Pronunciamento

Marcos Vieira - 075ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/09/2007
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Sra. presidente, sra. deputada e srs. deputados, ocupo, na manhã de hoje, a tribuna desta Casa para fazer três registros extremamente importantes para Santa Catarina.
O primeiro deles diz respeito à terceira romaria ao Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Bom Retiro. É um evento religioso dos mais importantes realizados em Santa Catarina, pois é sabido de todos que o nosso é um estado de grande religiosidade, conhecido pelos seus belos santuários e por ter acolhido uma pequena imigrante italiana que se tornaria a primeira Santa do Brasil, a nossa Madre Paulina.
Nesse cenário, destaca-se o município de Bom Retiro, que se está firmando definitivamente na rota do turismo religioso por abrigar o importante Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida. O santuário, que é sede da romaria de Nossa Senhora Aparecida, este ano vai anunciar a terceira edição, que se vai realizar entre os dias 10 e 14 de outubro.
A romaria terá início com a chegada da imagem da santa padroeira do Brasil, vinda diretamente do Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo. A celebração eucarística, com a entrega da imagem de Nossa Senhora Aparecida no santuário, será presidida por dom Oneres Marchiori, e a imagem será acompanhada por grande carreata do aeroporto até a Catedral Diocesana de Bom Retiro para a celebração da primeira missa da romaria.
O evento conta ainda com: procissão luminosa do Santuário ao Alto do Pai Eterno, acontecimento da Quarta Caminhada Mariana, concurso de coral da Liga Cultural Artística do Alto Uruguai, e outras atrações. Além, é claro, da hospitalidade do povo de Bom Retiro e das belas paisagens daquele recanto catarinense.
Convido todos para que participem, de 10 a 14 de outubro, desse evento extremamente importante em Santa Catarina.
O segundo registro que quero fazer diz respeito à inauguração da igreja da localidade de Teresópolis, no nosso querido e belo município de Águas Mornas. Teresópolis, que fica na rodovia que liga Águas Mornas a São Bonifácio, estará inaugurando no domingo a sua catedral, uma bela obra que foi construída com recursos da comunidade, obtidos através de festas realizadas com o trabalho voluntário de famílias inteiras, que se dedicaram em benefício da construção daquela igreja. Dom Murilo estará presente celebrando a missa a partir das 10h de domingo. Também convido todos para que participem desse evento maravilhoso que será realizado na Grande Florianópolis.
O terceiro registro, aí triste, diz respeito à invasão de terras num terreno de propriedade de uma das empresas mais respeitadas do país. Na terça-feira, o terreno da Epagri, em Caçador, sofreu uma invasão de cerca de 200 famílias. E a pergunta que faço é onde se encontra o Incra, o que está fazendo o Incra, deputado Peninha?
O Sr. Deputado Rogério Mendonça - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Pois não!
O Sr. Deputado Rogério Mendonça - Deputado Marcos Vieira, gostaria de parabenizá-lo pelo assunto até porque já fui presidente da Epagri e conheço muito bem a estação experimental de Caçador. É uma área que já foi do ministério da Agricultura, de aproximadamente 1.500 hectares, sendo que 860 hectares são áreas de preservação permanente, florestas nativas de pinheiros brasileiros, cedros, imbuias e outras essências florestais nativas. É uma das estações que mais produz e gera pesquisa e tecnologia em Santa Catarina, com belíssimo corpo de pesquisadores tornando aquela área essencialmente necessária e importante para a geração de novas tecnologias para o nosso pequeno produtor de Santa Catarina. Lá temos trabalhadores que fazem pesquisas com a maçã, trabalham na área de fruticultura de clima temperado como o pêssego, a nectarina e a ameixa. Também temos produtos da agricultura familiar como alho, alevinos. Quer dizer, é uma área importantíssima e que deve ficar na Epagri porque está sendo necessária para a geração de pesquisa.
Eis que, na última terça-feira, é verdade, v.exa. tem razão, dia 18, aproximadamente 200 pessoas invadiram aquela área, até entrando em casas, em galpões onde existe risco de vida pela quantidade de agrotóxicos armazenados. Querem tomar essas terras para si e ficar para viver e produzir.
Ora, sou a favor da distribuição da terra, mas sou contra essa forma de invasão. Infelizmente, v.exa. tem razão, o Incra faz olhos e ouvidos de mercador, pouco faz e pelo que se sabe até estimula que eles invadam. Realmente é uma vergonha e peço que as autoridades tomem todas as providências.
Srs. deputados, hoje à noite estarei em Rio do Sul com o governador Luiz Henrique da Silveira e vou pedir que ele tome todas as providências necessárias porque é um absurdo uma invasão numa área do governo do estado, uma área produtiva e que está sendo utilizada para pesquisa. Temos muitas áreas para adquirir, comprar numa negociação amigável para que essas pessoas possam ir e lá desenvolver suas atividades e possam ser proprietários, mas não através da força, da invasão e principalmente em áreas como essa.
Meus parabéns, deputado Marcos Vieira, pela sua colocação. E, por isso, fiz esse meu aparte, até como profundo conhecedor da Epagri, do seu trabalho e da pesquisa em prol da agricultura em Santa Catarina.
Obrigado pelo aparte!
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Deputado Peninha, realmente foi muito oportuna essa sua intervenção e que v.exa. estivesse aqui no plenário, até porque foi presidente daquela empresa e conhece com profundidade o trabalho realizado por aquela equipe muito qualificada. Uma empresa que foi construída com o suor dos seus trabalhadores, que foi construída com o imposto do povo catarinense e que se dedica à pesquisa e à extensão, fazendo com que Santa Catarina desponte no cenário nacional como um grande produtor de alimentos. E agora 200 famílias se apoderam daquela propriedade, que é do povo catarinense, invadem, ocupam imóveis, casas, paióis, depósitos da Epagri. Isso é um absurdo! As autoridades têm que tomar providências imediatas e o Incra precisa, urgentemente, negociar a retirada dos invasores das terras da Epagri, em Caçador.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)