Pronunciamento

Marcos Vieira - 112ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/12/2009
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Sr. presidente, sras. deputadas e srs. deputados, quero crer que este plenário não é palco e não deve servir de palco para sensacionalismo. Esta é uma Casa de discussão, de deliberação e da verdade. E ouso dizer que o deputado Kennedy Nunes faltou com a verdade no dia de hoje. A Casa grava todas as reuniões das comissões. O deputado Kennedy Nunes não chegou às 17h04, mesmo porque a reunião da comissão de Finanças começou às 17h05.
Solicito à assessoria que passe o CD com a gravação da reunião da comissão.
(Procede-se à execução do CD.)
Muito obrigado à assessoria.
Às 17h05 começou a reunião extraordinária, com quórum regimental. E a maioria não pode ficar esperando pela minoria. A maioria chegou na hora regimental, mas, como de costume, infelizmente, o deputado Kennedy Nunes chegou às 17h18. Se a Casa me permitir, eu rodo toda a gravação, mas vou precisar de exatos 18 minutos para provar que o deputado Kennedy Nunes chegou às 17h18.
Este deputado, na condição de presidente da comissão de Finanças e Tributação, fez toda a tramitação normal, citando deputado por deputado quanto ao processo de vistas. Foi colocado em discussão e em votação. Levou-se 15 minutos e o deputado Kennedy Nunes chegou sem nenhum documento. Quem levou o voto-vista foi o deputado Silvio Dreveck, não foi o deputado Kennedy Nunes.
Ora, não se pode acatar um voto-vista, deputado Gelson Merísio, depois de a comissão ter aprovado o relatório do relator. Até porque quem conhece o Regimento Interno sabe que há precedência do relatório do relator e não do voto-vista. Mesmo que o deputado Kennedy Nunes tivesse chegado no horário regimental, só poderia ter sido examinado o voto-vista se tivesse sido rejeitado o voto do relator. Além disso, se o deputado Kennedy Nunes quisesse ver a sua emenda, pelo menos, apreciada, deveria tê-la mandado ao relator, ainda na fase de elaboração do relatório, para que ele pudesse ter a condição de examiná-la, aprová-la ou rejeitá-la. Mesmo que rejeitada fosse, ele teria a condição regimental de hoje apresentar um pedido de destaque da emenda.
Mas não o deputado Kennedy Nunes não o fez, infelizmente. O deputado Kennedy Nunes chegou 18 minutos atrasado, chegou ao final da fala do deputado Elizeu Mattos, quando já havíamos aprovado o relatório do relator.
A reunião de ontem foi convocada de comum acordo com todos os srs. deputados presentes na reunião extraordinária de segunda-feira. E a de segunda-feira foi convocada também em comum acordo entre todos, porque foi protocolada no gabinete de cada um.
Srs. deputados, chega de sensacionalismo nesta Casa! Esta Casa é séria, toma decisões sérias, é uma Casa da verdade e esta verdade tem que ser resgatada, porque o deputado Kennedy Nunes, nos jornais, desculpe-me, deputado, falta com a verdade. E a verdade é essa porque ela está registrada, está gravada, e se esta Casa me permitir, faço questão de que v.exas. ouçam os 18 minutos de gravação da reunião da comissão para saber exatamente a hora em que o deputado chegou.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)