Pronunciamento

Marcos Vieira - 083ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 10/10/2007
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Sra. presidente, sra. deputada e srs. deputados, a bancada do PSDB, reunida no dia de hoje, no tradicional almoço, pediu-me que viesse ocupar a tribuna para praticar um ato de solidariedade.
(Passa a ler.)
"Muitas vezes já ocupei esta tribuna para abordar os graves problemas das rodovias de Santa Catarina. O nosso estado passa a ser o estado recorde em acidentes, apesar da pequena malha viária.
Hoje, contudo, é com o coração cheio de pesar que venho, em nome do meu partido, o Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB, prestar solidariedade a todos os envolvidos nos dois trágicos acidentes acorridos na noite de ontem, na BR-282, no trecho entre a cidade de Maravilha e de São Miguel d'Oeste, acidentes que envolveram um ônibus e duas carretas. Com esse triste fato, temos um saldo de 28 mortos e mais de cem feridos."
O nosso presidente, deputado Julio Garcia, quando deu início à sessão de hoje, com muita justiça prestou a homenagem do nosso Parlamento às famílias enlutadas, quando concitou os srs. deputados a um minuto de silêncio.
É realmente triste abrirmos os jornais e vermos estampado nas primeiras páginas o que aconteceu de tão grave na noite de ontem, igualmente ao ligarmos a TV, o rádio, enfim, também nas ruas, nos locais de trabalho, o assunto são os acidentes de ontem. O Brasil inteiro, hoje, está a comentar os dois graves acidentes.
(Continua lendo.)
"Mas nós, parlamentares do PSDB, queremo-nos unir em atos de solidariedade com os familiares, que foram surpreendidos por esse duro golpe que vitimou, além dos motoristas e passageiros dos dois veículos envolvidos no primeiro acidente, policiais militares, policiais civis, jornalistas e voluntários que estavam prestando a solidariedade que nós, do PSDB, estamos a prestar desta tribuna. Estavam eles prestando, naquele momento, resgate às vítimas do primeiro acidente. Eram pessoas movidas com o único objetivo de ajudar, mas foram atingidos pelo choque da segunda carreta desgovernada."
É triste, mas temos que fazer esse registro para que possa servir de exemplo para aquelas pessoas imprudentes que estão a nos assistir, para não causarem mais acidentes em qualquer lugar deste país.
O Sr. Deputado Serafim Venzon - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Pois não!
O Sr. Deputado Serafim Venzon - Nobre deputado Marcos Vieira, nosso líder do PSDB, quero cumprimentá-lo em nome do partido, que tem, em Santa Catarina, de 80 a 100 mil filiados. Queremos conclamar toda a grande família peessedebista para chorar junto com essas famílias, e não se consegue medir a sua dor. Então, o que nos cabe, deputado Marcos Vieira, na condição de representantes da sociedade catarinense, é tomar algumas providências para que, com o tempo, possamos tirar um pouco do grande movimento das nossas estradas, especialmente o de cargas.
Somente para v.exa. ter uma idéia, o freio normal de uma carreta, se fosse transformado no freio de um carro comum, para conseguir parar regularmente como imaginamos que um carro desses pare, ele teria que ter de 200 a 260 pneus no chão para conseguir responder. Imagino que aquela não foi a vontade do motorista, evidentemente, ele deve ter feito de tudo para evitar, mas ele não teve alternativa senão deixar correr aquela massa de carga esmagando tanta gente.
Eu quero me solidarizar a eles e saudar v.exa. pelo tema.
Muito obrigado!
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Muito obrigado, deputado Serafim Venzon.
O Sr. Deputado José Natal - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Pois não!
O Sr. Deputado José Natal - Muito obrigado, meu líder, v.exa. falou, e já falamos desta tribuna diversas vezes, que o povo brasileiro é solidário. Ele se coloca à disposição deste país e das pessoas. E lá estavam algumas pessoas, inclusive, militares, que estavam de folga em casa, mas que se prontificaram a ajudar, abnegadas pessoas anônimas que foram dar a sua contribuição. E aí ocorreu a segunda calamidade, até por uma falta de atenção, porque fazer um prejulgamento agora é imprudente.
Mas quero dizer, com certeza absoluta, que o pronunciamento de v.exa. é o sentimento do PSDB de Santa Catarina, de todos do Parlamento e da sociedade.
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Quero, sra. presidente, encerrar o meu pronunciamento concitando todos para que prestemos hoje a solidariedade aos irmãos e irmãs que perderam suas vidas, assim como às respectivas famílias que perderam seus entes queridos.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)