Pronunciamento

Marcos Vieira - 069ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 14/07/2010
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Srs. deputados, sras. deputadas, telespectadores da TVAL e ouvintes da Rádio Alesc Digital, eu vi e ouvi o discurso do eminente deputado Jailson Lima, acerca de alguns assuntos, dentre os quais tratando dos elogios que fez ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Deputado Elizeu Mattos, entre os assuntos pautados pelo deputado Jailson Lima, eu digo que quando fez referência e elogiou o presidente Fernando Henrique Cardoso foi verdadeiro.
Deputado Jailson Lima, quanto ao Pronaf, por acaso, na sua Memória está vivo ainda quem criou o Pronaf, o Programa de Assistência à Agricultura Familiar? Eu lhe dou um aparte, se v.exa. quiser, no microfone, para dizer quem criou o Pronaf. Ou seja, parabéns ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, criador do Pronaf. E o atual governo está dando continuidade; então, parabéns, presidente Lula. Mas parabéns, sobretudo, para quem teve a idéia de criar, que foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Parabéns, deputado Jailson Lima, quando v.exa. elogia o Bolsa Família, porque enquanto v.exa. faz essa referência é claro que também está elogiando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. É isso ou eu estou mentindo, deputado Jailson Lima? E por acaso na sua cabeça v.exa. tem ainda bem claro quem criou os mais importantes programas assistenciais no país? Se v.exa. não tem isso claro, eu vou reavivar a sua memória.
Deputado Jailson Lima, quem criou o Bolsa Escola no país? Quem criou o Bolsa Gás, enfim, os programas assistenciais? Inclusive, o atual governo juntou todos os programas num único programa. Então, muito obrigado por v.exa. estar elogiando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Mas se nós temos condições de elogiar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, por ter criado programas importantes no país, como o Pronaf, o Bolsa Escola, o Programa de Prevenção à AIDS, que foi criado quando José Serra foi ministro da Saúde, deputado Jailson Lima e também deputada Ana Paula Lima, que fazem parte da bancada do Partido dos Trabalhadores, não podemos elogiar no que diz respeito às obras de Santa Catarina. É verdade!
É verdade que de um milhão de casas do Programa Minha Casa, Minha Vida... E quero abrir os microfones de aparte à bancada do Partido dos Trabalhadores para que possam vir aqui provar quantas casas efetivamente no Programa Minha Casa, Minha Vida foram construídas em Santa Catarina até agora. Eu desafio! Eu desafio, de um milhão de casas, quantas casas efetivamente foram construídas em Santa Catarina? Quase nada! Tudo vai ficar para o próximo governo. Como vai ficar para o próximo governo a duplicação da BR-282.
Deputado Elizeu Mattos, v.exa. é um deputado que trafega semanalmente duas ou três vezes no trecho da BR-282, Florianópolis-Lages, e v.exa. vai tocar nesta questão em seguida, mas eu quero dizer que temos trechos intrafegáveis. São acidentes em cima de acidentes, prejuízos em cima de prejuízos, da mesma forma como falta o compromisso cumprido do governo federal para com a duplicação da BR-470, que passa pela cidade da deputada Ana Paula Lima. Aliás, eu nunca vi a deputada Ana Paula Lima ocupar esta tribuna para defender a duplicação da BR-470, que vai da BR-101 até o entroncamento com a BR-116 e depois nas proximidades da cidade de Campos Novos. Eu nunca vi! V.Exa. já viu a deputada Ana Paula Lima defender a duplicação da BR-470, nesta tribuna? Eu nunca vi. Mas v.exa., que não é da cidade de Blumenau, já defendeu, eu já defendi e outros parlamentares também já defenderam.
Da mesma forma como temos que fazer com que o governo federal cumpra com o compromisso de duplicar a BR-280, de assumir o compromisso de realizar a obra de recuperação da BR-153, que liga Irani até General Carneiro, no Paraná, da mesma forma como a Infraero tem que assumir o controle e a administração do Aeroporto Serafim Bertaso em Chapecó, cidade expoente do nosso oeste de Santa Catarina, uma das nossas principais cidades, um dos centros financeiros do estado de Santa Catarina, que não tem um aeroporto digno da região oeste de Santa Catarina... E podemos dizer o mesmo com relação ao Aeroporto Internacional de Florianópolis, tão desejado, tão almejado, tão importante para o estado. E lá se vão dez anos de promessas da Infraero. Com certeza absoluta vão aí mais de seis a sete anos para o início e conclusão dessa obra.
Srs. deputados, sras. deputadas, lamento dizer que o governo federal não tem dado a assistência devida a Santa Catarina proporcionalmente aos impostos e mais impostos que todos nós, catarinenses, pagamos ao governo federal. A nossa indústria está sufocada, a nossa mão de obra está excessivamente onerada com impostos. Precisamos desonerar, mas para que isso aconteça o governo tem que fazer uma série de reformas importantes, sobretudo, fazer com que o dinheiro que é arrecadado de todos nós, catarinenses, venha para o nosso estado. E no ano passado, quero fazer esse parênteses, nós arrecadamos mais de R$ 13 bilhões em impostos e mandamos para Brasília, deputado Manoel Mota. E o que veio para Santa Catarina? Quase nada! Está aí a BR-101, trecho sul, arrastando-se na sua duplicação, a passos de tartaruga. Nem projetos ainda existem para alguns trechos críticos da estrada, quanto mais a intenção de executarem a obra. Vão levar mais seis ou oito anos. E já foram 16 anos para executarem um pouco mais de 200 ou 300 quilômetros de rodovia.
Este é o governo federal que se faz presente em Santa Catarina, mas para levar o dinheiro dos catarinenses, para fazer com que todos nós, catarinenses, desembolsemos mais recursos para o governo federal para gastá-lo com a Venezuela, a Namíbia e outros países ditatoriais, bem como desperdiçar dinheiro com a Petrobras e com uma nova empresa pública de seguros que querem criar, que o nosso candidato José Serra não é favorável, bem como também o PSDB não é favorável. Isso eles sabem fazer!
Deputado Elizeu Mattos, ficarei atento ao pronunciamento de v.exa. E se me permitir, quero aparteá-lo, no sentido de colaborar, de contribuir e de chamar a atenção da população catarinense, que, temos certeza, é desassistida pelo governo federal.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)