Pronunciamento

Marcos Vieira - 097ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 21/11/2007
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Sr. presidente, sras. deputadas, srs. deputados, o assunto que me faz ocupar, hoje, esta tribuna diz respeito, mais uma vez, ao fechamento de vias públicas, de vias estratégicas para o bom trânsito dos veículos em todas as cidades.
Mas vou ater-me exclusivamente à capital de todos os catarinenses, que tem sofrido com intermináveis congestionamentos, infernizando a vida daqueles que aqui moram, daqueles que aqui trabalham, daqueles que aqui estudam.
(Passa a ler.)
"Há mais de 30 anos, projetos para melhoria no trânsito de Florianópolis juntam poeira em gavetas de repartições. Hoje, a cidade já conta com mais de 450 mil veículos circulando em toda a capital. E evidentemente que em razão da infra-estrutura rodoviária deficiente os congestionamentos são inevitáveis.
Mas como se não bastassem os engarrafamentos normais do dia-a-dia em razão da quantidade de veículos, nós temos entidades que requerem ao poder público o fechamento de vias importantes, de vias que fazem com que o florianopolitano possa deslocar-se de um lugar importante para o outro. E foi o que aconteceu no último final de semana, quando da realização do evento denominado Folianópolis, que foi realizado na entrada do túnel Antonieta de Barros, que faz exatamente a ligação de todo o centro da cidade, de toda a nossa gente que vem da parte continental em direção ao sul da ilha.
Ora, por três dias permaneceu fechado, na hora do evento, o túnel Antonieta de Barros e as duas vias principais: a que dá acesso ao sul e a que vem do sul da ilha.
Os jornais estamparam os engarrafamentos intermináveis quando do início da realização de cada um desses eventos. Desde a BR-101, do entroncamento onde começa a Via Expressa, até o local do evento, ao lado desta Casa, o engarrafamento era gigantesco. Mas na sexta-feira também as duas pistas ficaram interditadas até as 5h da manhã.
O próprio colunista Cacau Menezes, na sua coluna do dia 19, estampou para toda Santa Catarina a sua insatisfação com o fechamento da via pública, uma artéria principal e vital para a cidade de Florianópolis. Disse Cacau Menezes:
'A Passarela Nego Quirido e o Centro Sul foram feitos exatamente para isso, para não se ocupar as vias públicas com eventos que, no fundo, não justificam o caos. Fechar, toda a via, congestionando a saída da ponte, foi um pouco de abuso de autoridade.'[sic] Afirmou Cacau Menezes.
Assim como ele, nós florianopolitanos, desejamos, sim, ter festas todo final de semana, aproximando a população e trazendo para cá e agregando os turistas. Mas fechar uma ponte, fechar uma via pública, fechar o principal acesso ao sul da ilha, não queremos!
Está nos jornais! Dezenas de boletins de ocorrência foram registrados, brigas, roubos, depredação do patrimônio público.
Temos que ter cuidado. Todos sabem que Florianópolis já enfrenta o esgotamento do sistema viário e explode em congestionamentos diários em pontos do continente e da ilha. São os chamados gargalos. Em Florianópolis temos hoje cinco grandes gargalos que infernizam a vida dos florianopolitanos, são eles:
- O acesso à Via Expressa precisa ser duplicado, porque o engarrafamento é constante, é diário e inferniza a vida de todo mundo. Precisa investimento do governo federal, como precisa também do governo do estado para duplicação da rodovia SC-401, trecho de Jurerê até o trecho dos Ingleses; da SC-404 a duplicação que vai do cemitério do Itacorubi até o morro da Lagoa da Conceição; duplicação da SC-405, que vai da Costeira do Pirajubaé, Trevo da Seta, até o trevo do Campeche.
Também a municipalidade tem que dar a sua cota, pois precisa duplicar a rua Deputado Antônio Edu Vieira, que liga a UFSC, passando pelo Pantanal até o Saco dos Limões. São congestionamentos diários, diversos, e como disse: infernizam a vida de todos.
Muitos motoristas chegam a Florianópolis de carro. O acesso à cidade é difícil, os acessos às praias também são difíceis, perigosos, demorados, sujeitos a congestionamentos diários e em horários de pico.
Este ano são esperados mais de 800 mil turistas nesta capital, e a maioria virá para cá de carro.
As medidas devem ser imediatas e amplamente discutidas com a sociedade, que paga a maior parte do ônus por esse descompasso entre administração pública e o crescimento urbano.
Para possibilitar sua realização foram feitas alterações nos trânsitos da ponte Pedro Ivo Campos e do túnel Antonieta de Barros."
Por isso, sr. presidente, sras. deputadas e srs. deputados, é extremamente necessário pensarmos Florianópolis como um todo. É a capital do estado, é aqui que se hospedam os poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, e por isso precisamos ter a participação de todos para que possamos ver os problemas rodoviários e viários de Florianópolis resolvidos.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)