Pronunciamento

Marcos Vieira - 053ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/06/2011
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Muito obrigado, sr. presidente, deputado Moacir Sopelsa.
Quero aproveitar a oportunidade para cumprimentá-lo e todas as sras. deputadas e srs. deputados que se fazem presentes na sessão ordinária da tarde de hoje. Cumprimento também os telespectadores da TVAL, bem como os ouvintes da Rádio Alesc Digital.
Deputado Ciro Roza, v.exa. que ao longo da sua vida tem percorrido os caminhos do Brasil e é um usuário frequente dos aeroportos de Santa Catarina, principalmente quando em longas viagens utiliza o aeroporto, entre aspas, "Internacional de Florianópolis", denominado Hercílio Luz. Mas de há muito a sociedade catarinense apela ao governo federal; de há muito a sociedade catarinense reivindica da Infraero; de há muito aqueles que nos visitam a turismo ou a negócios precisam, necessitam e também reivindicam um aeroporto digno, à altura do estado de Santa Catarina, um estado pujante, que contribui muito com impostos em Brasília, fruto do trabalho da nossa gente.
Pois bem, há mais de dez anos a Infraero vem alardeando pelo nosso território afora que Florianópolis terá, finalmente, entre aspas, "mais uma vez um aeroporto decente para atender à nossa gente". Somente neste ano foram várias as manchetes editadas nos principais jornais de circulação catarinense tratando exatamente da questão da construção do novo aeroporto internacional de Florianópolis. E não vai muito, há dois meses líamos na grande imprensa catarinense manchetes como esta: "Caminho do aeroporto - Corrida para liberar a verba - Deinfra tem até o dia 29 de abril para conseguir R$ 5 milhões para a duplicação da Diomício Freitas".
No dia 13 de abril, praticamente 15 dias depois, o Diário Catarinense estampava matéria que dizia: "Edital para ampliação do Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, será lançado em maio. O edital para as obras de ampliação do Aeroporto Hercílio Luz, da capital, será lançado no dia 22 de maio, dentro do cronograma estabelecido pela Infraero. A data foi divulgada pelo governador Raimundo Colombo após reunião com o diretor de Operações da estatal, João Márcio Jordão, em Brasília."[...][sic]
Após esse anúncio ocupei a tribuna desta Casa e fiz a seguinte pergunta à população catarinense: será que mais uma vez a Infraero não estará mentindo para todos nós, catarinenses? E alguém veio em seguida e disse que não, que finalmente o aeroporto seria construído e o edital seria lançado.
Pergunto, deputado Gilmar Knaesel, o dia 22 de maio de 2011 já passou ou ainda vai chegar?
O Sr. Deputado Gilmar Knaesel - Deputado Marcos Vieira, quero cumprimentá-lo por mais uma vez trazer esse assunto à Assembleia Legislativa, pois todos estão cansados de ouvir a história do novo aeroporto de Florianópolis.
Lembro-me, deputado, de ter ido a Brasília com o então governador Luiz Henrique da Silveira a quatro audiências tentar sensibilizar o ministro da área de turismo e também o responsável pelos aeroportos. Enfim, foram muitas audiências no sentido de buscar a solução para o aeroporto. E o mais greve, deputado Marcos Vieira, é que o projeto que está sendo licitado é ultrapassado. É um projeto de mais de dez anos.
Portanto, a demanda do aeroporto já é muito maior do que aquela de há dez anos. E se não for modificado isso, vamos ter a reforma do novo aeroporto que não vai atender à grande demanda de Santa Catarina. E o mais grave, deputado Marcos Vieira, é que somos o aeroporto número um do Brasil em voos charter, mais do que o aeroporto internacional de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Brasília. Temos voos da Argentina, do Chile, do Paraguai e do Uruguai e não conseguimos voos da Europa exatamente por essa deficiência. O nosso turismo poderia ser ainda maior, mais qualificado, se tivéssemos um aeroporto à altura para receber voos internacionais.
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Agradeço pela sua manifestação. E faço questão, deputado Gilmar Kanaesel, de mostrar para todos os catarinenses que a Infraero anunciou no dia 13 de abril que no dia 22 de maio teríamos o lançamento do edital para a construção do novo terminal de passageiros do aeroporto da capital. Mas, deputado Dado Cherem e deputado Ciro Roza, exatamente no dia 22 de abril, um mês antes do edital, a grande imprensa catarinense estampava que haveria mais atrasos no cronograma do aeroporto da capital.
Eu estava certo, sim, quando ocupei a tribuna, após o anúncio da mentira do lançamento do edital, para perguntar se estavam falando a verdade ou mentindo para Santa Catarina. E qual não foi a surpresa no dia de hoje, quando mais uma vez a grande imprensa catarinense noticiou que, com relação ao aeroporto da capital, a ampliação emperra em atrasos.
Quando será finalmente, meu Deus do céu, que a Infraero vai falar a verdade para todos os catarinenses?! E pergunto mais: estelionato eleitoral é fazer com que o nosso aeroporto não saia ou é fazer com que o Plano Real dê certo? Por quê? Porque o PT, na campanha de 1994, chamou o Plano Real de estelionato eleitoral. E hoje vemos a presidente Dilma Rousseff mandando uma carta para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que completou 80 anos, cumprimentando-o por ser um estadista, cumprimentando-o por haver lançado o Plano Real, cumprimentando-o pela estabilidade econômica, pela estabilidade financeira que o país vive nos dias de hoje.
Quero deixar a pergunta para todos os catarinenses. O que foi estelionato eleitoral? Foi o Plano Real que deu certo ou foi a mentira da Infraero que disse por inúmeras vezes que lançaria o edital para a construção do novo Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis, e até hoje não cumpriu?
Com relação à não extradição do italiano Cesare Batistti, o Brasil não pode reclamar de a Bolívia estar legalizando veículos roubados em nosso país, porque estamos dando guarida a criminosos internacionais. É um péssimo exemplo, porque vai estimular a criminalidade internacional a se refugiar no Brasil. E o Supremo Tribunal Federal cometeu um grande equívoco na sua história.
Muito obrigado, sr. presidente!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)