Pronunciamento

Marcos Vieira - 004ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 14/02/2008
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Sr. presidente, srs. deputados, irei dar continuidade ao pronunciamento do deputado José Natal.
Eu fiquei muito triste quando, ontem e hoje, tomei conhecimento de que o governo federal não está dando atenção para Santa Catarina, que o governo federal deixa para segundo plano os interesses da sociedade catarinense. Mas chegar ao absurdo de tratar mal os catarinenses é o fim! Ele foi muito mal-educado!
Deputado José Natal, eu gosto de receber bem as pessoas que me procuram no meu gabinete. Eu me levanto da cadeira para cumprimentá-las, peço para sentarem e depois as conduzo até a porta. Mas um ministro de estado fazer o que fez ontem com Santa Catarina é um absurdo! Um ministro de estado, que é pago pelo povo que sofre, que é pago pelo povo que não tem condições de reconstruir aquilo que perdeu numa enxurrada, que foi um caso específico!
Você, telespectador e telespectadora que está me vendo e você, ouvinte da Rádio Digital: Santa Catarina sofreu muito nas últimas enchentes, 41 municípios foram afetados e o governo do estado decretou situação de emergência. Onze mil pessoas ficaram desalojadas; 2.500 pessoas ficaram desabrigadas; quase 10 mil residências foram danificadas; houve quase 500 atendimentos hospitalares; mais de 20 pessoas tiveram ferimentos graves e uma pessoa está desaparecida. O governador do estado, prefeitos, vice-prefeitos, deputados foram para lá para defender os interesses daqueles que tiveram prejuízos com as enxurradas.
Você, que mora em Santo Amaro da Imperatriz, em Águas Mornas, em são Bonifácio, em Rancho Queimado, em Anitápolis, em Angelina, em Antônio Carlos, em Biguaçu, em Palhoça, em São José, em Florianópolis, em Leoberto Leal, em Brusque, foi desrespeitado por um mal-educado que não atendeu bem Santa Catarina! E não venham me dizer que o ministro é do partido "x". Para nós, catarinenses, não interessa! Ele está lá representando o governo federal e tem que atender bem as pessoas!
Quando o governador Luiz Henrique da Silveira afirmou ao ministro que os estragos causados pelas recentes chuvas eram uma catástrofe nos municípios atingidos, ele respondeu da seguinte maneira, sras. deputadas e srs. deputados: "governador, catástrofe é ter que viabilizar R$ 360 milhões".
Ministro Geddel Vieira Lima, o senhor tem de voltar para os bancos escolares para aprender o que é educação. Não responda dessa maneira! O primeiro ato seu, ministro, era de pelo menos pedir às pessoas para que sentassem. O ministro recebeu de pé todo mundo! E foram 48 horas de chuvas intensivas, ininterruptas, destruindo lares, causando pavor! E v.exa. sabe em quanto tempo o ministro recebeu a comitiva, deputado Joares Ponticelli? Em dez minutos, para tratar de uma situação grave, urgente; para liberar recursos para gente simples, que teve a sua casa perdida, que teve a geladeira inundada, que teve a televisão queimada; para atender os municípios que tiveram pontes destruídas, onde os acessos nas mais diversas localidades foram obstacularizados. Isso é impressionante! É impressionante!
Presidente Lula, puxe a orelha desse ministro! Faça ele atender melhor as pessoas! Que esse fato acontecido com os catarinenses sirva de exemplo para todo o restante do país!
Vou me permitir dizer ainda, sr. presidente, até em respeito àqueles que sofreram, que se o ministro não é solidário com a gente catarinense, os catarinenses são solidários entre si.
Deputado José Natal, quero cumprimentar o Corpo de Bombeiros, tanto o militar quanto o voluntário; a Polícia Militar; a Defesa Civil; os prefeitos, os vice-prefeitos, os vereadores e quero cumprimentar sobretudo aquele que de forma solidária, de forma espontânea, não dormiu, passou dois, três dias acordado ajudando um parente, ajudando um vizinho, ajudando aquele que necessitava.
O voluntariado em Santa Catarina é sempre muito latente. Estender a mão para um amigo, estender a mão para um necessitado, aceitar um pedido de alguém que precisa ser atendido, isso, sim, que é ser educado! Isso, sim, que é ser uma pessoa esclarecida! Isso, sim, que é dar tratamento igualitário àqueles que necessitam. Nós, catarinenses, que temos uma diversidade de etnias, somos muito solidários. A prova disso são aquelas festas de final de semana, nas mais diversas comunidades, onde naqueles salões grandes, em mesas cumpridas, famílias e mais famílias se sentam e se servem com alimentos preparados por outras famílias que voluntariamente vão para as cozinhas.
Então, esses voluntários, como a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, todos que colaboraram, merecem o nosso respeito. Mas não merece o nosso respeito o ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima, que relegou a segundo plano o interesse de Santa Catarina, pois, infelizmente, não foi educado o suficiente não atendendo bem os catarinenses. Ministro, quando receber uma pessoa, mande-a sentar, é bom, faz parte da educação! Educação faz parte da nossa vida. Eu aprendi a ser educado, ministro!
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)