Pronunciamento

Marcos Vieira - 043ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 24/05/2007
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Sr. presidente, sra. deputada, srs. deputados, deixei para me pronunciar no dia de hoje em nome da bancada do PSDB acerca do status conquistado por Santa Catarina, de área livre de febre aftosa sem vacinação, porque hoje é exatamente o dia em que as nossas maiores autoridades estão na França para receber a referida certificação.
(Passa a ler.)
"Santa Catarina tem orgulho de anunciar ao mundo que é o único estado da América Latina a conquistar o status de zona livre de febre aftosa sem vacinação, título que está sendo concedido no dia de hoje e que foi aprovado, por unanimidade, pelo plenário da Organização Internacional de Saúde Animal, com sede em Paris.
Muito já se falou nesta Casa, no transcorrer desta semana, sobre este assunto. Afinal, trata-se de uma conquista histórica, resultado de anos de luta e que abre as portas de todos os países do mundo para as carnes produzidas em nosso estado.
Mas eu estou aqui, hoje, ocupando esta tribuna, em nome do PSDB, para falar exclusivamente do importante trabalho realizado pelos funcionários da Cidasc - Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina. Quero ressaltar o empenho e a dedicação desses profissionais que há 27 anos têm cumprido o Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa e que escreveram, com suas próprias mãos, boa parte desta história de esforço e vitória. Junto a eles, merecem ser homenageados o Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária - Icasa - e o Conselho Regional de Medicina Veterinária.
Foram esses personagens, funcionários da Cidasc, do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária e o Conselho Regional de Medicina Veterinária, cumpridores de seus deveres, que ajudaram a desbravar os mais diversos mercados do mundo inteiro. Países que a partir de agora se mostram também interessados em comprar a produção catarinense, dando uma verdadeira injeção de ânimo no agronegócio em nosso estado.
Foi a competência dos técnicos da Cidasc que deu a tranqüilidade suficiente aos governadores do estado para, em momentos de sérias crises, resistir às pressões dos vários segmentos e não tomar a decisão menos polêmica, autorizando a vacinação. Em vez disso, esses vigias incansáveis se fizeram presentes nas estradas de Santa Catarina, fiscalizando e montando barreiras e fronteiras sanitárias. Algumas vezes recorrendo, inclusive, à ajuda da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina e do Exército Brasileiro, para o cumprimento dos seus deveres. Momentos difíceis, durante os quais foi preciso tomar decisões drásticas, como inutilizar toneladas de carne para proteger efetivamente nosso território da febre aftosa.
Em todos os passos dados até chegarmos ao reconhecimento internacional da qualidade dos nossos rebanhos está presente o empenho desses homens e mulheres, funcionários anônimos, que longe da mídia, sem pensar em projeção pessoal ou no lucro financeiro, se dedicaram a atingir esse objetivo. Muitas vezes, abdicaram do conforto de seus lares, deixaram suas famílias, para se posicionarem alertas pelos caminhos de Santa Catarina, dispostos a enfrentar e barrar quaisquer oportunistas e inconseqüentes que ousassem não respeitar as regras de um jogo difícil, longo e árduo, mas do qual todos nós fomos vitoriosos.
Em 2006, merecidamente, a Cidasc reforçou suas fileiras, contratando, por intermédio de concurso, 41 novos veterinários. No mesmo ano, parceria do governo do estado com o Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados, possibilitou a contratação de mais 119 veterinários - totalizando 340 profissionais da área atuando na defesa sanitária em Santa Catarina. Esta equipe, fortalecida e preparada tecnicamente, atuou dia após dia, acreditando sempre que seria possível conquistar este certificado capaz de nos proporcionar significativo impacto no setor econômico.
Daqui não posso citar nomes, pois sei que todos os servidores da Cidasc, de diferentes setores, merecem ser homenageados. O espírito do dever cumprido desses funcionários está presente até mesmo no site da Cidasc, onde hoje se lê a seguinte frase: 'Missão Cumprida'. E se a missão foi cumprida, cabe a este Parlamento dizer à Cidasc e a seus empregados: parabéns! Parabéns pelo trabalho realizado!
Em razão do trabalho realizado, este parlamentar apresentou, no dia de ontem, um requerimento dirigido à Mesa desta Casa, para, em sessão solene, prestar uma homenagem aos empregados, técnicos e dirigentes da Cidasc, ao Conselho Regional de Medicina Veterinária e ao Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária - Icasa.
Mas mesmo agora, depois da meta atingida, precisamos enormemente desses profissionais de responsabilidade. Até seria apropriado dizer: principalmente agora precisamos desses funcionários, pessoas que acreditam na importância da contribuição individual para o progresso do país, apesar de tudo que vemos hoje nos noticiários brasileiros.
Ao receber este certificado, Santa Catarina acaba de selar um compromisso com o mundo. Compromisso que só poderá ser honrado com a colaboração preciosa desses funcionários da Cidasc. Eles nos ajudarão a concluir a preparação para a pré-auditoria do ministério da Agricultura, em junho. Estarão alertas mais uma vez, quando, em outubro, chegar ao estado mais uma missão de técnicos europeus. E também estarão trabalhando pelo nosso estado quando, finalmente, forem feitos os primeiros embarques de carne suína catarinense para a União Européia. Etapas cumpridas, os reflexos serão imediatos. Já há previsões de dobrar as exportações do produto até o final de 2008.
Acredito que agora a expectativa da Cidasc, do governo do estado, dos produtores rurais e da sociedade catarinense é de que esta parceria seja mantida. Precisamos preservar a condição sanitária conquistada e garantir a continuidade dos esforços para a implementação das ações necessárias e para o fortalecimento do nosso setor produtivo no enfrentamento de futuros desafios."
O Sr. Deputado José Natal - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Pois não! Concedo um aparte ao nobre deputado José Natal.
O Sr. Deputado José Natal - Muito obrigado, deputado Marcos Vieira. Não é à toa que v.exa. é o nosso líder nesta Casa. Quero parabenizá-lo pelo pronunciamento e também dizer que essa equipe de abnegados que tem o governo do estado, há muitos e muito anos, merece a homenagem proposta por v.exa. e este pronunciamento, porque são funcionários comprometidos com Santa Catarina. Às vezes o resultado demora, mas sempre vem a posteriori.
Então, v.exa., nosso líder, líder do PSDB, está de parabéns pelo lindo pronunciamento feito nesta Casa, nesta manhã.
Muito obrigado!
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Muito obrigado, deputado José Natal.
(Continua lendo.)
"Por fim, agradeço pelo trabalho realizado por esses funcionários, que com sua dedicação sem limites colocaram Santa Catarina no mapa mundial da eficiência e da qualidade.
Parabéns, Cidasc! Parabéns, empregados e corpo técnico daquela empresa."
(SEM REVISÃO DO ORADOR)