Pronunciamento

Marcos Vieira - 078ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 27/09/2007
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Sr. presidente, srs. deputados, quero, no dia de hoje, aproveitar a última sessão ordinária da semana para falar de um assunto importante, mas um assunto interna corporis do PSDB. Trata-se, pois, do período ordinário de convenções municipais do meu partido, o Partido da Social Democracia Brasileira, que iniciou no dia 16 de setembro e que se encerra agora, no dia 30 de setembro, domingo próximo.
O PSDB, que ao longo dos últimos 19 anos, tem contribuído muito para a uma sociedade mais igual, para uma sociedade mais justa, aqui em Santa Catarina já administra algumas dezenas de municípios, dentre os quais eu quero destacar Joinville, com o nosso companheiro Marco Antônio Tebaldi; Florianópolis, com o nosso companheiro Dário Elias Berger; Balneário Camboriú, com o nosso companheiro Rubens Spernau; São José, com o nosso companheiro Fernando Melquiades Elias; Tubarão, com o nosso companheiro Carlos José Stüpp; Caçador, com o nosso companheiro Saulo Sperotto. Dentre outros tantos, cito esses seis para dizer da importância da presença do PSDB em território catarinense, porque esses seis municípios estão entre os 20 mais importantes de Santa Catarina.
Se fizermos uma avaliação da quantidade de eleitores que o PSDB administra, vamos chegar a uma cifra de cerca de mais de 30% do eleitorado de Santa Catarina que estão nas administrações do PSDB. Esses 15 dias de convenção são 15 dias de movimentação interna partidária, nos quais nós, dirigentes partidários, estamos passando por um período de renovação nos respectivos diretórios municipais. Mas, ao mesmo tempo em que está passando pelo processo de renovação partidária com a realização das convenções municipais, o PSDB também tem procurado firmar-se cada vez mais em território catarinense, fazendo novas e importantes filiações.
O PSDB deseja, junto com o trabalho dos seus filiados e junto com o trabalho de seus militantes, chegar ao final do mês de dezembro próximo com a marca histórica em Santa Catarina de mais de 100 mil filiados.
Quando me refiro a essa marca, quero falar do trabalho daqueles que, ao longo desses anos, vêm-se dedicando em favor de um PSDB cada vez mais forte. O primeiro deles é aquele simpatizante que, ao assistir um programa do PSDB na televisão, ou ao ouvir um comentário elogioso sobre o PSDB, ele próprio, na condição de simpatizante, toma a iniciativa de se filiar à agremiação da qual tenho o orgulho de ser o secretário-geral no estado.
Mas o mais importante ainda é quando se constata que o simpatizante, ao se tornar filiado, engaja-se na luta interna partidária, no sentido de fazer com que o PSDB possa crescer cada vez mais não só no município, mas em Santa Catarina como um todo. E aí ele se transforma num militante, que é aquele que, junto com os dirigentes, com os vereadores, prefeitos, vice-prefeitos e deputados, vai às ruas segurando a bandeira, distribuindo santinho, pedindo voto em favor do PSDB.
Mas uma convenção em especial sempre chama a atenção dos demais peessedebistas de Santa Catarina, que é a convenção municipal do PSDB de Florianópolis.
Quero, sr. presidente, fazer o registro da presença do meu presidente, Luiz Antônio Ramos, presidente do diretório municipal do PSDB de Florianópolis, que está presente nesta sessão e está ouvindo este discurso, e dizer que o PSDB realiza no domingo, dia 30, das 9h às 12h, no Florianópolis Palace Hotal, o Flop, a sua convenção municipal.
O nosso partido, que na última eleição municipal, em 2004, elegeu o prefeito Dário Berger junto com o seu vice Bitta Pereira em chapa pura, também faz constar nos anais do PSDB votações históricas para a eleição proporcional de vereador. Nós alcançamos a marca de mais de 44 mil votos na eleição proporcional de vereador aqui na capital, na eleição passada. Elegemos três vereadores, que têm trabalhado firme e fortemente em favor de uma cidade cada vez melhor.
Refiro-me aos vereadores Walter da Luz, que foi o campeão de votos do PSDB em Santa Catarina; refiro-me ao vereador Gean Loureiro, que foi o segundo campeão de votos do PSDB em Santa Catarina, bem como também ao vereador Deglaber Goulart, que foi bem sucedido com uma excelente votação, sem, contudo, deixar de citar outros que receberam excelentes votações, como Aurélio Remor, Norberto Stroisch, Luizinho Meira e tantos outros, que com certeza absoluta estarão na convenção no dia 30 cerrando fileiras novamente em favor de um PSDB que vai se fazer presente na eleição do ano que vem. E a eleição do ano que vem, com certeza absoluta, será mais uma vez vitoriosa para o PSDB na capital, pois Florianópolis é a caixa de ressonância para todo o estado de Santa Catarina.
O nosso partido tem no comando da nossa capital o eminente amigo, companheiro e excelente administrador público Dário Elias Berger, que haverá, esperamos nós, no dia 30 de setembro próximo, no dia da nossa convenção, no dia mais importante da vida de um partido político, que é o dia da convenção municipal, de colocar o seu nome à disposição da sociedade florianopolitana, para que possa, mais uma vez, disputar a eleição municipal aqui na capital. E aí sim, a partir de janeiro de 2009, pela segunda vez consecutiva, exercer o mais alto cargo de Florianópolis, que é o de prefeito municipal.
Quero, portanto, parabenizar a Executiva do PSDB de Florianópolis pela realização da convenção. Quero, ao mesmo tempo, convocar todos os filiados para que compareçam na convenção municipal, bem como também parabenizar todos os diretórios municipais do PSDB de Santa Catarina que já realizaram as suas convenções.
Parabéns, presidentes, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, o PSDB está efetivamente de parabéns em Santa Catarina.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)