Pronunciamento

Marcos Vieira - 019ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 25/03/2008
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Sr. presidente, sras. deputadas e srs. deputados, eu estava no gabinete e assistia atentamente aos pronunciamentos dos deputados que já se fizeram presentes na tarde de hoje. E, de repente, deputado José Natal, eu me deparei com um vídeo na televisão no meu gabinete estampando a figura do deputado Jailson Lima que, meio exaltado, criticava severamente o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e recomendava ao presidente da República medidas porque ele já não o considerava mais ministro de estado.
O deputado Jailson Lima fez também referências ao cerimonial da Presidência da República, que tratou dos atos que o presidente Lula praticou na quinta-feira passada, nesta capital.
Dizia o deputado Jailson Lima - e quero aqui deixar claro que ele tem razão - que a presidente estadual do PT, a ex-deputada Luci Choinacki, não poderia, em hipótese alguma, ter ficado de fora do palanque oficial no qual estava o presidente da República e filiados do seu partido, o Partido dos Trabalhados. É verdade - e eu concordo com o deputado Jailson Lima - que, efetivamente, lideranças do Partido dos Trabalhadores tinham que estar presentes, sim, no palanque, como também representantes de outros partidos, como do PSDB, do PMDB, do Democratas, do PP, do PDT. E por que não?
Deputado Clésio Salvaro, o presidente Lula veio a Florianópolis, e quando grande parte das pessoas dizem que ele liberou R$ 54 milhões para o PAC isso não é verdade! Foram R$ 54 milhões divididos em três partes: metade vai para o governo federal - e é por isso que os membros do PT tinham que estar no palanque oficial; 25% vão para governo do estado para as obras que vão recuperar o Maciço - e é por isso que os partidos que dão sustentação ao Luiz Henrique da Silveira também tinham que ser convidados para o palanque; e outra parte será bancada pela Prefeitura Municipal de Florianópolis - e os partidos que dão sustentação ao prefeito da capital também tinham de estar lá presentes.
Agora, eu acho que o cerimonial da Presidência da República esqueceu de convidar para participar da festa os verdadeiros atores: a população. Essa não foi convidada!
A página 6 do Diário Catarinense traz uma reportagem especial tratando da visita do presidente Lula a Florianópolis, com a seguinte manchete:
(Passa a ler.)
"Lula em SC
Só de longe para ver o presidente" - a população não foi convidada.
O dono da festa não foi convidado. Este foi o sentimento de moradores do Maciço do Morro da Cruz durante a visita de Lula a Florianópolis. O acesso ao local dos discursos limitou-se a algumas lideranças e moradores, de movimentos sociais e políticos."
Evidentemente, deputado Gelson Merísio, se a presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, a ex-deputada Luci Choinacki, não foi convidada para fazer parte do palanque, é claro que a população não seria convidada para fazer parte do evento.
Não sou eu que estou dizendo.
(Continua lendo.)
"O povo ficou distante. Muitas pessoas sequer sabiam da vinda do presidente à Capital."
Diz a aposentada Maria Júlia Silva, 82 anos:
"'Eu escuto rádio e vejo TV todo o dia. Mas não sabia que o presidente estava no nosso bairro.' Moradora há 30 anos da Caieira do Saco dos Limões, mostrou-se surpresa ao saber que o PAC vai melhorar o dia-a-dia da sua comunidade.[...]"[sic]
O Sr. deputado Pedro Uczai - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Eu vou lhe conceder um aparte, deputado Pedro Uczai, com todo o respeito que tenho por v.exa. Até porque v.exa., há 15 dias - e há que se fazer uma referência -, num ato promovido pelo governo do estado de Santa Catarina, quando da assinatura dos convênios das bolsas de estudo, estava na platéia, o cerimonial do governo do estado havia cometido um equívoco e o governador Luiz Henrique, respeitosamente, pediu que o cerimonial o chamasse para a mesa oficial. E até foi manchete de uma das páginas do jornal catarinense o afago ocorrido entre v.exa. e o governador Luiz Henrique da Silveira, e aqui dito por mim da tribuna desta Casa.
Ora, é claro que o presidente Lula não sabia o que estava acontecendo - e ele não é obrigado a saber, deputada Ana Paula Lima -, mas o cerimonial da Presidência tem que receber uma reprimenda por ter discriminado lideranças tão importantes de todos os partidos, mas, sobretudo, a população, que não foi convidada.
Mas concedo um aparte ao eminente deputado Pedro Uczai.
O Sr. Deputado Pedro Uczai - Acho que o deputado Marcos Vieira está muito próximo do PT. Já deve haver alianças a vista nas eleições municipais. Acho que é Belo Horizonte influenciando aqui nesta Casa.
Mas, deputado Marcos Vieira, acho que há alguns detalhes da visita do presidente que não foram ditos. Eu achei bonita a manifestação do deputado Jailson Lima, da bancada do PT, elevando a liderança da Luci e do Fritsch, que deveriam estar no palanque. Agora, o fato de alguns moradores não estarem presentes ou não tomarem conhecimento da vinda do presidente não tira o grande momento de, nos 282 anos de história desta capital, um presidente ter vindo trazer o melhor presente para a população de Florianópolis. E não só para o Maciço do Morro da Cruz, mas para toda a cidade, uma vez que se vai investir nas comunidades em saneamento, água, habitação e qualidade de vida. Pela primeira vez na história desta capital está-se olhando para o morro com dignidade e com uma perspectiva de futuro.
Por isso a festa, o resto é detalhe! Agora a grande festa foi o presidente da República ter trazido um presente para o povo de Florianópolis, nos seus 282 anos.
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Deputado Pedro Uczai, evidentemente com a mão estendida também do governo do estado e da prefeitura municipal.
Mas, para encerrar, devo dizer que, olhando na televisão, eu vejo que os que fazem parte do cerimonial da República são pessoas idosas, os seguranças são mais idosos. Daí eu me pergunto: será que elas são as mesmas pessoas que faziam parte do cerimonial há 20 anos, quando um presidente da República não gostava do povo, e sim do cheiro do cavalo? Será que esse pessoal está querendo afastar o presidente Lula da população? Eu não sei! E se for, presidente Lula, substitua esses seus seguranças, substitua o pessoal do cerimonial, porque o povo gosta de ver o seu mandatário maior!
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)