Pronunciamento

Marcos Vieira - 018ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/03/2008
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Sra. presidente e srs. deputados, na antevéspera da Páscoa não poderia deixar de ocupar a tribuna desta Casa para fazer uma referência toda especial a três importantes municípios de Santa Catarina.
O primeiro deles, evidentemente, é São José, que hoje comemora 258 anos de existência; o segundo é Florianópolis, que aniversariará no dia 23, completando 282 anos; e o terceiro é a maravilhosa cidade de Caçador, que na segunda-feira completará 74 anos.
(Passa a ler.)
"São três importantes cidades catarinenses que aniversariam nesta semana e início da semana que vem.
A cidade de São José completa hoje 258 anos de fundação e é um dos municípios mais antigos de Santa Catarina. É também um dos mais belos. Suas paisagens encantam com os casarios açorianos e antigas construções: o imponente Teatro Adolpho Mello, a Casa da Cultura, o Largo da Carioca e a Igreja Matriz.
São José também possui vários pontos turísticos naturais, entre eles os balneários de Guararema e da Pedreira. Mas a cada dia seu perfil de cidade pacata vai ficando mais distante. Atualmente São José assume características de potência econômica. Com quase 200 mil habitantes, é o quinto município em arrecadação do estado de Santa Catarina. Sem dúvida, uma história de crescimento e riqueza construída com a dedicação de seu povo. Os josefenses acreditam, apostam, orgulham-se e amam a terra onde vivem. Parabéns a São José, cidade-irmã de Florianópolis.
E é sobre Florianópolis, que passo também a falar agora, tendo em vista o seu aniversário. A nossa capital, a capital de todos catarinenses, completará, dia 23 de março, domingo, 282 anos de existência. Também é uma cidade extremamente charmosa, tem sua beleza cantada em prosa e verso, motivo de orgulho para Santa Catarina e para todos nós, brasileiros.
É bom falar sobre esta cidade, pela qual todos se apaixonam e que recebe de braços abertos visitantes de todos os lugares. Mas não podemos fechar os olhos para os problemas que ameaçam a qualidade de vida dos que aqui moram. Nosso comprometimento com a cidade vai além da superficialidade. Como parlamentares que somos temos o dever de apontar os pontos críticos que hoje estamos a vivenciar na nossa capital.
Após quase três séculos de emancipação, Florianópolis, como todas as cidades que cresceram demais em pouco tempo, precisa repensar o seu futuro. São muitos e graves os problemas a serem enfrentados, problemas que podem ser solucionados com um pouco de engenhosidade, uma dose generosa de bom-senso e muita boa vontade - problemas como gargalos no trânsito."
Eu tenho debatido muito, deputado José Natal, acerca da questão rodoviária de Florianópolis. Nós temos os acessos à ponte Colombo Salles e a saída da ponte Pedro Ivo Campos. Precisamos ter, de uma vez por todas, a duplicação da Via Expressa; nós precisamos ter, de uma vez por todas, as duplicações da SC-401, trecho de Jurerê até Ingleses para que a nossa gente possa chegar mais cedo em casa e sair um pouco mais tarde para trabalhar no centro da cidade, e da SC-405, que atormenta a vida da população do sul da ilha.
Temos que dar mais conforto àquelas pessoas que ficam paradas dentro dos ônibus por uma, duas horas ao saírem do Ribeirão da Ilha, do Pântano do Sul, da Armação, do Campeche, da Tapera, do Rio Tavares e da Fazenda do Rio Tavares e deslocarem-se ao centro da cidade para trabalhar ou estudar.
Temos a SC-404, que no trecho entre o Cemitério do Itacorubi e o Morro da Lagoa atormenta muito a nossa gente também; temos o problema do aumento da violência: aumentou muito a violência na capital, como também na Grande Florianópolis. Quanto à depredação da natureza, temos que cuidar do meio ambiente, dos bolsões de pobreza, porque a cada dia que passa ficamos sabendo que há mais gente com menos renda na capital. O transporte coletivo não agrada todos e deve ser tema obrigatório de debate constante entre as autoridades e a sociedade civil organizada.
E aqui faço um apelo: chega de empurrar a sujeira para baixo do tapete. Ninguém quer falar de assuntos espinhosos, mas esse é o momento de reflexão. Ao completarmos 282 anos de existência, esse tem que ser também um momento para refletirmos, efetivamente, o que queremos de Florianópolis: se queremos uma cidade pacata, uma cidade cosmopolita, ou, então, se queremos uma metrópole. E aí temos que mudar toda a estrutura que ora temos aqui instalada.
Mas não dá mais para evitar a realidade. Agora falo aqui como manezinho que sou de Florianópolis. Hoje, amar Florianópolis significa lutar por ela.
Também concito todos, mesmo aqueles que não tenham nascido na nossa capital, a capital de todos os catarinenses, para que juntos possamos debater o futuro da nossa cidade, o futuro da capital de todos os catarinenses, porque daqui é que ecoam todos os sinais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
É importante o ano de 2008, pois vamos ter eleição municipal na capital, como de resto em todas as cidades de Santa Catarina.
(Continua lendo.)
"Por fim, a terceira cidade a comemorar a emancipação, também, é Caçador. Distante do litoral e localizada no meio-oeste de Santa Catarina, Caçador completa 74 anos no dia 25 de março.
Palco da Guerra do Contestado, Caçador foi erguida com o dinamismo, a força e a coragem dos imigrantes poloneses, árabes, italianos e alemães, entre outros, atraídos pela expansão da agropecuária, da indústria madeireira, do comércio e dos serviços.
O município de Caçador é, hoje, o 5º maior exportador de Santa Catarina e o 14º em arrecadação. Mas o maior patrimônio de Caçador continua sendo o seu povo corajoso e empreendedor. Admiro aquela cidade, administrada brilhantemente pelo prefeito tucano Saulo Sperotto, e reafirmo o meu compromisso de trabalhar para que Caçador continue desenvolvendo-se e preservando seus costumes, sua história e suas belezas naturais."
Que todos tenham uma feliz Páscoa!
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)