Pronunciamento

Marcos Vieira - 064ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 28/08/2007
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Sr. presidente, sras. deputadas e srs. deputados, ocupo a tribuna desta Casa para dizer que me orgulho muito de ser catarinense, que me orgulho muito de ter nascido em Santa Catarina e de conhecer grande parte do território catarinense.
É sabido de todos que Santa Catarina tem 1.1% de todo o território nacional e que tem em torno de 3.3% de toda a população brasileira, mas é um estado altamente produtor, um estado de referência nacional e internacional na produção e na qualidade da sua cultura. E quando digo que me orgulho de ser catarinense é porque quando leio os jornais gosto de ler as coisas importantes que acontecem na nossa terra.
Manchete do jornal Diário Catarinense do dia de ontem, dia 27: "Mecânico descobre o biodiesel." Manchete fantástica, reportagem que nos orgulha ao lermos.
Vejam, srs. deputados, uma página inteira do jornal A Notícia, sobre uma invenção que pode gerar riqueza. Trata-se de Luiz Carlos Maximiano, mecânico, que não cursou a universidade e que tem a escola da vida. Ele teve a sabedoria com a sua experiência de vida, ajudado pelos agricultores da cidade de Frei Rogério, que fica no meio-oeste de Santa Catarina, de inventar uma máquina que extrai, a partir da matéria-prima, que é a semente do girassol, o biodiesel.
E este deputado, na condição de membro da comissão de Agricultura desta Casa participou do evento no qual ele, Luiz Carlos Maximiano, mostrou para toda a sociedade catarinense a sua invenção. Em seguida, fomos ao galpão do Núcleo Tritícola ver o lançamento do plantio do girassol. Lá estava também presente o presidente da comissão de Agricultura, deputado Reno Caramori.
O girassol é plantado e colhido exatamente na entressafra. Ele ocupa um espaço de tempo em que o agricultor não possui outro tipo de cultura para fazer uso da sua terra. E a invenção, a máquina, junto com a cultura vem resolver algumas das principais questões que hoje afligem o homem do campo. O primeiro deles é completar todo o ciclo de 12 meses de plantio e aí, deputado José Natal, fixar, de uma vez por todas, no campo, a família, o filho do agricultor.
O segundo grande benefício que a invenção de Luiz Carlos Maximiano traz, é o da riqueza que vai ficar no próprio município, no próprio local. Hoje, por exemplo, se um agricultor usa por ano em seu trator ou nas suas máquinas agrícolas o óleo diesel, que é comprado normalmente num posto de gasolina, no município fica tão-somente o lucro do dono do posto. Mas a parte maior, que é o óleo propriamente dito, o valor maior do óleo comprado, evidentemente, não fica no município. Ele vai para o distribuidor, vai para as refinarias, enfim, vai para as grandes empresas com poderio econômico muito grande.
Mas no caso da produção do biodiesel a partir do girassol, acontece exatamente o contrário. Da flor pode-se extrair o mel, a torta pode servir de alimento para o gado, da semente vai ser extraído o biodiesel.
Deputado José Natal, se o agricultor usar a máquina que foi inventada pelo meu amigo Maximiano, ele estará produzindo na sua própria terra o óleo que vai consumir durante o ano inteiro para movimentar as máquinas da sua propriedade. Ora, se ele gastava na compra do óleo diesel cerca de R$ 2 mil por ano, dinheiro esse que iria para fora do município, essa quantia vai ficar exatamente gerando riqueza e renda no próprio município, não irá para fora. Isso faz com que seu município tenha a economia alavancada, faz com que o município possa ter mais renda, mais emprego para a sua gente e evidentemente que isso traz solução para todos nós.
Da máquina que o extrai, o biodiesel, que tem como matéria-prima a semente do girassol, pode ser colocado diretamente no trator e dali o trator sai para trabalhar.
Há quase quatro anos Luiz Carlos Maximiano vem trabalhando em cima desse projeto que para nós, catarinenses, é muito importante, porque a maioria dos municípios de Santa Catarina tem população bem pequena e são constituídos por pequenas propriedades. Nós não temos grandes latifúndios em Santa Catarina. Por isso a importância do projeto de fabricação de mais máquinas para a extração do óleo a partir da semente do girassol.
E na sexta-feira, dia 24, quando lá estava na companhia do eminente deputado Reno Caramori, iniciou-se o plantio do girassol. Previa-se inicialmente fazer a plantação e ocupar o espaço de cerca de 50 hectares. Mas como todo projeto novo sempre apresenta um ou outro problema, a comissão organizadora, junto com as autoridades do município...
E aqui quero fazer um elogio ao prefeito Moacir, que muito apoio tem dado ao projeto não só do plantio, mas, sobretudo, também à máquina, e dizer que 30 hectares para este ano será o suficiente para dar uma grande alavancada aos agricultores que hoje já estão se engajando no processo do plantio de girassol.
Eu quero aqui, deputado Manoel Mota, e vou fazê-lo amanhã por intermédio de documento que apresentarei em plenário, pedir que o poder público estadual também se engaje no processo de implantação de fabricação de máquina para extrair o óleo biodiesel a partir do girassol, e fazer com que Santa Catarina possa, mais uma vez, despontar no cenário nacional e ter gente nossa trabalhando pela nossa gente.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)