Pronunciamento

Marcos Vieira - 019ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 18/03/2010
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Srs. deputados, telespectadores da TVAL, agradeço ao eminente deputado Dado Cherem por ter-me cedido parte do horário do PSDB para falar, com muita satisfação, sobre o aniversário de duas grandes cidades.
(Passa a ler.)
"São José e Florianópolis
A querida cidade de São José, deputados Jailson Lima, Kennedy Nunes e José Natal, v.exa. que é nascido naquele município, completa amanhã, 19 de março, 260 anos de existência, de emancipação político-administrativa. São José é um dos municípios mais antigos de Santa Catarina e também um dos mais belos. Suas paisagens encantam com os casarios açorianos e antigas construções: o imponente Teatro Adolpho Mello, a Casa da Cultua, o Largo da Carioca e a Igreja Matriz.
São José também possui vários pontos turísticos naturais, entre eles os balneários de Guararema e da Pedreira. Atualmente São José assume características de potência econômica. Com quase 200 mil habitantes, é o quinto município em arrecadação no estado de Santa Catarina. Sem dúvida, uma história de crescimento e riqueza construída com a dedicação de sua gente. Os josefenses acreditam, apostam, orgulham-se e amam a terra onde vivem. Parabéns a São José, cidade co-irmã de Florianópolis!
Já a nossa capital, a capital de todos os catarinenses, completará na terça-feira da próxima semana, dia 23 de março, 284 anos de existência. Também é uma cidade extremamente charmosa, tem sua beleza cantada em prosa e verso, motivo de orgulho para Santa Catarina e para todos nós, brasileiros.
É bom falar sobre a cidade de Florianópolis, pela qual todos se apaixonam e que recebe de braços abertos visitantes de todos os lugares. Mas não podemos fechar os olhos para os problemas que ameaçam a qualidade de vida dos que aqui moram. Como parlamentar, temos o dever de apontar os pontos críticos que hoje estamos vivenciando.
Após quase três séculos de emancipação, Florianópolis, como todas as cidades que cresceram demais em pouco tempo, precisa repensar o seu futuro. São muitos e graves os problemas a ser enfrentados, problemas que podem ser solucionados com um pouco de boa vontade".
Deputado Valmir Comin, São José e Florianópolis são duas grandes casas que abrigam duas grandes famílias. Em cada uma temos belos recantos com seus respectivos encantos. Mas para que cada um dos membros dessa grande família possa usufruir dos encantos de cada um dos recantos dessas grandes casas que são São José e Florianópolis, precisamos, sim, deputado Pedro Uczai, resolver o problema do acesso a Florianópolis, o problema da Via Expressa.
(Continua lendo.)
"É urgente também a duplicação da SC-401, trecho de Jurerê até o trevo dos Ingleses. Precisamos da duplicação da SC-404, que vai do cemitério do Itacorubi até o morro da Lagoa da Conceição. Precisamos da duplicação da SC-405, que vai do trevo da Seta até o trevo do Campeche. Precisamos da duplicação da rua Deputado Antônio Edu Vieira, que liga a UFSC, passando pelo Pantanal, ao Saco dos Limões. São congestionamentos diários que infernizam a vida de todos.
Outra obra de grande importância para desafogar o trânsito na Grande Florianópolis é o chamado contorno de Florianópolis, no entroncamento da Via Expressa com a BR-101, que vem de Tijuquinha até Palhoça, passando por Antônio Carlos, São Pedro de Alcântara e Santo Amaro da Imperatriz.
Florianópolis e toda a sua região precisam também de um novo terminal de passageiros para o Aeroporto Internacional Hercílio Luz. A nossa gente sabe bem receber os turistas, mas também precisa de uma boa infraestrutura para melhor atendê-los."
Precisamos de consórcios na área da saúde; precisamos melhorar o transporte coletivo da Grande Florianópolis, dando condições para que a gente dessa região possa ter mobilidade.
(Continua lendo.)
"Temos ainda o problema do aumento da violência, o problema do meio ambiente e dos bolsões de pobreza, porque a cada dia que passa ficamos sabendo que há mais gente com menos renda na capital."
São José, ao completar 260 anos, e Florianópolis, ao comemorar 284 anos de existência, precisam da ajuda de todos nós. Vamos, pois, catarinenses, unir-nos em favor desses dois grandes municípios do estado.
Parabéns, São José! Parabéns, Florianópolis!
Muito obrigado, sr. presidente!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)