesc não cumpre com o compromisso assumido de instalar, a partir de 1° de janeiro de 2011, um campus da Udesc no meio-oeste de Santa Catarina, na região do Contestado, com certeza esta Casa cumprirá com esse compromisso assumido pelo reitor fazendo a sua parte, com certeza. E com o apoio de todos os srs. deputados, nós haveremos ainda de aprovar, se Deus quiser, no mês de setembro ou no mês de outubro, o Projeto de Lei n. 0278/2010, de minha autoria, que cria o campus da Udesc na região do Contestado, com início de suas atividades a contar a partir de 1° de janeiro de 2011. E assim vai ficar o chefe do Poder Executivo obrigado, após a publicação da lei, a fazer a devida regulamentação em 30 dias.
Volto a dizer que se o reitor Sebastião Iberes Lopes Melo não cumpriu com o compromisso de instalar o campus da Udesc, esta Casa haverá de dar o exemplo e mais uma vez uma demonstração de apreço e seriedade com a região do meio-oeste de Santa Catarina aprovando o projeto de lei de minha autoria.
Deputado Moacir Sopelsa, v.exa. estava lá presente, inclusive viu, naquela oportunidade, o professor Sebastião propor que a Udesc do meio-oeste devesse ser implantada em sete anos, ou seja, em 2017, sendo que com a nossa interferência conseguimos antecipar para 2011, e mesmo assim ele não está cumprindo. Mas se não cumprir esse compromisso, esta Casa haverá de aprovar o projeto de lei que cria o campus da Udesc na região do Contestado.
Srs. deputados, peço o apoio de v.exas. para que a região do Contestado possa ter finalmente o campus da Udesc.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)